Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Alimentos que dão energia e evitam a ressaca nos festivais

Biscoitos integrais, frango, legumes e frutas estão liberados, mas nutricionistas recomendam cuidado com o álcool

Está aberta a temporada de festivais. Além do Rock in Rio, outros grandes shows acontecerão até o final do ano no Brasil. Esqueça café e energético. O pique necessário para suportar a maratona e manter-se firme até a última música deve vir dos alimentos.

Manter o nível de glicose no sangue garante a diversão, explica Flavia Cyfer, nutricionista funcional. Doces e carboidratos simples, porém, são contraindicados, alerta a especialista. Tais alimentos elevam a taxa de açúcar no organismo, mas provocam alterações repentinas, causando fadiga ou cansaço.

 
“Pão branco, macarrão comum e açúcares refinados sobem bruscamente o nível de glicose, mas em pouco tempo essa taxa sofre uma queda brusca. O organismo tem um pico de euforia, mas depois decai.”

Consumir carboidratos integrais e gorduras boas mantém a glicemia alta e garante 100% de aproveitamento do espetáculo. Abaixo, a pedido do iG Saúde, Flavia Cyfer e Marcelo Ferreira, nutricionista esportivo, propõem um cardápio energético e dicas para manter a adrenalina estocada durante o show:

Café da manhã em dia de festival:
A oferta de álcool durante esses eventos é constante, por isso, vale redobrar os cuidados com seu estômago antes de sair de casa. A couve é um dos alimentos protetores do órgão e age blindando a mucosa. Combinada com a linhaça, que é um anti-inflamatório natural, e uma fruta garantem energia e saúde.

Pão integral com queijo branco e peito de peru. Alimentos leves, para que a digestão não fique lenta e pesada.

Almoço:
É o grande responsável por armazenar a energia necessária durante a sequência de shows. Priorize alimentos crus como legumes e folhas, pois são ricos em antioxidantes e protegem o organismo.

“Durante os festivais, o corpo desgasta muito, produz muito radical livre, responsável pelo envelhecimento precoce. Ingredientes crus ajudam a combatê-lo e ainda liberam enzimas que auxiliam a digestão.”

Prefira proteína leves. Peixe, frango e ovo estão liberados. Evite a carne vermelha: ela deixa o organismo pesado e demanda muito tempo para ser digerida.

Consuma, sempre, grãos integrais. Arroz, quinoa, amaranto, massa integral, arroz negro, vermelho, todos eles fazem a manutenção da glicemia, ou seja, mantêm o corpo ativo o tempo todo.

Receita contra ressaca:
*Consuma alimentos que ajudam a recuperar a saúde do fígado - eles eliminam as toxinas das bebidas alcoólicas;

*Couve flor, repolho, brócolis – cozidos por três minutos ou crus – dão suporte ao órgão e ajudam a restabelecê-lo;

*Alho-poró, rúcula, agrião e nabo são excelentes desintoxicastes;

*Beba muita água: a urina é o principal meio para eliminar as toxinas.

Dor de cabeça:
Receita 1: Chá de camomila, feito com erva seca. Adicione gengibre ralado para ajudar a combater enjôos.

Receita 2: Bata o chá de camomila com duas folhas de couve, hortelã e gengibre: a mistura combate a dor de cabeça, o enjôo, protege o fígado e o estômago.

Dicas úteis:
No caso do Rock in Rio, até domingo que vem, dia 2 de outubro, o festival vai liberar a entrada de alimentos trazidos de fora pelo público, segundo notificação do DECON (Delegacia do Consumidor).


Seguem dicas do que levar de casa:
Barras de cereais;
Frutas secas (desidratadas);
Castanhas (caju, Pará), amêndoas, amendoim;
Frutas in natura;
Biscoito integral, torradas;
Bebidas repositoras hidroeletrolíticas tipo gatorade, Sportdrink.

Só não é permitido portar alimentos que representem riscos à segurança, como garrafas e latas, diz o pronunciamento da organização.

- Consuma uma fruta sempre acompanhada de uma gordura. As castanhas ou nozes evitam a elevação brusca da glicose provocada pela fruta e mantém o índice equilibrado;

- Os energético são compostos de cafeína e taurina. Sozinhos, promovem concentração e ânimo, mas misturados com o álcool fazem com que o organismo libere magnésio. Essa perda provoca fadiga, ansiedade, vontade de comer doces e cansaço;

- Durante o evento, procure alimentos mais leves ou de fácil digestão tipo combinados de carne com saladas ou sanduiche natural com suco de frutas;
- Evite alimentos gordurosos (dificultam a digestão);
- Lembre-se da hidratação durante o festival (água ou sucos);
- Evite longos períodos em jejum. Nos intervalos dos shows procure alimentar-se e hidratar-se.
- Não beba álcool para saciar a sede;
- Se for beber álcool, entre uma dose e outra, beba água;
- Coma algo antes de beber, a bebida pode demorar mais para ser absorvida

Fonte IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário