Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 14 de julho de 2011

Remédios da Grécia antiga


Comprimidos de 2 mil anos são achados em navio grego

Pela primeira vez, botânicos conseguiram analisar comprimidos confeccionados por médicos da Grécia antiga. O estudo do DNA revela que cada uma das milenares pílulas continha mais de dez diferentes extratos de plantas, de hibisco a aipo, passando até por girassol.

Os remédios usados na antiguidade grega foram encontrados há 20 anos, como parte do carregamento de um navio que afundou na costa da Toscana, na Itália, no ano de 130 a.C, mas só agora estão sendo estudados.

- Pela primeira vez, temos evidências físicas daquilo que já vimos nos escritos dos antigos médicos gregos, como Galeno e Dioscorides - afirmou Alain Touwaide, do Instituto Smithsonian do Museu Nacional de História Natural de Washington, em entrevista a Shanta Barley, da "NewScientist".

A caixa de medicamentos foi achada em 1989 no navio naufragado. Diversos comprimidos estavam completamente secos, segundo Robert Fleisher, do Parque Zoológico Nacional Smithsonian, também em Washington.

Fleischer analisou os fragmentos de DNA em duas das pílulas e comparou as sequências obtidas à base de dados genética do GenBank, dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA. Ele conseguiu identificar cenoura, rabanete, aipo, cebola, carvalho, repolho, alfafa, além de uma erva típica do hemisfério norte chamada milefólio. Fleischer também identificou na amostra extrato de hibisco, provavelmente importado da Ásia ou das terras da atual Etiópia.

- Muitas dessas plantas são conhecidas por terem sido usadas pelos antigos para tratar os doentes - afirmou Fleischer.

Também conhecida como erva-do-carpinteiro ou aquileia, o milefólio é usado para conter a hemorragia. O médico e farmacologista Pedanius Dioscorides, que viveu em Roma no primeiro século da era cristã, descreveu a cenoura como uma panaceia para um grande número de problemas. "Dizem que os répteis não atacam aqueles que a tenham tomado; ela também ajuda na concepção", escreveu ele, por volta do ano 60.

As poções médicas acabaram levantando outras questões para os botânicos. Análises preliminares das antigas pílulas sugerem que elas conteriam girassol, uma planta que só teria chegado à Europa depois da descoberta da América, em 1492.

Se a descoberta for confirmada, os botânicos terão que rever a tradicional história da planta e de sua difusão, afirma Touwaide.

Os remédios descritos por Dioscorides e por outro médico grego, Galeno, costumam ser classificados, nos tempos modernos, como coquetéis ineficazes.

- Cientistas sempre expressaram dúvidas sobre a possível eficácia desses remédios, que, segundo eles, poderia apenas ser atribuída à presença do ópio - afirmou Touwaide, que espera resolver a questão testando a combinação de extratos. - Quem sabe os antigos remédios possam abrir novos caminhos para a pesquisa.

Fonte O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário