Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Fique em forma no verão sem comprometer sua saúde

Confira dicas para evitar problemas na hora de recorrer aos exercícios e buscar a boa forma em tão pouco tempo


Academias lotadas e pessoas enlouquecidas para conquistar um corpo perfeito. Este é o cenário do verão. Com a chegada do calor, não há quem queira fazer feio: é época de deixar o corpo à mostra e colocar as pernas de fora. Por isso, é comum muitas pessoas recorrerem a exercícios físicos e dietas rigorosas para garantirem a boa forma em tão pouco tempo. Ainda que a atividade traga benefícios à saúde, é preciso ficar atento na hora de correr atrás do prejuízo.

— São necessários cuidados antes de começar qualquer atividade física, sobretudo as de impacto, como a corrida. As pessoas precisam se conscientizar de que é preciso praticar esportes em todas as estações do ano — alerta o educador físico Ariel de Deus.

Ele explica que é importante manter uma regularidade, a fim de adquirir um efeito seguro e eficiente por meio das atividades. Respeitar o limite do corpo e saber interpretar as reações do organismo são fundamentais.

A educadora física Valéria Igayara de Souza garante que a dose ideal de exercícios físicos é individual e limitada pelo prazer e pela dor.

— Devem ser levados em conta a idade, motivação, aptidão e o biotipo. Sempre com base na avaliação física do indivíduo. E não é preciso só atividade física, mas principalmente uma reforma íntima, com mudança de hábitos e atitudes — afirma Valéria.

Atitudes inteligentes
De olho no relógio
:: O melhor horário para praticar atividades ao ar livre é no início da manhã e no final de tarde, quando as temperaturas estão mais amenas. O desgaste num horário de temperatura elevada é alto, pois a pessoa sua muito. Lembre-se: não se emagrece suando. O suor é a eliminação do calor do corpo, o que leva à perda de liquido e à desidratação.

Escolha a roupa certa
:: Use roupas adequadas com a temperatura. Não use excesso de roupas para provocar o suor. Isso pode levar à desidratação e provocar cãibras.

:: Use um calçado adequado. Evite usar tênis com solados muito baixos e planos. Opte pelos flexíveis e macios.

:: Em caminhadas ou corridas, as mulheres precisam ter cuidados com os seios. Use dois tops ou um sutiã e um top quando for praticar essas atividades ou quaisquer outros exercícios que exijam grande movimentação. Quando os seios não estão protegidos, pode haver a distensão da musculatura, causando flacidez.

Abasteça-se
:: Opte por alimentos de rápida digestão, como frutas e sucos. Nunca pratique exercícios em jejum, nem fique mais de três horas sem comer ou beber, mesmo estando acima do peso. Ter um acúmulo de gordura não significa que você tem energia para a prática do exercício. Agindo da forma errada, você acabará usando proteína sanguínea (músculo) como energia.

:: Beba bastante água. Cuidado com as bebidas isotônicas e repositores de eletrólitos, pois elas contêm muito sódio, que, quando em excesso, causam desidratação.

Cuide do seu coração
:: Em repouso, seu coração bate no mesmo ritmo o dia todo, durante toda a semana. Com a prática de atividade física somente uma vez por semana, o ritmo dos seus batimentos cardíacos se elevará demais, o que pode causar problemas cardíacos e até infartos. Por isso, recomenda-se a prática esportiva no mínimo três vezes por semana.

Alongue-se
:: Priorize um alongamento mais completo após a prática esportiva, para dar conforto e relaxamento à musculatura que foi exigida durante a atividade. O bom alongamento evita que a musculatura fique dolorida no dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário