Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 18 de março de 2013

Câncer de vulva: Médicos buscam novas opções de tratamento

Mutilador, o tratamento para câncer de vulva requer, em todos os casos, cirurgia que retira parte ou a totalidade do órgão genital externo feminino. Seu impacto psicossocial é altíssimo para as afetadas pela doença.
 
Por essa razão, pesquisadores têm se debruçado sobre novos tratamentos e maneiras de causar menos danos às pacientes.
 
O Hospital A.C. Camargo, por exemplo, tem desenvolvido pesquisas que ajudam a direcionar a extensão do tratamento cirúrgico.
 
"Hoje o médico do hospital faz uma biópsia do tumor e solicita um exame de expressão da proteína P14, um marcador de agressividade. O resultado mostra se a cirurgia precisa ser mais ou menos agressiva. É como se fossem os olhos do cirurgião", diz o biólogo Rafael Malagoli, do departamento de anatomia patológica.
 
Segundo ele, o exame é novo, mas logo deve começar a ganhar importância em outros centros de saúde.
 
Pesquisadores do hospital também estão sequenciando o genoma do câncer vulvar para identificar onde estão as principais alterações nos genes relacionados ao câncer.
 
"Agora a grande busca do nosso grupo são as terapias-alvo. As chances de responder bem ao tratamento só com essa terapia é alta porque a droga atinge quase exclusivamente as células tumorais", diz Malagoli.
 
No Hospital de Câncer de Barretos um estudo clínico que já conta com 30 participantes avalia se é possível evitar a retirada dos gânglios linfáticos da virilha, para onde o câncer pode passar.
 
Os médicos veem o comprometimento do linfonodo sentinela por meio de um marcador. Se o gânglio não estiver comprometido, pode não ser necessário retirar todos os linfonodos da região. Isso evita sequelas como o linfedema (inchaço crônico das pernas).
 
A pesquisa do linfonodo sentinela já é usada no câncer de mama para evitar a retirada dos gânglios do braço.
 
Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário