Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 17 de maio de 2012

SES-RJ lança o portal RIO COM SAÚDE

A Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro está lançando o site Rio Com Saúde com o objetivo de informar o cidadão sobre doenças infecto-contagiosas. Entre hoje e amanhã, internautas podem enviar perguntas pelo Twitter para a Secretaria, que serão respondidas amanhã à tarde.
Abaixo, temos mais informações sobre o novo site e sobre a forma de participar tirando dúvidas pelo Twitter.

Secretaria de Saúde lança portal com foco na informação sobre doenças
Você sabe como se contrai coqueluche? Como se prevenir contra a leishmaniose visceral? Ou o que fazer após um acidente com animal peçonhento? Essas e outras perguntas podem ser enviadas até a próxima quinta-feira (17) para o perfil da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) no twitter (@SaudeGovRJ) acompanhadas de #riocomsaude. Todas as questões relacionadas a doenças infecto-contagiosas serão respondidas na sexta (18) à tarde pelo superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Alexandre Chiepe, através da hashtag #ChieppeResponde.

A ação faz parte do lançamento do novo portal da Secretaria: o Rio Com Saúde (http://www.riocomsaude.rj.gov.br/), que entra no ar na própria sexta-feira. O projeto é um meio de ficar mais próximo da população em geral e também de técnicos e profissionais de saúde, já que o portal reunirá notícias, informações técnicas sobre doenças, prevenção, vacinação, agendas com os principais eventos realizados pela Secretaria, além de vídeos informativos e de campanhas. O Rio Com Saúde é mais uma ferramenta desenvolvida pela SES para difundir informações importantes entre os internautas. 

O novo portal é de fácil navegação e tem sessões bem definidas de interesse da população e de técnicos e profissionais de saúde. Ele foi desenvolvido com facilidades de acesso para deficientes visuais,  com opção de aumentar e diminuir a fonte de leitura o novo site foi desenvolvido para melhor leitura por browsers específicos para deficientes visuais.

No menu Informações Técnicas, voltado para profissionais da área, o usuário navega entre esclarecimentos sobre as atribuições da Superintendência Vigilância em Saúde, dados epidemiológicos, publicações, além de  documentos manuais de procedimentos de vacinação e de conservação de imunobiológicos e notas técnicas. 

Vacinação – Aqui, os usuários poderão consultar o calendário de vacinação por faixa etária. Além disso, a comunidade técnica e de profissionais da área poderão acessar informações do Centro de Referência Imunobiológicos Especiais.

Saúde do viajante – Numa iniciativa para auxiliar aqueles que gostam de viajar e que ainda encontram pouca informação na Internet, o portal oferece a seção "Saúde do Viajante", que oferece dicas gerais para quem ainda está na fase de planejamento e cuidados para se ter durante a viagem. Você sabia que o alguns países mantêm com o Brasil acordos internacionais recíprocos, que permitem o atendimento de cidadãos brasileiros pelas redes públicas de saúde? Nesta sessão é possível acessar o Certificado de Direito à Assistência Médica.

Outra informação bastante útil aos viajantes que estará disponível no portal é a lista de países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia para o ingresso em seus territórios.

Outros canais – Além do Rio Com Saúde, a SES possui outros portais informativos para manter um canal direto e interativo com a população. São eles: http://www.riocontradengue.rj.gov.br/ (Rio Contra Dengue); http://www.riosemfumo.rj.gov.br(campanha/ Rio Sem Fumo) e http://www.transplante.rj.gov.br/ (Programa Estadual de Transplantes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário