Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 9 de agosto de 2011

Gordura do abacate reduz níveis de colesterol ruim do sangue

 

Saiba mais sobre a fruta que, apesar de calórica, é bastante saudável


Já se sabe que o abacate é bastante calórico: cada 100 gramas da fruta tem aproximadamente 180 calorias. Ele é composto por 85% de gordura, porém, não se engane: a gordura do abacate faz bem para a saúde.

Estudos recentes comprovam que a gordura presente na fruta é monoinsaturada e ajuda a reduzir os níveis de colesterol total do sangue (LDL ou colesterol ruim) e a elevar o os níveis do HDL, o bom colesterol. Além disso, o abacate é fonte de muitos nutrientes, destacando-se as fibras e vitaminas. Ainda que não possa ser considerado fonte de proteína, a fruta contém uma quantidade superior deste nutriente em comparação com as demais.

Além de prevenir contra o colesterol, o abacate é rico em vitaminas E e C, que são antioxidantes e promovem a saúde dos dentes e gengivas e protegem os tecidos dos radicais livres. Ele também contém vitaminas A e do complexo B, entre elas o folato que garante o desenvolvimento saudável das células e tecidos.

Como comprar
:: Escolha os mais pesados e firmes, pois eles têm a polpa mais macia;

:: Sacuda para sentir se o caroço da fruta está preso;

:: Prefira os maiores, com casca verde-clara e sem manchas;

:: Se optar por comprar um abacate maduro, aperte levemente a casca. Se ele estiver no ponto, ela cederá um pouco;

Como consumir
:: O consumo recomendado para obter os benefícios da fruta é de meio abacate de três a quatro vezes por semana. Por ser calórico, é recomendado para pessoas que querem engordar, contudo, também pode ser consumido por quem quer manter o peso ou está fazendo dieta, desde que em quantidades menores (duas colheres de sopa);

:: Depois de cortá-lo, tente consumir imediatamente, pois o ar escurece a polpa;

:: Pode ser usado tanto em pratos doces como salgados;

:: Utilize a fruta em saladas, misturando-a aos demais ingredientes.
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário