Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 9 de julho de 2012

Para Unaids, teste caseiro de HIV vai ajudar a quebrar estigma da doença

Kit aprovado pela agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos promete resultado em até 20 minutos

O diretor-executivo do Programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), Michel Sidibé, elogiou a aprovação de um kit de testes caseiros de HIV pela Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, nesta semana. Exame promete resultado em até 20 minutos.

Em comunicado, Sidibé afirmou que a realização do teste caseiro ajudará a quebrar o que ele chamou de um "ciclo de estigma e discriminação."

A possibilidade de fazer o teste em casa para saber se o paciente tem o HIV também foi saudada pelo juiz da Corte Constitucional da África do Sul, Edwin Cameron. O país africano tem um dos maiores índices de contaminação com o vírus.

Segundo o Unaids, muitos pacientes não fazem o teste no laboratório por medo da reação, e do estigma que podem enfrentar ao se descobrirem soropositivos.

Um estudo no Quênia, por exemplo, mostrou que apenas 16% dos entrevistados que tinham o HIV sabiam que estavam infectados. Com o teste caseiro, deverá aumentar também o acesso ao tratamento.

A possibilidade do exame também está sendo apoiada pela Grã-Bretanha, especialmente para o grupo de homossexuais. No ano passado, uma comissão da Câmara dos Lordes recomendou o repúdio a leis que proíbem o exame em casa.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário