Partes do pênis que são vitais para a ereção do órgão masculino foram reparadas pela primeira vez com a ajuda de células-tronco.
O tratamento, que está na fase de testes com camundongos, não só restaurou a ereção dos bichos, mas melhorou o fluxo sanguíneo e acelerou a cura.
O experimento, que é encabeçado pelo pesquisador Wayne Hellstrom e equipe da Universidade Tulane (Louisiana, EUA), tem como meta descobrir uma forma de terapia para os homens que sofrem da doença de Peyronie. Ela afeta entre 3% a 9% dos homens e faz com que o membro masculino entorte durante a ereção, conhecida como curvatura peniana.
Para chegar ao resultado positivo, o grupo extraiu células-tronco adiposas e as transportou para camadas de tecido retiradas da mucosa do intestino de um porco.
Esse material do porco, nomeado SIS (sigla para pequena submucosa intestinal), já é usado por homens diagnosticados com Peyronie,,mas Hellstrom decidiu injetar células-tronco para ver como passaria a ser o processo de cura.
Depois de dois meses de aplicação, as análises de tecidos mostraram que houve aumento no nível de agentes regenerativos, facilitando a cura.
Agora o autor do estudo, publicado na revista científica "PNAS", quer ampliar o trabalho, tornando a aplicação das células-tronco viáveis para seres humanos.
Fonte Folhaonline
Nenhum comentário:
Postar um comentário