Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 16 de julho de 2011

Internet vai mudar sua memória?


Pesquisadores de Harvard e Columbia lançaram nesta semana pesquisa mostrando que a capacidade de acessar rapidamente e de qualquer lugar uma informação está afetando o jeito como funciona nossa memória.

Vamos perder a capacidade de memorizar coisas já que tudo é acessível a um toque de botão? Eis aí uma ótima questão para os educadores.

Segundo os pesquisadores, a partir dos experimentos com universitários, tende-se mais a lembrar onde está arquivada a informação. Se precisar usá-la, basta acessar o celular mais próximo. É jeito de lidar com o excesso de informação.

A pesquisa provocou entre educadores americanos a seguinte questão: é inútil pedir aos estudantes que tentem memorizar fatos? Isso, claro, desmonta boa parte do ensino baseado na memória, ou seja, na decoreba.

A resposta está no meio termo. Há alguns fatos essenciais que deveriam ser memorizados --e aí se abre a discussão sobre quais são esses fatos essenciais. Mas o papel do educador seria fazer com que os estudantes memorizassem conceitos. Por exemplo: em vez de tentar lembrar em que dia, mês e ano o Brasil acabou com a escravidão, os estudantes entenderiam o conceito de escravidão e suas consequências, fazendo relações. Deixe o aluno, na prova, consultar os dados, sem considerar isso cola.

Na minha visão, essa tendência de confiar na máquina para guardar informação, só deixa o aprendizado mais humano.

Há textos da Grécia Antiga reclamando que o ensino da escrita entre os jovens iria afetar sua capacidade de memorizar.

Fonte Foilhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário