Grupo de comércio ajuda CIOs da área de saúde a desenvolver políticas para controlar o uso de dispositivos móveis
A Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS), grupo de comércio na indústria de TI de saúde, está entrando formalmente na TI de saúde móvel. O grupo lançou uma subsidiária chamada mHIMSS na última segunda-feira (05) na conferência mHealth Summit, em National Harbaro. O evento realizou uma pesquisa com 164 CIOs e gerentes de TI de hospitais e revelou que apenas 38% dos organizações de saúde possuem uma estratégia formal ou política quanto ao uso de dispositivos móveis. Mas 51% afirmou trabalhar no desenvolvimento dessa política.
Apesar dos boatos ao redor da tendência “bring-you-own-device” (use seu próprio dispositivo), a pesquisa descobriu que 55% dos hospitais só dão suporte para dispositivos de propriedade própria ou fornecidos pela organização. Cerca de 40% consegue dar suporte aos dispositivos dos funcionários.
Quase todos os participantes da pesquisa disseram que fornecem laptops ou computer on wheels (computadores sobre rodas) para seus médicos e 77% fornece pagers para médicos e enfermeiras. Mas as tecnologias mais recentes parecem ganhar terreno: segundo a pesquisa, 55% oferecem aos seus médicos smartphones e 57% distribuem tablets que não são necessariamente projetados para a área de saúde. 42% dos pesquisados fornecem tablets específicos para a área de saúde, como a plataforma Intel Mobile Clinical Assistant para médicos.
A vice-presidente da HIMSS, Pat Wise, que supervisiona o mHIMSS no nível corporativo, disse que haverá iterações da mHIMSS da Europa e Ásia com a liderança local. “Ele é projetado para europeus por europeus”.
Ainda assim, espera-se troca quanto aos termos de programação e pesquisa. Wise afirma que apesar de haver discussões sobre os registros eletrônicos de saúde e outras formas de TI de saúde serem segmentadas por país, ela não acha que isso se aplica à tecnologia móvel, “Acredito haver muito mais similaridades do que diferenças”.
Cerca de 80% dos questionados disseram que os médicos estão interessados em tecnologia móvel. “Essa pesquisa valida as observações de que os médicos estão adotando a tecnologia móvel. Funciona perfeitamente com o fluxo de trabalho dos provedores de saúde”, finalizou Wise.
A médica Edna Boone, diretora sênior de iniciativas móveis na HIMSS desde 2008, agora é diretora executiva da mHIMSS. Rosemary Nelson, uma enfermeira militar aposentada e ex-membro do conselho da HIMSS, presidência a força tarefa da mHIMSS para o grupo.
A associação no mHIMSS é restrita aos membros individuais e corporativos da HIMSS, embora o grupo vá apresentar sua entrada na saúde móvel na conferência anual 2012 HIMSS em fevereiro, que é aberta a todos os participantes do evento.
A vice-presidente da HIMSS, Pat Wise, que supervisiona o mHIMSS no nível corporativo, disse que haverá iterações da mHIMSS da Europa e Ásia com a liderança local. “Ele é projetado para europeus por europeus”.
Fonte SaudeWeb
Nenhum comentário:
Postar um comentário