Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sol em excesso e cigarro interferem no aspecto da pele, mas há como melhorá-la

 

De acordo com especialista, 90% da aparência envelhecida da nossa pele é culpa do sol

 Contra o tempo, não há quem possa. E nem é preciso tanto tempo assim para que a batalha tenha início. Depois dos 20 anos, a pele já começa a apresentar os primeiros sinais de velhice. Até os 30, eles serão suficientes para que você pare por um ou dois minutos em frente ao espelho esticando e enrugando a pele do rosto. Quem tem a pele clara começa a se incomodar com as manchinhas. Linhas de expressão em volta dos olhos são quase unânimes, mesmo que discretas - o preço que se paga por emoções fortes, como rir ou chorar sem economia. Daí por diante, elas ficam mais profundas, a pele mais fina e menos viçosa, as manchas mais numerosas. E não é um problema feminino. Desse mal, mulheres e homens sofrem por igual.

O corpo, no entanto, não. Há um motivo para dizerem por aí que as mãos são as grandes delatoras da idade de uma pessoa. Elas, junto a pescoço, rosto e colo são os primeiros a demonstrarem os sinais do tempo. O grande responsável, no entanto, não tem tanto a ver com a carteira de identidade. Culpe o sol.

– Isso que o brasileiro tem de associar bronzeado à saúde é errado. O bonito do bronzeado dura pouco tempo e sai caro mais tarde – sentencia a dermatologista Cleire Paniago.

Isso explica por que essas áreas, mais expostas aos raios solares, são as primeiras afetadas. De acordo com a especialista, 90% da aparência envelhecida da nossa pele é culpa do sol. Para começar, ele tem efeito cumulativo, o que significa que os danos serão consequências não de uma tarde debaixo do sol, mas de uma vida andando por aí sem proteção. Ele degenera o colágeno, deixando a pele mais flácida e quebradiça, é responsável pelo aparecimento de manchas claras e escuras e deixa a pele mais áspera.

Outro vilão é o cigarro. Segundo o dermatologista Ricardo Fenelon, ele adiciona cerca de 10 anos à pele. E, diferente do sol, não são ruguinhas e manchas nas mãos as consequências do fumo.

– As rugas geralmente já vêm profundas, ao redor da boca, devido ao movimento – afirma.

E tem jeito?
A boa notícia é que a medicina dispõe de métodos para remediar alguns desses efeitos.

O laser e a luz pulsada são grandes aliados no combate ao envelhecimento e combatem linhas finas ao redor dos olhos, colo e mãos. Também são os grandes protagonistas no tratamento de manchas de sol nos mesmos locais. A aplicação é rápida e não deixa marcas nem feridas.

A toxina botulínica, o famoso Botox, ainda é um dos tratamentos mais procurados nas clínicas. Ela é usada no preenchimento de linhas finas ao redor dos olhos, na testa, pescoço e no colo.

Rugas mais profundas podem ser preenchidas com ácido hialurônico ou com uma substância chamada hidroxiapatita de cálcio, um composto sintético na forma de microesferas suspensas em gel. Por fim, os peelings químicos ainda são bons aliados, porque descascam a camada mais prejudicada, forçando a regeneração natural da pele.

Tratamento rejuvenescedor
:: Laser e luz pulsada O que trata: manchas de sol, rugas finas, perda de colágeno
Onde: rosto, colo e mãos

:: Toxina botulínicaO que trata: rugas finas
Onde: pescoço, testa, região dos olhos e colo

:: Preenchimento com ácido hialurônicoO que trata: perda de volume, rugas e linhas de expressão
Onde: rosto, colo e mãos

:: PeelingsO que trata: rugas finas
Onde: rosto, colo e mãos

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário