Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 18 de março de 2013

Cromoterapia: de qual cor sua saúde precisa?

Saiba o que é a cromoterapia, técnica complementar no tratamento de diversas doenças
 
Depois dos arquitetos e decoradores adotarem as cores como ferramentas para garantir a harmonia e o equilíbrio de casas e escritórios, a medicina também abriu as portas para a chamada cromoterapia no auxílio do tratamento dos pacientes.
 
Um dos maiores hospitais da capital paulista, o Complexo do Mandaqui, na zona norte de São Paulo, utiliza a terapia das cores como procedimento complementar no tratamento de diabéticos e de portadores de câncer e outras doenças tratadas na unidade.
 
Na área da saúde, as cores são utilizadas para neutralizar emoções, prevenir estresses e auxiliar na recuperação do organismo, explica a cromoterapeuta Ondina Balzano, que atua no Rio de Janeiro e é autora de três livros sobre a técnica.
 
Veja os efeitos das cores na saúde:
 
AMARELO: indicada para fraqueza nos ossos, cálculo renal, cicatrizes e manchas na pele, prisão de ventre e problemas hormonais.
 
ANIL: voltada para os casos de hemorragias. Funciona como um eficiente coagulante.
 
AZUL: tem atividade analgésica, ajuda no aparelho digestivo, acalma o sistema nervoso e auxilia nos processos de angústia, depressão e estresse.
 
LARANJA: é regeneradora de traumatismos musculares, fraturas e fraquezas ósseas. Ideal para incontinência urinária e para eliminar gorduras.
 
ROSA: funciona como queimador de gorduras e atua baixando a taxa de colesterol do sangue. Protege o baço e o fígado (usada em anêmicos).
 
VERDE: atua em infecções, em gastrites, doença renal, como relaxante muscular e em traumas ósseos.
 
VIOLETA: usada nos processos inflamatórios ou infecciosos. Indicada para doenças graves como hepatite, leucemia, câncer e aids.
 

 
Segundo Ondina, a cromoterapia é uma técnica milenar, que nasceu no Egito e tem como base o uso da energia das cores para a promoção do bem-estar. Para aplicar a técnica, ela elaborou um aparelho que emana luzes coloridas nos pacientes.
 
“Sabemos que certas cores têm a função excitante, como o vermelho e o laranja, enquanto que outras são calmantes, como o azul e o verde”, explica.
 
“Algumas cores são adstringentes, como o amarelo e outras são dilatadoras. Cada cor tem uma ou mais atuações específicas no organismo humano”, define.
 
De acordo com a demanda de cada paciente, é indicado uma cor para o tratamento com a aplicação das luzes coloridas. Além disso, a coloração dos alimentos também está ligada com a oferta de nutrientes e vitaminas.
 
Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário