Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Principal exame para detectar AVC é pouco realizado no SUS

Pesquisa: em mais da metade dos casos em que a tomografia
não foi realizada, o hospital tinha tomógrafo
Estudo da Fiocruz mostra que menos de um terço dos pacientes internados por causa de AVC realiza tomografias

Apenas um terço dos pacientes internados no Sistema Único de Saúde (SUS) por causa de um acidente vascular cerebral (AVC) agudo faz uma tomografia computadorizada.

Um estudo realizado por pesquisadores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) mostra que o principal exame utilizado para identificar o AVC não é feito com a regularidade que deveria nem nos hospitais que possuem tomógrafo.

A pesquisa avaliou uma amostra de 16.879 internações, realizadas entre 2006 e 2007, nas quais os exames só foram realizados em 28,6% deles. Em mais da metade (59,6%) dos casos em que a tomografia não foi realizada, o hospital possuía tomógrafo.

De acordo com o artigo Qualidade do cuidado ao acidente vascular cerebral isquêmico no SUS, publicado na publicação Cadernos de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, para que a atenção ao paciente que teve AVC seja efetiva, a tomografia computadorizada deve ser feita em até quatro horas e meia após o início dos sintomas.

“Os achados levantam a preocupação quanto à urgência na adoção de medidas preventivas face aos fatores de risco modificáveis e à revisão de protocolos e ações educativas voltados para o diagnóstico correto da doença”, afirmam as pesquisadoras Cristina Lúcia Rolim e Monica Martins no artigo.

Mortalidade
As pesquisadoras observaram também que o percentual de óbitos entre os pacientes que haviam passado pela tomografia foi inferior aos que não foram examinados. A taxa de mortalidade hospitalar foi de 15,5% no grupo que realizou a tomografia computadorizada e de 41,8% entre os que não realizaram o exame.

A pesquisa apontou que 53% dos pacientes internados eram homens, com uma idade média de 64,7 anos. O maior número de casos em que o exame não foi realizado mesmo com o tomógrafo disponível ocorreu na Região Nordeste: 85,3% dos casos. Em segundo lugar aparece a Região Sudeste (66,1%). A Região Sul teve menor percentual de exames não realizados em estabelecimentos com tomógrafo disponível, mas 41,9% das internações por AVC foram atendidas sem que os pacientes realizassem o exame.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário