Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Carência de nutrientes pode causar a síndrome da Fome Oculta

Distúrbio atinge uma em cada quatro pessoas, de acordo com a OMS


Comer bem vai além de um prato bonito e saboroso. Durante as refeições, é preciso contemplar os diferentes grupos alimentares, variando o cardápio e dando destaque aos alimentos mais nutritivos. Caso contrário, a pessoa tem grandes chances de desenvolver a Fome Oculta, doença caracterizada pela carência de determinados nutrientes no organismo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que uma em cada quatro pessoas sofram deste distúrbio. Mulheres grávidas, crianças e idosos representam as principais vítimas. Fumantes e pessoas que ingerem bebidas alcoólicas também têm maior probabilidade de desenvolver a síndrome.

— Diferentemente da maioria das patologias, a Fome Oculta não é clinicamente evidente e por isso o seu diagnóstico é muito difícil — explica a médica nutróloga e ortomolecular Liliane Oppermann.

O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue, onde são analisadas a dosagem de hemoglobina e as reservas de ferro. O combate à síndrome é mais simples do que o seu diagnóstico. Diversificação da dieta, suplementação de vitaminas e minerais e prática regular de exercício físico já auxiliam no tratamento e na prevenção da deficiência.

Para a especialista, um outro passo para combater a doença é conscientizar a população.

— A maioria das pessoas acredita que comer significa estar alimentado. Mas isso nem sempre é verdade. Com a correria das grandes cidades, a maneira de saciar a fome vem perdendo em qualidade, o que pode desencadear a síndrome da fome oculta — alerta.

A nutróloga reforça que uma alimentação balanceada, com proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais, fibras e outros micronutrientes em dosagens corretas é o caminho para uma vida de qualidade.

Consumo de Nutrientes
Crianças e Adolescentes
:: Vitamina A, C, D, do complexo B, Cálcio, Iodo, Ferro e Zinco devem ser ingeridos de maneira adequada. Alimentos com baixas quantidades de micronutrientes, falta de horário para comer e dieta não variada são atitudes que devem ser evitadas.

Idosos
:: Pessoas nesta faixa etária devem ingerir quantidades adequadas de Vitamina A, complexo B e D. A perda de apetite, problemas digestivos, depressão e alteração na perda sensorial são alguns dos sintomas da Fome Oculta em idosos.

Gestantes
:: É importante aumentar adequadamente a ingestão de ácido fólico, vitamina A, B12, D, ferro e cálcio. O mesmo vale para o período em que a mulher está amamentando. A ausência desses micronutrientes pode comprometer consideravelmente o desenvolvimento da criança.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário