Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 16 de julho de 2011

Exercícios de memória para cada idade

Para melhorar a memória, o ideal é diversificar as atividades mentais. Os especialistas são unânimes sobre a importância da leitura, mas, além dela, há alternativas recomendadas para o desenvolvimento da atenção e, conseqüentemente, da capacidade de memorizar.
Bebê
Pequenos desafios estimulam os bebês. Retirar brinquedos da sua frente e esconder bichinhos são brincadeiras que exercitam sua memória. Blocos de empilhar, caixas para encher, música ambiente e brinquedos de encaixar também desenvolvem a apreensão de informações, além de divertir.
Criança
Algumas crianças apresentam falta de atenção, o que acaba atingindo o desempenho escolar. Jogos de computador ou educativos ajudam muito nesse aspecto. A leitura também – principalmente se não for uma obrigação e se os primeiros livros tratarem de assuntos que interessam à criança.
Adolescente
Aprender idiomas e música e envolver-se em atividades de que goste leva o jovem a aumentar o repertório de informações e ter melhor atenção. Um garoto interessado em automóveis aprenderá muito de química e física se for seduzido numa aula sobre como um carro transforma a queima de combustível em movimento.


Adulto
Na maioria das vezes, a memória falha por razões secundárias, como depressão, stress, ansiedade ou uso de medicamentos e drogas. Ter um sono de qualidade, fazer atividade física regular, manter alimentação saudável e se entregar ao lazer são atividades que podem fazer muito pela manutenção da boa memória.
Idoso
As queixas de problemas de memória atingem cerca de 70% da população acima dos 50 anos. Muitos problemas estão relacionados a pouca atividade física e intelectual. Jogos e pequenas ocupações, como analisar as contas da casa, contribuem para a melhora em boa parte dos casos. Problemas graves exigem atenção médica.

Fonte Vejaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário