Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 9 de agosto de 2011

Escovar os dentes também protege o coração


Quem ignora a escovação tem risco 70% de doenças coronarianas

Você sabia que escovar corretamente os dentes faz bem ao coração? Além de evitar as cáries e combater o mau hálito, a higiene bucal pode proteger esse tão importante órgão do corpo humano.

Um levantamento feito na Escócia com 11 mil adultos e publicado no British Medical Journal aponta que quem escova os dentes pelo menos duas vezes ao dia pode evitar problemas no coração.

A pesquisa avaliou informações como a prática de atividades físicas, hábitos de fumar e rotinas de higiene para a saúde bucal. Os participantes foram classificados de acordo com a limpeza dos dentes e a frequência de visitas ao dentista.

Foi observado o histórico médico pessoal e familiar em relação às doenças coronárias, bem como coletadas amostras de sangue.

Quando os dados foram ajustados para fatores de risco para o coração, como obesidade, fumo ou histórico familiar, os voluntários que escovavam os dentes com menos frequência tiveram risco 70% maior de desenvolver doenças coronarianas do que aqueles que escovavam.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário