Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 5 de março de 2013

Tratamento com cortisona por três dias aumenta risco de pancreatite aguda

A cortisona, hormônio utilizado em certos medicamentos,
aumenta o risco de pancreatite aguda
Pessoas tratadas com cortisona em forma de comprimido apresentaram risco 70% maior de desenvolver a condição
 
Estudo realizado por pesquisadores do Karolinska Institutet, na Suécia, revela que a cortisona, hormônio utilizado em certos medicamentos, aumenta o risco de pancreatite aguda.
 
Os resultados, publicados na revista JAMA Internal Medicine, sugerem que os pacientes tratados com a substância em algumas formas devem ser informados sobre os riscos e aconselhados a abster-se de álcool e tabagismo.
 
A pancreatite aguda é a doença mais comum do pâncreas e é causada por uma inflamação aguda do órgão. A maioria dos pacientes se recupera sem complicações. No entanto, em 15 a 20% dos pacientes, a doença desenvolve-se em uma condição de risco de vida. As causas mais comuns da doença são os cálculos biliares e consumo elevado de álcool, mas em um quarto dos pacientes as causas são desconhecidas.
 
Estudos anteriores baseados em casos individuais indicaram uma ligação entre pancreatite aguda e alguns medicamentos, como preparações que continham cortisona. Cortisona endógena deriva de um hormônio adrenal e está relacionada ao estresse e à regulação do ritmo circadiano. A forma mais comum em humanos é o cortisol (ou hidrocortisona). Cortisona sintético é usado para tratar uma série de condições médicas, tais como a asma e doenças autoimunes (por exemplo, doenças reumáticas).
 
O estudo é o primeiro a demonstrar a relação entre cortisona e pancreatite aguda. Seis mil pacientes diagnosticados com pancreatite aguda entre 2006 e 2008 foram comparados com 61 mil controles saudáveis.
 
Os resultados mostraram que as pessoas tratadas com cortisona em forma de comprimido correram um risco 70% maior de desenvolver pancreatite aguda. Esta ligação foi observada após três dias de medicação, o que justifica a evidência de que o fator causal foi a cortisona, em vez de a doença tratada em si.
 
"No entanto, não houve aumento observável no risco para as pessoas que usam cortisona aerossol, como inaladores para asma. Mas as pessoas que começam um tratamento com cortisona são recomendadas a abster-se de beber e fumar, fatores de risco para pancreatite aguda", conclui o principal autor do estudo, Omid Sadr-Azodi.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário