Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 9 de julho de 2012

Alcachofra

O alimento protege o fígado, previne a prisão de ventre e ainda ajuda no combate a aterosclerose

Chamamos de alcachofras, as flores verdes e ainda não totalmente desenvolvidas de uma espécie de cardo, pertencente à família das Compostas, que se cultiva em toda a bacia do Mediterrâneo, especialmente na Espanha e na França.

Estudos mostram que os povos do mediterrânicos já usavam este alimento há séculos. Entre os compostos que formam a alcachofra encontramos açúcares, tanino, fermentos e coalho, vitaminas A, B1, B2 e C, sais minerais como potássio, cálcio, magnésio e, sobretudo, o manganês, em porcentagem que não se encontra em nenhuma outra verdura.

Possui apenas 50 calorias por cada 100g. A aplicação terapêutica das alcachofras é muito conhecida, principalmente no que diz respeito à proteção do fígado. Esta planta tem um importante papel na formação da bílis, funcionando como um excelente auxílio para regularizar e manter sob controle as funções hepáticas.

Também evita dores no ventre, vômitos, enjoos, flatulência, vertigens, alterações intestinais como diarreia e prisão de ventre e combate ainda o prurido retal. Exerce uma ação reguladora sobre os rins, devido a maior eliminação da água.

Outras pesquisas demonstram que a ingestão de alcachofra pode ajudar a proteger o organismo contra a arterosclerose.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário