Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 17 de maio de 2012

Comitê nos EUA recomenda aprovação de teste caseiro para detectar HIV

Um comitê consultivo externo da FDA (Agência que regula alimentos e medicamentos nos EUA) recomendou a aprovação um teste de HIV que pode ser feito em casa, sem supervisão médica. O anúncio foi feito na terça-feira (14).

Os 17 integrantes do comitê decidiram em voto unânime que os benefícios do OraQuick superam os riscos para os consumidores. O teste segue a linha dos exames de gravidez comprados em farmácias. Só que, em vez de xixi, a pessoa usa saliva. Os resultados saem em 20 minutos.

Os pareceristas da FDA já deram uma sinalização positiva sobre o teste caseiro de HIV na última sexta-feira (11), quando afirmaram que o exame rápido feito em casa pode ajudar a reduzir a disseminação do vírus HIV.

A companhia que fabrica o produto já comercializa o teste para médicos desde 2004. Uma pesquisa feita pela empresa mostrou que o teste detecta o vírus em 93% dos casos.
O governo havia aprovado outros testes para uso caseiro, mas estes requerem que uma amostra de sangue seja coletada pela pessoa e que depois a mande para um laboratório.

Novo debate
Essa é segunda vez que a Aids passa pelo crivo da FDA nos últimos dias. A revisão do OraQuick começou um dia depois de um painel consultivo da agência dar um pontapé inicial para a aprovação da primeira droga que previne a infecção pelo HIV.

A FDA concluiu que uma pílula diária do antirretroviral Truvada, usado no tratamento de pessoas já contaminadas, pode ser eficaz para prevenir a infecção em grupos de risco.
Se aprovada, a Truvada será a primeira droga aprovada para evitar a infecção da Aids por pessoas saudáveis.

A FDA não é obrigada a seguir as recomendações do conselho consultivo -- embora geralmente o faça.

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário