Ter uma boa memória é uma ferramenta importante na atualidade, pois estamos em constante aprendizado e sempre precisamos buscar mais coisas em nosso cérebro, sejam para concursos, vestibulares, provas, apresentações, melhorar o desempenho no trabalho, administrar situações do dia-a-dia etc. Ter uma boa memória é uma chave contra aquele velho inconveniente chamado “branco”.
A memória é uma faculdade cognitiva responsável pelo nosso aprendizado, é a capacidade de reter informações que são convocadas de acordo com a necessidade. Existem alguns tipos de memória, vejamos: a ultra-rápida não dura mais do que segundos; memória a curto prazo dura de minutos a horas, serve para continuar o raciocínio; memória de longo prazo: dura dias, semanas ou até anos.
Para que a processo de memorização se torne permanente, são necessárias repetições e associações. Geralmente memória para datas e eventos são esquecidas facilmente e a relacionada ao aprendizado requer muitas repetições e prática. Apesar da dificuldade, existem algumas formas de melhorar nossa memória, que podem ser úteis para o dia-a-dia.
São elas:
Podemos começar com a estimulação da memória, que consiste em desafiar o que é novo, ou seja, fazer coisas diferentes do que está acostumado usando ao máximo a sua capacidade mental.
Prestar atenção também é uma ótima dica para melhorar sua memória, focalize nas coisas mais importantes e não deixe que outros pensamentos atrapalhem a sua concentração. Um bom sono ajuda o descanso mental, é quando dormimos que o cérebro processa todos os dados.
Relaxar, porque se você estiver tenso ou preocupado não vai conseguir ter a concentração necessária para prestar atenção e memorizar o que está sendo discutido, lido etc.
Visualize objetos com a sua mente e tenha uma boa alimentação, alguns especialistas dizem que vitaminas ajudam nesse fator. Comer cereais, verduras, frutas e pães são ótimos para a memória.
Beba água com frequência e durma bem, a desidratação tem uma ligação com a confusão mental e desorientação, é importante principalmente para pessoas mais velhas.
Beba água com frequência e durma bem, a desidratação tem uma ligação com a confusão mental e desorientação, é importante principalmente para pessoas mais velhas.
É bom criar o hábito de anotar as coisas que se deseja lembrar, atitude como essa facilita bastante o trabalho do nosso cérebro.
Estimular o cérebro com atividades complexas como xadrez, palavras cruzadas, leituras e jogos também é bom para um bom funcionamento da nossa memória.
Mais exercícios para melhorar memória:
www.cerebromente.org.br/n01/memo/memoria.htm
www.psicologiananet.com.br
Artigo completo com técnicas de memorização para ter ótimos resultados no estudo:
www.scribd.com/doc/281967/Tecnicas-de-Memorizacao-e-Estudo-Eficaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário