Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Acupuntura reativa respostas cerebrais de pacientes com Parkinson

Pesquisa revela que tratamento com agulhas age em regiões específicas do cérebro e pode ajudar a aliviar sintomas da doença
 
O tratamento com acupuntura pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas da doença de Parkinson, de acordo com pesquisadores da Universidade de Seul, na Coréia do Sul. Os resultados revelam que a acupuntura reativa partes do cérebro que se tornaram 'dormentes' em pacientes com a doença.
 
Pesquisas anteriores mostraram que o tratamento de acupuntura alivia os sintomas de pacientes com a doença de Parkinson em seres humanos e animais.
 
Alguns estudos utilizando ressonância magnética funcional (fMRI) descobriram que a resposta neural em regiões cerebrais extensas eram muito mais baixas entre os doentes de Parkinson em comparação com indivíduos saudáveis. Áreas cerebrais particularmente afetadas por Parkinson incluem o tálamo, putâmen, e a área motora suplementar.
 
Agora, os pesquisadores Sujung Yeo e Sabina Lim e seus colegas utilizaram a fMRI para medir quais os efeitos específicos a acupuntura têm sobre partes específicas do cérebro que são afetadas pela doença de Parkinson.
 
Os autores dividiram os participantes em dois grupos. O grupo de controle, composto por 12 pessoas "saudáveis". Nenhum deles tinha doença de Parkinson. E o grupo de Parkinson, composto por 12 pacientes com doença.
 
Eles descobriram que a acupuntura estimula melhor a resposta neural em regiões do cérebro como o gânglio basal, putâmen, tálamo, núcleo caudado, e substantia nigra, todas associadas com a doença de Parkinson.
 
Alguns centros cerebrais se tornam muito inativos em pessoas com doença de Parkinson. Os autores explicaram que a acupuntura parece reativá-los.
 
"Essas regiões do cérebro são patologicamente prejudicadas em pacientes com a doença neurológica, mas são ativadas através da estimulação por meio da acupuntura", concluem os autores.
 

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário