Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 16 de julho de 2011

Mulher fica 12 dias na UTI por doença transmitida pela calopsita

Humanos podem pegar psitacose pelas secreções dos animais

Mulher vai para UTI por doença transmitida por calopsitaA auxiliar de produção Renata de Almeida Avelino, que mora em São José dos Campos, no interior de São Paulo, ficou 12 dias internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) depois de ser infectada por uma doença transmitida por seu bicho de estimação, uma calopsita – o pássaro morreu 20 dias depois de ser comprado.

A doença, chamada psitacose, mas também conhecida como febre do papagaio é causada por uma bactéria. Ela é transmitida por secreções das aves – uma pessoa pode ser contaminar quando respira perto das fezes secas dos animais ou quando entra em contato com a saliva do bicho.

Médicos dizem que a psitacose é difícil de ser identificada, porque os sintomas parecem com os de outras doenças – no caso de Renata, foi a irmã quem avisou os médicos sobre a morte da ave, o que ajudou os profissionais de saúde a fazer o diagnóstico, confirmado por exames.

O problema pode evoluir para uma pneumonia grave e insuficiência respiratória.

Fonre R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário