Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Seis motivos para consumir líquidos no verão

Além de auxiliar no emagrecimento, eles também ajudam a melhorar a pele e o funcionamento do intestino

É impossível conter a sede no verão. Com o calor intenso, a tendência é que as pessoas suem mais, aumentando ainda o risco de desidratação. Por isso, ingerir líquidos é fundamental para se manter saudável nesta época do ano.

O consumo regular de água é um hábito que ajuda o corpo a funcionar melhor e previne problemas de saúde. Segundo a nutricionista Thais Souza, a bebida tem um papel regulador de muitas funções do nosso organismo, desde o controle da temperatura do corpo até o bom funcionamento do sistema circulatório.

A especialista explica que o consumo de líquidos deve ocorrer durante todo o dia e nos intervalos das refeições.

— Quando ingerimos muito líquido durante as refeições, a concentração de ácido clorídrico presente no estômago diminui e algumas enzimas são diluídas, o que prejudica a digestão dos alimentos, podendo ocasionar indigestão e flatulência — alerta a nutricionista.

Seis motivos para ingerir líquidos
:: Auxilia no emagrecimento — Os líquidos promovem a saciedade, provocando a sensação de "estômago cheio". Se ingeridos cerca de 30 minutos antes das principais refeições, eles contribuem para a redução do consumo de calorias. Além disso, quando consumido gelado, o líquido apresenta efeito termogênico, ou seja, faz o corpo gastar mais energia para equilibrar a temperatura do líquido com a do organismo.

:: Melhora o funcionamento do intestino — Para garantir o bom funcionamento intestinal, além da ingestão de fibras, o consumo de líquidos ajuda a hidratar o bolo fecal, auxiliando na eliminação do mesmo. O consumo de fibras desacompanhado da ingestão de líquidos pode ter efeito contrário, levando a constipação e formação de gases, que geram cólicas e desconforto.

:: Melhora a pele — Um dos primeiros sinais da falta de água se dá na pele e nas mucosas. Entre as células, temos um líquido intersticial que ajuda na sustentação da pele, entre outras funções. A falta de ingestão de água deixa a pele flácida e sem viço. Além de deixar a pele hidratada e firme, beber água favorece na excreção de toxinas, através das fezes, da urina e do suor, deixando a pele mais bonita.

:: Atua no transporte e absorção de nutrientes — Sem água, o sangue fica mais denso e, consequentemente, menos capaz de transportar nutrientes para as células. As vitaminas C e do complexo B são absorvidas pelo organismo apenas com a presença de água. Ao contrário das vitaminas lipossolúveis, que ficam armazenadas no tecido adiposo, as vitaminas hidrossolúveis, não são armazenadas em quantidades significativas no organismo, normalmente. Por isso, precisam ser consumidas regularmente.

:: Atua na saúde ocular — Os olhos são órgãos extremamente sensíveis à desidratação, e o ressecamento pode levar a problemas como inflamações e infecções. É preciso manter o organismo hidratado para evitar lesões oculares.

:: Melhora o funcionamento renal — Consumir a quantidade adequada de líquidos torna a urina menos concentrada, o que facilita a excreção de substâncias desnecessárias em nosso organismo. Isto evita a instalação de infecções urinárias e a formação de cálculos renais.

Dicas para consumir mais líquidos
:: A água não possui calorias e é fonte de minerais. Se você não gosta de água pura, crie uma versão aromatizada, colocando folhas de hortelã, alecrim, rodelas de laranja ou limão. Uma boa dica para não esquecer de beber água é sempre ter uma garrafinha com você, no carro, no trabalho, em casa e na academia.

:: Os chás também são ótimas opções para garantir a hidratação. Mas eles não devem ser adoçados. Para dar sabor, pode-se adicionar canela em pau, cravo, rodelas de laranja e tangerina. Experimente usar também cascas de maçã ou limão, pedaços de morango, abacaxi ou outras frutas.

:: Além de refrescantes, os sucos de frutas são ricos em vitaminas e minerais, fornecem energia e hidratam. Opte sempre por aqueles sem conservantes e sem adição de açúcar.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário