Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 11 de julho de 2012

Síndrome de Guillain-Barré

O que é?
Síndrome de Guillain-Barré, também conhecida como polineurite ascendente aguda, é uma desordem neurológica caracterizada por inflamação dos nervos periféricos, ou seja, aqueles que estão fora do sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal).

Ela pode afetar qualquer pessoa, de qualquer idade e sexo, no entanto, não é muito freqüente, que sofre de uma pessoa em cem mil.

Causas
Apesar de não ser conhecido com precisão as causas da síndrome de Guillain-Barre e os fatores que desencadeiam, verificou-se que aproximadamente 50% dos casos, ocorre muito depois que a pessoa sofreu uma infecção (viral ou bacteriana) Por exemplo: um quadro de diarréia ou uma infecção na garganta.

Em que os médicos estão de acordo quanto é que é uma desordem auto-imune, em que o sistema imunológico de uma pessoa (anticorpos) ataca a bainha de mielina ao redor dos nervos periféricos.Isso faz com que os nervos para transmitir sinais do cérebro para os músculos de forma eficaz e adequadamente o cérebro recebe sinais sensoriais do corpo.

Sintomas
Os primeiros sintomas da síndrome de Guillain-Barre geralmente são: fraqueza, formigamento e perda de sensibilidade nas pernas, que então afeta a parte superior do corpo (braços e tronco).

Este distúrbio pode ocorrer em graus diferentes:
Em um caso leve, os sintomas podem ser limitadas a uma sensação geral de fraqueza, que desaparece após algumas semanas. Mesmo a pessoa pode não perceber que você tem essa condição, porque pode ser confundida com a infecção do tipo viral.

Em um caso moderado de gravidade dos sintomas tende a aumentar, o nível de desqualificação de alguns músculos. A pessoa afetada geralmente andam com dificuldade e ele é incapaz de realizar suas atividades diárias. É muito importante consultar o seu médico para a síndrome de Guillain-Barre geralmente progredir muito rapidamente e hospitalização pode ser necessária.

Em um caso grave, a pessoa deve ser hospitalizado imediatamente, pois pode ser totalmente paralisada. A fraqueza é tão grave, que pode afetar a função cardíaca, pressão arterial e respiração. É comum os pacientes para internação na unidade de cuidados intensivos para monitorização de sinais vitais em todos os momentos e, se necessário, ligado a um ventilador.

Diagnóstico
O diagnóstico é baseado principalmente em sintomas e exame físico, e até agora não há nenhum teste laboratorial específico para identificá-lo. No entanto, o médico pode pedir alguns estudos (análise do líquor da medula espinhal, um eletromiograma ou estudos de condução nervosa) para afastar outras causas de fraqueza.

O diagnóstico é crucial, pois quanto mais cedo for iniciado, melhor o prognóstico.

Tratamento
Embora não haja cura para a síndrome de Guillain-Barre, existem várias terapias que diminuir a gravidade dos sintomas e acelerar a recuperação do paciente.

O tratamento depende em grande medida, o estado geral do paciente e do grau da doença.

Em casos muitos, são utilizados analgésicos para diminuir a dor e relaxantes para controlar os espasmos.

Os tratamentos utilizados com mais freqüência são:
•Plasmaferese:
é “limpa” o sangue do paciente, a remoção de substâncias tóxicas que circulam nela. É um método pelo qual o sangue de qualquer paciente é submetido a um processo para a separação do plasma do sangue e as células brancas do sangue. Estas são constituídas de volta para o paciente sem o plasma, que deve ser mudado rapidamente pelo corpo. Verificou-se que este método pode reduzir a gravidade ea duração da síndrome de Guillain-Barré.

•Imunoglobulina Terapia: envolve a injeção de imunoglobulina intravenosa da dose elevada de um doador cujos anticorpos ajudam a bloquear o efeito dos anticorpos do paciente.
O tratamento dessa síndrome pode ser apoiada em:

•A terapia psicológica: para ajudar o paciente a adaptar-se à restrição de circulação e de súbita perda de independência envolvidos.

•Hidroterapia: como parte do proces

Fonte saudedicas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário