Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Dicas para aproveitar as férias sem se preocupar com o trabalho

Especialista da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) orienta como viajar tranquilamente e voltar com todo o gás


Nada mais justo que organizar passeios e viagens, após um ano cheio de trabalho. Mas como se libertar da rotina e aproveitar o período de férias sem que bata aquele estresse? Embora este problema esteja relacionado com a capacidade de adaptação do ser humano, ele pode acabar se tornando desgastante e prejudicial à saúde. Dores de cabeça, problemas gástricos, distúrbios de ansiedade, problemas de sono, pressão alta, alergias e gripes constantes são os sintomas mais comuns.

Para diminuir estes efeitos, as empresas vêm investindo em programas voltados à qualidade de vida, com atividades que promovam relaxamento, bem-estar e integração entre os funcionários. Mas, para a mestre em psicologia pela USP e vice-presidente de projetos da ABQV, Sâmia Simurro, é importante também considerar o esforço de cada pessoa.

— Do ponto de vista individual, manter um estilo de vida saudável com exercícios regulares, alimentação saudável e equilíbrio emocional são fatores importantes para o enfrentamento do estresse diário. Para isso, é necessário conscientizar-se de duas palavras: limite e moderação — explica.

Mas não basta apenas desfrutar do período de descanso sem pensar nas rotinas de trabalho. No retorno, é preciso manter o foco. Isso evita que os dias de relaxamento sejam anulados pela carga de preocupação ou mesmo pela expectativa de problemas após a chegada.

— Uma pessoa que não aproveita as férias e continua atendendo telefonemas e respondendo e-mails sofre uma sobrecarga que pode acarretar em problemas como alterações de humor, irritabilidade, depressão, dores de cabeça constantes, gastrites e mal-estar, que formam o quadro de estresse — afirma Sâmia.

É importante que o profissional se desligue das obrigações diárias, tendo em mente que as férias são reservadas para descanso e lazer, garante a psicóloga.

Aproveite suas férias sem se preocupar com o trabalho
:: Organize o planejamento e o itinerário da viagem com antecedência;

:: Não deixe nenhuma atividade profissional importante para outra pessoa fazer;

:: Não leve trabalho para as férias;

:: Procure atender apenas às ligações urgentes;

:: Dedique momentos do dia a atividades prazerosas, de preferência com familiares e amigos;

:: Não esqueça de colocar o aviso de ausência no seu e-mail;

:: Programe sua secretária eletrônica;

:: Mantenha o otimismo e procure não pensar nos problemas que ficaram para trás. Essa atitude é vital para aproveitar os dias de descanso;

:: Não se prenda a horários;

:: Organize passeios e programas com outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário