Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Treinamento diário com plataforma vibratória combate pré-diabetes em jovens

Dr. Jack C. Yu, responsável pelo estudo
Dr. Jack C. Yu, responsável pelo estudo
Máquina que vibra o corpo e imita movimento que os ossos experimentam durante exercício reduz inflamação e nível de glicose
 
Cientistas da Georgia Health Science University, nos EUA, descobriram que sessões diárias de treinamento de vibração de corpo inteiro com plataforma vibratória podem combater o pré-diabetes em adolescentes.
 
Testes com camundongos mostraram que 20 minutos da atividade por dia durante oito semanas reduziu a inflamação, os níveis sanguíneos de glicose e sintomas como micção frequente.
 
A vibração de corpo inteiro consiste em um método de treinamento em que o praticante se exercita sobre uma plataforma que vibra o corpo. O treinamento de vibração foi inicialmente utilizado na indústria de fitness, mas expandiu-se para fisioterapia e reabilitação.
 
A equipe, liderada por Jack C. Yu, utilizou dois grupos de camundongos para o trabalho. Um grupo que imitava o hábito de comer em excesso de adolescentes e que caminhava para desenvolver diabetes e um segundo grupo saudável.
 
Nos camundongos que ingeriam alimentos em excesso, 20 minutos de vibração diariamente por oito semanas restaurou o equilíbrio saudável dos principais mediadores pró e antiinflamatórios e foi melhor do que remédios na redução dos níveis de hemoglobina A1c, o indicador mais preciso dos níveis de glicose no sangue.
 
Nos ratos normais, apenas quatro dias de vibração também melhorou dramaticamente a capacidade de gerenciar os altos níveis de glicose semelhantes aos que aparecem a ingestão de refeições ricas em gordura.
 
Curiosamente, a vibração não produziu alterações semelhantes nos animais mais velhos normais.
 
"Este é o nosso modelo, o adolescente americano médio que come demais. A única forma de queimar gordura é se exercitando. A técnica vibra o osso mais do que os músculos sozinhos são capazes de fazer. Esta é uma maneira altamente eficiente para enganar o tecido ósseo a pensar que está se exercitando", explica Yu.
 
Segundo os pesquisadores, enquanto não se sabe exatamente como a vibração produz resultados benéficos, ela parece estar mesmo relacionada com o impacto do movimento sobre a saúde óssea.
 
A vibração imita o movimento que os ossos experimentam durante o exercício quando os músculos estão se movimentando. A ligeira flexão e inflexão dos ossos desencadeia remodelação, assim o osso fica forte. Um resultado é a produção de osteocalcina, uma proteína essencial para a construção óssea, o que também sinaliza que o pâncreas se prepara para o alimento.
 
O próximo passo da equipe inclui aprender mais sobre como a vibração produz resultados tão desejáveis e realizar novos estudos clínicos para ver se elas são eficazes em seres humanos.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário