Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 17 de maio de 2012

Estudo mostra eficácia da acupuntura na recuperação de atrofia muscular

Acupunturista e aluna da Universidade de Waseda, no Japão, durante quatro anos Akiko Onda vem estudando os efeitos da acupuntura na prevenção de perda de músculo esquelético. Os resultados de sua pesquisa mostram não apenas que a terapia pode ser usada como alternativa na prevenção de atrofia muscular, mas também como a técnica atua no organismo.

Os músculos esqueléticos, ou músculos estriados, são responsáveis por todos os movimentos voluntários. Eles se inserem sobre os ossos e sobre as cartilagens, e juntamente com a pele e o esqueleto, formam todo o invólucro exterior do nosso corpo.

A perda de massa muscular esquelética tem um profundo efeito sobre a capacidade dos idosos e dos doentes em realizar atividades físicas. Porque o músculo esquelético tem uma alta plasticidade, as intervenções como treino físico, nutrição e estimulação mecânica são frequentemente recomendados para prevenir a atrofia.

No entanto, praticar exercícios ou fisioterapia, por exemplo, é um desafio para aqueles que já estão frágeis ou em condições médicas grave. Onda insiste que uma intervenção alternativa não farmacológica é extremamente necessária e, em um estudo realizado com modelos animais, ela e sua equipe decidiram explorar como a acupuntura afeta o músculo esquelético em nível molecular.

“O foco principal do nosso estudo era a mudança nos níveis da expressão do mRNA de genes especificamente ligados à atrofia músculo-esquelética, como o atrogina-1,” explica. “A massa muscular e a estrutura são determinados pelo equilíbrio entre a degradação e a síntese de proteínas.”

A equipe comprovou que a perda de massa muscular e a diminuição do nível de expressão de mRNA do atrogina-1 (proteína ligase E3 ubiquitina) podem ser significativamente revertidas pela acupuntura.

Apesar de ser recomendada pela Organização Mundial da Saúde, ainda há poucos estudos, como este, sobre os fundamentos fisiológicos das ações benéficas da acupuntura.

“Nossos resultados revelaram um mecanismo molecular responsável pela eficácia do tratamento com acupuntura e esclareceu a sua utilidade na prevenção da atrofia muscular em ratos”, diz Onda. “Esperamos introduzir a acupuntura como uma nova estratégia para prevenir a atrofia do músculo esquelético no futuro. Pesquisas adicionais sobre os mecanismos moleculares irão ajudar a diminuir a suspeita da comunidade médica da acupuntura e nos fornecer uma melhor compreensão de como o tratamento de acupuntura impede a atrofia muscular esquelética”, conclui.

O estudo foi divulgado no periódico Biochemical and Biophysical Research Communications.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário