Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 11 de julho de 2012

Exposição a toxinas e reparo inadequado do DNA podem causar doença renal crônica

Pesquisa realizada nos EUA sugere novo mecanismo genético relacionado ao aparecimento da insuficiência renal

Cientistas dos Estados Unidos descobriram um novo mecanismo genético relacionado ao aparecimento de doença renal crônica.

A pesquisa, divulgada na revista Nature Genetics, sugere, pela primeira vez, que a susceptibilidade a toxinas ambientais e o reparo inadequado do DNA podem ser novos mecanismos de fibrose renal e doença renal crônica.

"Nos países desenvolvidos, a frequência de doença renal crônica está aumentando continuamente por razões desconhecidas. A condição é um problema de saúde importante", afirma o autor sênior da pesquisa Friedhelm Hildebrandt, da Universidade de Michigan.

Usando o sequenciamento completo do genoma, Hildebrandt e seus colegas estudaram um modelo de distúrbio para a fibrose renal (nefronofitíase), e detectaram um gene único por trás da doença renal crônica que sugere que a sinalização em resposta a danos no DNA (DDR) está associada ao surgimento da doença.

"Uma vez que o dano ao DNA é causado por uma grande variedade de compostos químicos é importante agora verificar se certas 'genotoxinas' podem desempenhar um papel no aumento do risco de doença renal crônica", afirma Hildebrandt.

Segundo os pesquisadores, os resultados implicam que a susceptibilidade a ' genotoxinas' ambientais e o reparo inadequado do DNA como novos mecanismos de fibrose renal e doença renal crônica.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário