Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 30 de abril de 2013

Merck e Pfizer desenvolverão tratamento contra diabetes

Empresa inicia fase III do estudo, último passo antes de uma possível comercialização 
 
As companhias farmacêuticas americanas Merck e Pfizer se associarão para desenvolver e comercializar um novo tratamento potencial contra a diabetes tipo 2, indicou um comunicado conjunto divulgado nesta segunda-feira (29).
 
O acordo, que se aplica a todo o mundo, exceto ao Japão, se centra em uma molécula da Pfizer, o ertugliflozin, para a qual os testes clínicos de fase III, o último passo antes de uma possível comercialização, serão lançados neste ano.
 
A Pfizer recebeu um primeiro pagamento de R$ 120 milhões (60 milhões de dólares). Os pagamentos posteriores estão previstos quando forem superadas algumas etapas de desenvolvimento clínico, o procedimento de autorização e a comercialização, segundo o comunicado.
 
Merck e Pfizer planejam compartilhar com 60-40 as potenciais receitas da molécula, assim como certos custos.
 
O diabetes tipo 2, a forma mais comum da doença, afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo. Este número pode duplicar nos próximos anos devido à epidemia de obesidade e às formas de vida sedentária acompanhados de uma alimentação muito rica em gorduras e carboidratos.
 
Fonte R7

Pesquisadores dinamarqueses anunciam que cura do HIV "pode estar próxima"

Reprodução / Daily Mail
Vacina promete curar pacientes com aids
Doença que afeta 33 milhões de pessoas em todo o mundo
 
Cientistas dinamarqueses podem estar perto de encontrar a cura para a aids, doença que afeta 33 milhões de pessoas em todo o mundo. A equipe estuda uma nova técnica que “remove” o vírus a partir do DNA humano e, em seguida, o destrói permanentemente pelo sistema imunológico do paciente. As informações são do Daily Mail.
 
A nova estratégia está sendo testada em 15 pacientes e, se obter sucesso, será estudada em larga escala. Em entrevista ao jornal The Sunday Telegraph, o pesquisador sênior Ole Søgaard, do Hospital da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, disse que os primeiros sinais são "promissores".
 
— Estou quase certo de que teremos sucesso. O desafio será conseguir que o sistema imunológico do paciente reconheça o vírus e o destrua. Mas isso depende da força e da sensibilidade do organismo de cada indivíduo.
 
O anúncio foi feito dois dias após o governo dos EUA interromper os testes clínicos de uma vacina experimental para combater o vírus HIV, causador da Aids, após descobrir que ela não conseguiu interromper a infecção.
 
Com o tratamento mais moderno, o paciente pode viver uma vida quase normal, mesmo em idade avançada, com efeitos colaterais limitados.
 
No entanto, se a medicação for interrompida, o vírus pode voltar a se multiplicar no organismo do indivíduo e os sintomas da aids podem reaparecer em duas semanas.
 
Fonte R7
Eram pouco mais de 15h20 de quarta-feira, 24, quando uma enfermeira da ala de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Estadual de São Paulo chamou o médico residente Bruno Reis, de 30 anos, ao leito 22.
 
A família da paciente em tratamento contra um câncer terminal estava angustiada. Ao entrar no quarto, Reis constatou que a paciente já não respirava mais e sua morte foi registrada às 15h25. Coube a ele a missão de anunciar o fim da vida aos familiares.

Reis, de 30 anos, é o primeiro médico a cursar residência em medicina paliativa em São Paulo. Além dele, há também a médica Michelle Fontenele, de 31, que começou o mesmo tipo de residência no Instituto de Medicina Integral de Pernambuco (Imip). O Hospital do Servidor e o Imip são os dois primeiros do País a abrir residências nessa especialidade, que só foi reconhecida como área de atuação em 2011.

Mineiro de Raul Soares, uma cidade com pouco mais de 23 mil habitantes, Reis é o primeiro médico de uma família de comerciantes. Fez todo o ensino fundamental e médio em escolas públicas e escolheu prestar Medicina pelo desafio de um curso concorrido. Passou na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), fez residência em clínica médica, mas ainda não estava satisfeito. Chegou a cogitar uma especialização em Oncologia, mas queria mais.

Além de tratar da saúde dos pacientes, Reis queria "cuidar" deles. E é nesse contexto que entra em cena a medicina paliativa, cujo foco é cuidar do doente e não da doença. É cuidar da "qualidade da morte", para que ela aconteça de maneira menos dolorosa para o paciente e para a família.

As aulas da residência em medicina paliativa no Hospital do Servidor começaram em março, no 12.º andar, na ala para onde só vão os pacientes graves, com doenças praticamente sem chances de cura. São dez leitos em quartos individuais, com direito a acompanhante permanente. É nesse cenário que Reis passa o dia inteiro em contato com os pacientes e seus familiares.

Em menos de dois meses, ele já se deparou com a morte de 11 pacientes. Ainda chora por todos. Mas nada o faz desanimar. "É isso que eu vim buscar aqui, a prática. Ainda estou aprendendo a lidar com a morte, pois sou humano. Mas é muito bom poder fazer algo mais por essas famílias."

Dor. Promover o alívio, diminuir casos de delírio, de depressão e até indicar cirurgias para os pacientes são algumas das características dos cuidados paliativos. "A gente lida com medicações que se forem mal usadas podem colocar a vida em risco", diz a médica Maria Goretti Charles Maciel, que trabalha na ala de cuidados paliativos.

O pernambucano Severino Inácio da Lima, de 79 anos, por exemplo, está internado para aliviar as dores provocadas por um câncer de próstata e está com metástases no abdome. A solução para amenizar o problema é fazer uma cirurgia para implantar um catéter no rim. "Isso vai melhorar a qualidade de vida dele." É dessa forma que a medicina paliativa tem tentado fazer mais pelos pacientes.

Brasil. O movimento que difundiu os cuidados paliativos para pacientes com doenças avançadas e muitas vezes sem cura surgiu na Inglaterra em 1967, dentro da filosofia de evitar o prolongamento da vida com angústia.

No Brasil, o primeiro relato desse tipo de acompanhamento é do Instituto Nacional de Câncer (Inca) de 1989 - 22 anos após o dos ingleses -, mas ainda de forma tímida e superficial.

Nos anos 2000, alguns centros brasileiros começaram a se estruturar e oferecer cuidados paliativos. Hoje, segundo a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), são cerca de 65 serviços cadastrados, mas só 22 são reconhecidos com equipes minimamente estruturadas.

"O Brasil ainda possui poucos serviços e, isolados", diz Luís Fernando Rodrigues, vice-presidente da ANCP. Segundo ele, um consenso mundial estabelece três parâmetros para avaliar como os países fazem o controle da dor e se eles têm cuidados paliativos.

Um deles é a quantidade de doses diárias de opioides (substâncias derivadas do ópio, usadas para controlar a dor), segundo a Organização Mundial da Saúde. Nos países desenvolvidos, o consumo médio é de 30 mil doses diárias de medicamento por milhão de habitantes. Já nos países da América do Sul, entre eles o Brasil, essa medida é de 200 doses por dia.

Outro parâmetro é um ranking da revista The Economist, feito em 2010, que avaliou a "qualidade de morte" em 40 países - o Brasil aparece em 38.º, atrás de Índia e Uganda.
 
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
 
Por R7

Adolescente é forçada a engravidar com esperma comprado pela mãe na internet

Reprodução/TheGuardian
Menina de 16 anos foi obrigada a fazer inseminação artificial
desde os 14 anos de idade pela própria mãe
Caso chocou a Inglaterra e mãe foi condenada a cinco anos de prisão
 
Uma mãe forçou a filha adotiva, de 16 anos de idade, a engravidar por meio de uma inseminação artificial com esperma comprado pela internet. A notícia foi publicada no jornal inglês deste domingo (28) The Guardian.
 
De acordo com a publicação, a adolescente aceitou a situação por medo da mãe. Aos 14 anos e virgem, ela já havia abortado, depois de passar pelo mesmo procedimento. O jornal ainda afirma que ao longo destes dois anos a menina havia se inseminado sete vezes "sozinha no quarto usando seringas de sêmen preparadas pela mãe".

Na primeira vez, o sêmen foi oferecido porém com um doador que "havia ido até sua casa. Porém, nas demais  tentativas até a gravidez foram utilizados esperma comprados em um banco internacional.

Quando ela ficou grávida aos 16 anos, os médicos foram informados de que ela tinha passado a noite com um rapaz que abandonou e que havia viajado ao exterior.
 
Ainda segundo a publicação, a verdade só foi descoberta no momento do nascimento da criança por causa do comportamento "agressivo e insensível" da mãe. De acordo com os médicos que fizeram o parto, a mulher tentou impedir que sua filha de amamentar o recém-nascido. Percebendo a relutância da adolescente em entregar o bebê para a mãe, os especialista chamaram responsáveis do governo que protegem as crianças.
 
A mulher tinha quatro filhos. Ela havia adotado três crianças quando ainda eram bebês no exterior, duas vezes quando ela era casada e uma vez como estava solteira. Ela havia optado por não dar à luz por causa de um problema de saúde, além de ter se feito cirurgia para não ter mais filhos por própria vontade.
 
Prisão da mãe
Detalhes deste caso chocante surgiram depois de uma decisão judicial que condenou a mãe a cumprir cinco anos de prisão. O texto da alta corte inglesa colocaram em questionamento as brechas em adoções internacionais e regulação do tráfego global de esperma. O caso tramitou em segredo de justiça. Apesar de a história ter surgido na imprensa, a mulher não pode ser identificada para preservar a filha e o neto.
 
Em sua sentença, o juiz Justice Jackson disse que não conseguia entender como uma mãe "poderia se comportar de uma maneira tão má e egoísta com uma criança vulnerável”.
 
De acordo com o acórdão, a filha "ficou grávida, a pedido de sua mãe, usando esperma de um doador comprado pela mãe, com a finalidade de fornecer uma quarta criança para a mãe para trazer como seus próprios".
 
Fonte R7

Suprema Corte da Irlanda nega a mulher com esclerose direito à eutanásia

BBC
Mulher disse que temia morrer esmagada
Ela não consegue mexer o corpo do pescoço para baixo
 
A Suprema Corte da Irlanda negou nesta segunda-feira (29) a uma mulher com esclerose múltipla em estágio avançado o direito à eutanásia, alegando que a lei no país não permite o suicídio assistido.
 
Marie Fleming, de 59 anos, já tinha perdido o caso em um tribunal da capital da Irlanda, Dublin, em janeiro, mas decidiu apresentar um recurso à mais alta corte do país.
 
Ela não consegue se movimentar do pescoço para baixo e, em um depoimento à justiça, disse que sua vida havia se reduzido a uma agonia e que temia morrer engasgada, já que ela já não consegue engolir.
 
Seus advogados argumentaram que, já que a lei irlandesa não proíbe o suicídio, não autorizar o suicídio assistido de pessoas que não podem fazê-lo sozinhas seria uma discriminação. Além disso, eles sustentaram que a Convenção Europeia de Direitos Humanos garante a todas as pessoas o direito à autonomia pessoal.
 
Mas a juíza da Suprema Corte Susan Denham alegou que as leis da União Europeia permitem aos países-membros estabelecer suas próprias diretrizes quando à eutanásia e que a constituição irlandesa não prevê “um direito explícito ao suicídio ou a determinar o momento da morte da própria pessoa”.
 
Prisão
Ao ler a sentença, a juíza descreveu a história como um "caso muito trágico".
 
Ex-professora universitária, Marie Fleming recebe cuidados de seu marido, Tom Curran, e seus dois filhos adultos.
 
Caso seu marido a ajude a encerrar a própria vida, ele pode vir a ser preso por até 14 anos.
 
Segundo a agência de notícias Associated Press, após ligar para a mulher (que não compareceu ao tribunal) para informá-la do veredicto, Curran disse que o casal ainda estava determinado a seguir em frente com a eutanásia.
 
Fonte BBC Brasil

Dieta mediterrânea ajuda a combater a demência, diz estudo

Efeitos não se estendem às pessoas com diabetes, de acordo com pesquisa
 
A dieta mediterrânea, a base de peixe, frango e azeite de oliva, com baixa ingestão de laticínios gordurosos e carne pode reduzir os riscos de os indivíduos virem a sofrer de problemas de memória mais tarde na vida, revelou um amplo estudo americano publicado esta segunda-feira.
 
Mas os efeitos benéficos de seguir uma dieta rica em ácidos-graxos ômega 3 não se estendem às pessoas com diabetes, revelou a pesquisa publicada no periódico médico Neurology, da Academia Americana de Neurologia.
 
As descobertas, descritas como o mais amplo estudo do tipo feito até agora, se basearam na informação dietética de 17.478 afro-americanos e caucasianos com média de idade de 64 anos.
 
Em pessoas saudáveis, aqueles que ingerem regularmente uma dieta mediterrânea foram 19% menos propensas a desenvolver problemas em suas habilidades de memória e raciocínio do que pessoas que não comem estes alimentos.
 
Não se observou uma grande diferença no declínio cognitivo entre brancos e negros.
 
"A dieta é uma importante atividade mutável que pode ajudar a preservar o funcionamento cognitivo mais tarde na vida", afirmou Georgios Tsivgoulis, médico da Universidade do Alabama em Birmingham e da Universidade de Atenas, Grécia.
 
— No entanto, é apenas uma de várias importantes atividades de estilo de vida que podem desempenhar um papel no funcionamento mental da velhice. Praticar exercícios, evitar a obesidade, não fumar cigarros e tomar medicamentos para controlar diabetes e hipertensão também são importantes.
 
O estudo foi financiado pelo Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrames, que integra os Institutos Nacionais de Saúde, e pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.
 
Fonte R7

Crianças americanas nascidas fora dos EUA têm menos alergias

A falta de estímulo infeccioso do sistema imunológico em crianças
 pequenas poderia aumentar suas reações alérgicas, afirmaram os médicos
As crianças americanas nascidas fora dos Estados Unidos estão muito menos propensas a sofrer de doenças alérgicas do que as nascidas no país, revelou um estudo publicado nesta segunda-feira.
 
O estudo, publicado na edição online da seção de pediatria da revista da Associação Médica Americana (JAMA), foi feito através do envio de um questionário aos pais de 91.642 crianças e adolescentes menores de 17 anos, no âmbito de uma pesquisa nacional sobre saúde infantil, realizada entre 2007 e 2008.
 
Os cientistas determinaram a prevalência de doenças alérgicas como asma, eczemas, febre do feno e alergias alimentares, e constataram que as crianças americanas nascidas fora do país tinham 70% menos chances de sofrer destas doenças em comparação com as nascidas no país (20,3% frente a 34,5%).
 
Se os pais também nasceram fora dos Estados Unidos, o risco de desenvolver estas doenças alérgicas foi 83% menor em comparação com aqueles cujos pais nasceram no país, apontaram os autores do estudo.
 
Os cientistas mencionaram vários fatores possíveis para esta diferença significativa na suscetibilidade às alergias, como nível socioeconômico, grupo étnico, o fato de viver em áreas urbanas, além da nutrição.
 
As crianças imigrantes americanas também ficaram mais expostas a algumas infecções que poderiam ajudar seu sistema imunológico imaturo a desenvolver disposições contra as alergias, reduzindo sua suscetibilidade à asma, por exemplo.
 
A falta de estímulo infeccioso do sistema imunológico em crianças pequenas poderia aumentar suas reações alérgicas, afirmaram os médicos.
 
Estudos feitos anteriormente mostraram que a exposição ao vírus da varíola na primeira infância era associado a um risco menor de asma, rinite alérgica e geralmente a uma menor sensibilidade alérgica.
 
"Os imigrantes nos Estados Unidos vêm de países em desenvolvimento, onde os estímulos infecciosos são mais frequentes, têm um risco menor de doenças alérgicas", concluíram os autores do estudo do Centro Hospitalar Roosevelt de Nova York.
 
Também observaram que as crianças nascidas fora dos Estados Unidos aumentaram o risco de desenvolver eczemas e febre do feno, mas não asma e alergias aos alimentos, mais de dez anos depois de sua chegada, em comparação com todos os seus primeiros anos de residência.
 
Fonte R7

Estudo alerta para limitação das pesquisas sobre câncer nos EUA

As pesquisas sobre o câncer nos Estados Unidos tendem a se basear em estudos pequenos concentrados em um único tratamento, sendo com frequência insuficientes em comparação com os padrões científicos adotados em outras pesquisas médicas, revelou um estudo publicado esta segunda-feira.
 
Esta tendência pode ser impulsionada pelo desejo de acelerar a apresentação de tratamentos no mercado, mas traz à tona questionamentos sobre a eficácia na prática de terapias experimentais de combate ao câncer, destacou o estudo publicado no periódico Journal of the American Medical Association (JAMA).
 
"Ao aumentar a transparência, acredito que poderemos compreender o que funciona e o que não", declarou à AFP Bradford Hirsch, principal autor do estudo e professor assistente de medicina da Universidade Duke.
 
Os cientistas analisaram a base de dados de testes clínicos do governo americano e descobriram que cerca de 22% de todas as pesquisas científicas são dedicadas ao câncer, a maior disciplina única de estudos, seguida de saúde mental (9%) e das doenças infecciosas (8,3%).
 
Sessenta e dois por cento dos testes sobre câncer se basearam em um medicamento único, sem comparação com outros tratamentos, demonstrou esta revisão feita com base em quase 41.000 estudos realizados entre 2007 e 2010, contidos no registro online.
 
Apenas cerca de um quarto das outras especialidades de pesquisa faz este tipo de estudo de via única.
Os estudos sobre o câncer costumam ter um engajamento menor, com participação média de 51 pacientes em comparação com 72 em outras disciplinas, e quase dois terços das pesquisas sobre a doença não foram aleatórias, contra menos de um quarto em outras áreas.
 
Os médicos também se mostraram menos propensos a "fechar os olhos" para o medicamento testado para evitar análises tendenciosas, sendo que quase 9 em 10 testes de câncer foram "abertos" (quando o médico e o paciente sabem qual é o tratamento administrado) em comparação com apenas a metade em outros estudos.
 
A análise faz parte de um projeto conhecido como Iniciativa de Transformação dos Testes Clínicos, uma parceria entre a Universidade Duke e a Food and Drug Administration, agência que regula os alimentos e os medicamentos nos Estados Unidos, a fim de melhorar as práticas de pesquisa médica.
 
O estudo revelou, ainda, que quase 42% dos estudos revisados foram financiados por companhias farmacêuticas. Mas a maioria obteve recursos de outra forma: 15,3% pelo governo e 42,9% por financiadores externos, incluindo grupos e fundações acadêmicos.
 
A análise também revelou que alguns cânceres poderiam estar recebendo mais atenção que o devido.
 
O linfoma, por exemplo, teve 6,6% de estudos sobre câncer, enquanto sua incidência na população é de 4,8% e sua letalidade, de 3,8%.
 
Outros cânceres, como o de pulmão e o de bexiga, mereceriam mais estudos. O câncer de pulmão foi objeto de 9% dos testes clínicos, mas respondeu por 14,5% de todos os diagnósticos e teve a mais alta taxa de letalidade (27,6% de todos as mortes por câncer em 2010).
 
Embora as pesquisas sobre o câncer de mama sejam proporcionais à sua prevalência na população em geral, um em quatro estudos sobre a doença se concentraram não no tratamento, mas nos cuidados de apoio, diagnóstico e prevenção.
 
O estudo também demonstrou que pouco mais de um terço dos testes de câncer registrados pelo governo americano são realizados inteiramente fora dos Estados Unidos.
 
Em editorial no JAMA, Peter Bach, médico no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center de Nova York, escreveu que a "descoberta mais intrigante" do estudo é que "fica facilmente aparente que os esforços da pesquisa clínica como um todo não são coordenados e orientados por algum conjunto particular de princípios consensuais".
 
Fonte R7

Obesidade em jovens duplica risco de morrer antes dos 55 anos

Os jovens obesos têm duas vezes mais chances de morrer antes de completarem 55 anos, em comparação àqueles que têm um peso normal, revela um estudo publicado nesta terça-feira (hora local) pelo British Medical Journal Open.
 
O estudo, iniciado há 33 anos, foi realizado com base em 6.500 dinamarqueses que tinham 22 anos em 1955. Desses, 97 (1,5%) eram obesos no início do estudo.
 
Aos 55 anos, quase a metade havia sofrido patologias diversas (como diabetes, hipertensão, trombose, ou infartos), ou havia falecido.
 
Fonte R7

Concurso Prefeitura de Zacarias - SP

A Prefeitura de Zacarias, Estado de São Paulo, publicou edital Nº 01/2013 de concurso público para provimento de cargos do quadro permanente de servidores. São distribuídas 16 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com vencimentos de até R$ 7.358,16 em carga horária de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
O concurso será executado pela Instituição Soler de Ensino Ltda e as oportunidades são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde – ESF, Auxiliar Odontológico do ESF, Médico, Enfermeiro do ESF, Cirurgião Dentista do ESF, Farmacêutico, Enfermeiro e Técnico em Enfermagem.

As inscrições serão realizadas exclusivamente através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico www.institutosoler.com.br, até o dia 12 de maio de 2013. O valor da taxa de inscrição a ser pago para participação neste certame é de R$ 25,00 para os cargos de nível fundamental e médio e de R$ 50,00 para os cargos de nível superior.

As provas serão realizadas em escolas do Município de Zacarias, provavelmente, no dia 19 de maio de 2013, em horários e locais a serem divulgados após a homologação das inscrições.

A validade do concurso público será 02 anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 2 anos, a critério exclusivo da Prefeitura Municipal de Zacarias.

Prefeitura de Capinzal (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Capinzal, estado de Santa Catarina, lançou resumo do edital nº. 016, de 26 de abril de 2013, para realização de processo seletivo. Sob a responsabilidade da Prefeitura de Capinzal e coordenado pela comissão permanente de processos seletivos, o certame tem como objetivo o preenchimento de 3 vagas para Médico - ESF 40 horas, com vencimento de até R$ 14.200,00.
 
As inscrições serão efetuadas até o dia 03 de maio de 2013, na sala da Diretoria de Recursos Humanos, no horário das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, situada à Rua Carmelo Zócolli, 155, Centro, Capinzal.
 
Maiores informações na Prefeitura de Capinzal e/ou através do site - www.capinzal.sc.gov.br.

Concurso UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou o edital nº 13/2013 de abertura de inscrições ao concurso público para provimento de cargos técnico - administrativos em Educação para o seu quadro permanente. Sob a responsabilidade organizacional do Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE), vinculado à própria UFRN, o concurso selecionará candidatos de níveis fundamental, médio e superior.
 
Os cargos de nível superior com oferta de vagas são: Engenheiro Civil (01), Engenheiro de Telecomunicações (01), Engenheiro Agrônomo (01), Músico (01), Pedagogo (04), Revisor de textos (01), Tecnólogo / Microscopia (01), Assistente Social (02), Tecnólogo / Gestão Pública (01) e Nutricionista (01). A remuneração para esses postos é de R$ 3.138,70 e a taxa de inscrição no concurso é de R$ 80,00.
 
Os cargos que exigem nível médio profissionalizante são: Editor de Imagens (01), Técnico de Laboratório / Biotério (02), Técnico de Laboratório / Microscopia (01), Técnico de Laboratório / Materiais (01), Técnico de Laboratório / Logística (01), Técnico em Saneamento (01) e Técnico em Eletrônica (01). A remuneração mensal é de R$ 1.912,99 e a taxa de inscrição, R$ 60,00
 
Candidatos que possuem o ensino médio ou Fundamental completo poderão concorrer aos cargos de Assistente de Alunos (01), Auxiliar em Administração (20), Auxiliar de Creche (02), Auxiliar de Biblioteca (02) e Operador de Luz (01). Esses cargos oferecem remuneração de R$ 1.547,23 e a taxa cobrada pela inscrição é de R$ 50,00.
 
Inscrições e provas
A inscrição será feita exclusivamente via internet no período entre 13 de maio e 03 de junho de 2013, bastando acessar o site da COMPERVE (www.comperve.ufrn.br), no qual estarão disponíveis o Edital completo e o Formulário de Inscrição.
 
O candidato poderá obter informações referentes ao concurso público na COMPERVE (BR 101, Campus Universitário - Lagoa Nova - Natal/RN), na Secretaria da PROGESP (Prédio da Reitoria, BR 101 Campus Universitário, Lagoa Nova, CEP 59072-970, Natal-RN) ou via internet, nos sítios www.comperve.ufrn.br e www.progesp.ufrn.br.
 
A seleção será composta de provas de conhecimentos básicos e específicos (provas objetivas) e prova de conhecimentos práticos específicos (prova prática). As provas estão programadas para o dia 07 de julho de 2013, no município de Natal/RN. O prazo de validade do concurso será de 1 (um) ano, prorrogável por igual período.
 
O edital foi primeiramente publicado no Diário Oficial da União de 29/04/2013, seção 3, a partir da página 80.

FURB - SC abre seleção para professores

A Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), em Santa Catarina, por meio dos editais de processo seletivo simplificado nºs 22 e 42/2013, comunicou que receberá inscrições para admissão de professores que tenham formação em Enfermagem, Farmácia, Medicina ou Biomedicina. A contratação será feita de acordo com a CLT e por tempo determinado.

As inscrições devem ser realizadas nos dias 27 e 28 de maio de 2013 . O candidato deve preencher uma ficha (anexada ao edital), levando-a devidamente preenchida, com certificado de graduação e outros títulos, para a Divisão de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas –  DGDP, na sede da Universidade Regional de Blumenau, FURB, localizada na Rua Antônio da Veiga, nº. 140, em Blumenau/SC - Bloco A, Sala 108. O horário de atendimento será das  8h às 11h30 e das 14h às 18h.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 96,15, que será recolhida na Divisão de Administração Financeira da FURB.

O processo seletivo será composto de duas etapas: análise de títulos e avaliação da didática do candidato. A avaliação dos títulos tem caráter classificatório e deverá ser realizada pela banca examinadora. O sorteio para verificação da Capacidade Didática dos candidatos do edital nº 42/2013 (Farmácia, Medicina ou Biomedicina) será feito no dia 20 de junho de 2013, às 8h30, no Campus I Sala A-108. Já os enfermeiros inscritos pelo edital 22/2013 deverão ir ao sorteio marcado para 17 de junho, às 8h, também no Campus I Sala A-108.

O prazo de validade deste processo seletivo será de 1 ano, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.
 
Os editais 22 e 42/2013 podem ser acessados pelo site http://www.furb.br/web/1313/institucional/editais

Prefeitura de Itatira (CE) abre concurso

Para ampliar o quadro de servidores e atender as necessidades da administração municipal, a Prefeitura de Itatira, no estado do Ceará, publicou o edital nº 001/2013 de concurso público. O certame oferece 202 oportunidades mais formação de cadastro reserva. A remuneração é de até R$ 7 mil por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
Nível Superior: Assistente Social, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico, Psicólogo e Veterinário.
 
Nível Médio: Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Saúde Bucal, Inspetor Sanitário, Técnico em Enfermagem e Técnico em Prótese Dentária.
 
Nível Fundamental: Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Motorista Categoria B e D.
 
Nível Alfabetizado: Auxiliar de Serviços Gerais e Vigia.
 
Magistério: Professor de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Professor de Ciências da Natureza/Matemática, Professor de Cultura e Sociedade, Professor de Educação Especial, Professor de Educação Física, Professor de Linguagem e Códigos e Psicopedagogo.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas de forma presencial ou por procuração no período de 02 a 13 de maio de 2013, das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas, na Sede da Prefeitura Municipal, situada na Rua Padre José Laurindo nº 1249 – Centro.

 Seleção e Validade

A data e locais da aplicação das provas objetivas e definição dos locais serão divulgados após o encerramento das inscrições, pelo site www.grserv.com.br, e  nos órgãos da Prefeitura Municipal de Itatira.
 
A seleção incluirá provas objetivas, para todos os cargos, e prova de títulos, apenas para os candidatos que concorrerem aos cargos de nível superior e magistério.
 
O concurso terá validade de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, por ato da administração municipal, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Timóteo (MG) abre processo seletivo

A Prefeitura de Timóteo, cidade localizada no interior de Minas Gerais, está promovendo o processo seletivo nº. 01/2013, com o propósito de ocupar 400 vagas em seu quadro funcional. As oportunidades estão distribuídas entre as áreas de Assistência Social, Educação, Saúde e Obras.
 
Podem concorrer candidatos de níveis fundamental incompleto e completo, médio e superior, lembrando que todas as contratações serão por prazo determinado. Os salários iniciais previstos variam de R$ 721,93 a R$ 3.318,59, por jornadas de trabalho de 20 a 40 horas semanais. Do total de colocações, 5% são reservadas a candidatos com deficiência.
 
Inscrição
As inscrições poderão ser realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.imam.org.br, até às 23h59 do dia 07 de maio de 2013. É necessário o pagamento de taxas, com valores de R$ 20,00 a R$ 28,00, até 08 de maio de 2013.

O candidato que tiver dificuldade de acesso à internet poderá, pessoalmente ou através de procurador, comparecer, durante o período de inscrição, diretamente ao Posto de Informação, localizado no "hall" do Paço Municipal - Avenida Acesita, 3230, Bairro São José - Timóteo-MG, no horário 9h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, munido de documento de identidade e CPF para realização de sua inscrição e impressão do seu boleto bancário. Será disponibilizado no endereço acima citado, pessoal capacitado para atender o candidato, inclusive no preenchimento do Requerimento Eletrônico de Inscrição e na impressão do boleto bancário.
 
Provas e Curso de Formação
Os candidatos serão avaliados por meio de Prova Objetiva de Múltipla Escolha e Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada. As provas serão aplicadas na cidade de Timóteo provavelmente nos dias 01 e/ou 02 de junho de 2013.

Havendo alteração nas datas prováveis os candidatos serão avisados com a devida antecedência, por meio do Cartão de Inscrição, publicação no Quadro de Avisos da Prefeitura e nos sites www.timoteo.mg.gov.br  e  www.imam.org.br além da imprensa escrita por meio do jornal Diário Popular/MG.

O gabarito provisório será publicado pela Comissão do Processo Seletivo até o 2º dia útil após a realização da respectiva prova, no Quadro de Avisos da Prefeitura de Timóteo e nos sites www.timoteo.mg.gov.br e www.imam.org.br
 
Validade
O prazo de validade do processo seletivo é de 06 (seis) meses, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, a juízo do Executivo Municipal.
 
O Edital e todas as publicações oficiais estão disponíveis no site www.imam.org.br.

Concurso Prefeitura de Ibitinga (SP)

A Prefeitura da Estância Turística de Ibitinga, São Paulo, por meio da empresa Assessorarte, publicou edital de concurso público N° 001/2013 visando formar cadastro de reserva para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 3.160,43 por carga horária de 30 a 40 horas semanais.

São oferecidas 36 vagas para os cargos de Capinador, Jardineiro, Lombador, Servente de Pedreiro, Auxiliar de Creche, Operador de Máquinas Leves, Berçarista, Telefonista, Analista de Contas, Assistente Social, Contador, Engenheiro Civil e Nutricionista.

Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.assessorarte.com.br, até o dia 10 de maio de 2013.

O candidato que não possuir acesso próprio à internet poderá efetuar sua inscrição dirigindo-se ao posto do “Acessa São Paulo”, situado na Rua Dr. Teixeira 575, Centro, Ibitinga – SP, ou em qualquer outro Posto de Atendimento.

Taxas
Ensino Fundamental Incompleto - R$ 25,00;
Ensino Fundamental Completo R$ 25,00;
Ensino Médio Completo e/ou Técnico R$ 35,00;
Ensino Superior Completo R$ 50,00.

Provas
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 09 de junho de 2013, em locais e horários a serem divulgados. Já as provas práticas deverão ser realizadas em datas oportunamente divulgadas por meio de editais de convocação específicos, no qual constarão a nota de corte, a relação nominal dos candidatos em ordem alfabética, nota da prova objetiva, além dos locais e horários de comparecimento para a realização das provas práticas.

O gabarito oficial das provas objetivas será divulgado por meio de Edital a ser publicado na Imprensa Oficial do Município, Jornal Semanário Estância de Ibitinga, através de afixação na Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ibitinga, localizada na Rua Miguel Landim, n° 333, Centro, Ibitinga, SP, e no endereço eletrônico www.assessorarte.com.br.

Validade
O concurso terá validade de 2 anos contados da data da homologação de seus resultados, podendo o prazo ser prorrogado a critério da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ibitinga por igual período.

Prefeitura de Nova Trento (SC) abre vagas

A Prefeitura de Nova Trento, cidade localizada a 80 km de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, abre inscrições para realização dos processos seletivos 05 e 06/2013, destinados a selecionar profissionais de níveis fundamental e superior. A seleção oferece 19 vagas com salários que variam entre R$ 678,00 a R$ 7.879,43, dependendo da função ocupada.
 
Cargos
Edital 05: Auxiliar de Manutenção/Conservação, Operador de Máquinas, Auxiliar de Consultório Odontológico e Motorista II/Transporte Escolar.
 
Edital 06: Coordenador Escolar Nível III, Enfermeiro, Fonoaudióloga, Médico, Assistente Técnico Desportivo, Psicopedagogo e Enfermeiro.
 
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever gratuitamente até o dia 08 de maio de 2013, no horário das 08h30min às 17h00min no prédio da prefeitura de Nova Trento, situada à Rua Santo Inácio, nº 126, Centro, Nova Trento/SC.
 
No ato da inscrição deverão ser entregues os seguintes documentos:
Carteira de Identidade;
CPF;
Título de Eleitor e comprovante de quitação eleitoral;
Certificado de Reservista (masculinos);
Currículo contendo em anexo cópia do(s) diploma(s), título(s), certificado(s), certidão(ões);
Documento(s) que comprove(m) a formação superior em conformidade com a habilitação exigida;
Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS;
Carteira nacional de habilitação – CNH para os inscritos nos cargos de motorista de transporte escolar, motorista I e II e operador de máquinas.
 
Seleção
O processo seletivo será constituído de análise curricular/títulos e prova prática.
 
As provas práticas serão realizadas na data provável de 11 de maio de 2013, com início às 08h00min e término às 12h00min, para os candidatos aos cargos motorista II, auxiliar de manutenção e conservação, operador de máquinas e auxiliar de consultório odontológico (ESF). Os locais serão divulgados pela comissão a partir do dia 09 de maio de 2013, no site www.novatrento.sc.gov.br, no mural de avisos da Prefeitura, sem prejuízo de divulgação informativa prévia em jornais de circulação regional.

O processo seletivo será  válido por 12 meses.

Concurso Prefeitura de Putinga (RS)

Em Putinga, município localizado no Estado do Rio Grande do Sul, o prefeito tornou público a abertura do edital n.º 001/2013 de concurso público destinado ao preenchimento de diversos cargos no quadro permanente de servidores. O concurso público está sendo conduzido pela Objetiva Concursos Ltda e oferece 03 vagas de nível fundamental e superior, com remuneração de até R$ 4.820,00 e carga horária de 20 e 40 horas semanais.

As vagas são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde (01) e Médico (02).

As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 23h59min do dia 13 de maio de 2013, pela página da organizadora (www.objetivas.com.br). A taxa é de R$ 26,41 para todos os cargos.

A Prova Objetiva, para todos os cargos será aplicada em 16 de junho de 2013, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 31 de maio de 2013.

O concurso terá validade de até 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério do Município de Putinga/RS.
 
O edital está disponível no site da organizadora.

Concurso Prefeitura de Salvador das Missões - RS

A Prefeitura de Salvador das Missões, no estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Administração, lançou edital N° 001/2013 de concurso público para provimento de vagas legais e formação de cadastro reserva do quadro de servidores do Município, com a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos LTDA.

O concurso tem a intenção de preencher 18 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 620,69 até R$ 6.517,24 por carga horária de 12 a 40 horas semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde (Acs), Auxiliar em Saúde Bucal - Asb, Cirurgião-Dentista do Esf, Fisioterapeuta, Médico, Médico do Esf, Técnico em Contabilidade e Visitador do Pim.

Inscrições e Taxas
As inscrições via internet poderão ser realizadas até o dia 20 de maio de 2013, pelo site da organizadora (http://www.objetivas.com.br), onde também pode ser encontrado o edital completo. As taxas de inscrição variam de R$ 75,00 a R$ 100,00.

Provas
As provas escritas serão aplicadas provavelmente em 15 de junho de 2013, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 31 de maio de 2013, nos turnos que seguem:

- MANHÃ: Agente Comunitário da Saúde, Cirurgião-Dentista, Fisioterapeuta e Médico;

- TARDE: Auxiliar em Saúde Bucal, Médico do ESF, Técnico em Contabilidade e Visitador do PIM.

Validade
O concurso terá validade por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério do Município de Salvador das Missões/RS.

Prefeitura de Catas Altas (MG) abre processo seletivo

A Prefeitura de Catas Altas, cidade localizada a 130 km de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, informou no Diário Oficial dos Municípios de 29 de abril de 2013 sobre a abertura das inscrições para processo seletivo destinado à contratação temporária de profissionais.
 
Cargos: Psicólogo, Professor de Educação Básica, Auxiliar de Enfermagem,
 
As inscrições serão realizadas até o dia 03 de maio de 2013, no Departamento Pessoal da Prefeitura de Catas Altas, das 08h às 11h e das 13h às 16h.
 
Outras informações por meio do telefone (31) 3832 -7113.

Prefeitura de Divinópolis (MG) abre processo seletivo

A Prefeitura de Divinópolis, estado de Minas Gerais, divulgou edital de processo seletivo nº. 034/2013-SEMUSA visando a contratação temporária de 02 Médicos (Cardiologista e Generalista), com 20 horas semanais. O vencimento mensal inicial é de até R$ 2.170,37 mais 20% de insalubridade sobre o salário mínimo.
 
Os interessados deverão enviar o currículo à Secretaria Municipal de Saúde, em atenção ao setor de Recursos Humanos, localizado à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, até às 17 horas do dia 30 de abril de 2013.
 
A avaliação curricular será realizada pelo Setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde Pública e a classificação e desempate ocorrerão, impreterivelmente, na seguinte ordem: Residência no Município de Divinópolis.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 29 de abril de 2013, pág. 20 e 21.

Concurso Prefeitura de São Pedro do Butiá (RS)

A Prefeitura de São Pedro do Butiá, no estado do Rio Grande do Sul, abriu o edital N° 001/2013, oferecendo oportunidades de emprego mediante Concurso Público sob a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos LTDA. São oferecidas 08 vagas para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Médico ESF (níveis médio e superior), com salários variados de R$ 986,00 e R$ 7.540,00 em carga horária de 40 horas semanais.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 14 de maio de 2013, de segunda à sexta-feira, em dias úteis, na Prefeitura Municipal de São Pedro do Butiá, das 07h45min às 11h30min e das 13h30min às 16h45min, sita na Avenida Júlio Schwengber, 1645 - Bairro Centro, São Pedro do Butiá-RS.
 
As taxas variam de R$ 50,00 para cargo de nível médio e de R$ 100,00 para cargo de nível superior.
 
A prova objetiva, para todos os cargos será aplicada na data prevista de 16 de junho de 2013, no Município de São Pedro do Butiá, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 24 de maio de 2013.
 
O concurso terá validade de até 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério do Município de São Pedro do Butiá.
 
O edital está disponível no site da organizadora (http://www.objetivas.com.br/)

FURB abre processo seletivo

A Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), em Santa Catarina, lançou os editais de processo seletivo nº 20, 21, 35, 36, 41, 44, 45, 46 e 47/2013 para contratação de professores que possuam formação nas áreas de Medicina, Odontologia, Farmácia,  Biomedicina, Enfermagem, Medicina Veterinária, Nutrição, Fisioterapia, Biologia, Engenheria Química, Engenharia da Computação, Informática, Analista de Sistema, Ciências Biológicas e Educação Física. As contratações serão por tempo determinado.

As inscrições devem ser feitas nos dias 16 e 17 de maio, na sede da Universidade Regional de Blumenau - FURB, localizada na Rua Antônio da Veiga, nº. 140, em Blumenau/SC - Bloco A, Sala 108. Os horários de atendimento são das 8h às 11h30 e das 14h às 18h. O candidato deve levar, no ato da inscrição, certificado da área em que é formado, além da ficha de inscrição preenchida e cópias de títulos que devem ser entregues no mesmo dia da inscrição.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 96,15, que deve ser recolhida na Divisão de Administração Financeira da FURB.
 
Seleção
O processo seletivo constará de duas etapas: valoração de títulos e avaliação de desempenho didático. A avaliação dos títulos tem caráter classificatório e deverá ser realizada pela banca examinadora com base nos comprovantes entregues pelos candidatos no ato da inscrição.

Para quem pretende lecionar a disciplina para formados em medicina (edital 44/2013), os sorteios para a prova didática serão feitos em 28 de maio de 2013, às 7h30min, no Campus I Sala A-108. Já os candidatos formados em Engenharia Química (edital 36/2013) terão sorteio marcado para 17 de junho, às 14h, na Campus I Sala A-108.

Quem disputa as vagas nas áreas de Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Medicina Veterinária, Nutrição e Fisioterapia (edital 20, 47/2013), os sorteios da avaliação didática será feita em 03 de junho de 2013, às 8h e 17h20, no Campus I Sala A-108.

E para os candidatos que  pretendem lecionar outras disciplinas relacionadas à formação em Ciências Biológicas, Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Odontologia, Medicina, Nutrição, Enfermagem ou Educação Física (edital 46/2013), a data do sorteio para a avaliação didática está agendada para 05 de junho de 2013, às 13h30, também no Campus I Sala A-108.

O sorteio para os candidatos formados em Enfermagem e também Engenharia Química (editais 41, 21, 35/2013) deverão participar do sorteio para a avaliação didática em 10 de junho, no Campus I Sala A-108. Sendo os candidatos de engenharia com horário para às 14h e os de enfermagem para às 8h.

Os engenheiros químicos inscritos no processo seletivo pelo edital 36/2013 devem comparecer ao sorteio da prova de avaliação didática em 17 de junho, às 14h, no Campus I Sala A-108. Os candidatos com formação em Medicina, que estão inscritos pelo edital 45/2013, deverão participar do sorteio da avaliação didática no dia 04 de junho, às 13h30, no Campus I Sala A-108.
 
Validade
O prazo de validade deste processo seletivo para contratação de professor será de 1 ano, prorrogável, a critério da Administração, por igual período. Os resultados finais serão homologados pelo Pró-Reitor de Administração e publicados por meio do site www.furb/br.

Cada um dos editais citados pode ser encontrado no link: http://www.furb.br/web/1313/institucional/editais

Angra dos Reis/RJ: FUSAR abre vagas na área da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Angra dos Reis (FUSAR) prorrogou até o dia 3 de maio de 2013 as inscrições no Processo Seletivo para Agentes Comunitários de Saúde, aberto no sábado, 20/04.
 
São 82 vagas oferecidas e o candidato deve possuir o ensino fundamental completo. O salário pode chegar a R$ 1.477,10 (incluindo o ticket alimentação), tendo o candidato tem a obrigatoriedade de se inscrever para a unidade de saúde da comunidade onde reside.
 
As inscrições podem ser feitas no site da Prefeitura de Angra (www.angra.rj.gov.br) e no setor de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde, que fica na rua Almirante Machado Portela, no Balneário; nos SPA’s do Frade e Parque Mambucaba e no Teclar do Monte Castelo. As inscrições presenciais serão disponibilizadas para quem não possui acesso à internet. Um monitor estará à disposição para auxiliar a pessoa que for efetuar a inscrição.
 
As provas serão aplicadas no dia 19 de maio, em locais que ainda serão definidos. Os aprovados, depois de todos os trâmites legais, serão chamados pela Prefeitura de Angra dos Reis e trabalharão por 40 horas semanais. É importante destacar que o candidato só poderá concorrer à vaga e trabalhar na comunidade em que reside. No caso de tentativa de fraude, o candidato será eliminado do processo seletivo.
 
De acordo com Dr. Carlos Vasconcellos, secretário municipal de Saúde, o processo é todo realizado pela Secretaria de Saúde, pois a autarquia possui funcionários capacitados para realizá-las.
 
— Entendemos que possuímos grandes profissionais e estes são capacitados para a realização deste processo. Com isso não contratamos nenhuma empresa para aplicação das provas e confecção do edital. Por ser a prefeitura responsável por todo o processo, as inscrições são gratuitas. Uma licitação será realizada em breve, para que possamos conhecer a empresa responsável que irá realizar o concurso público que promoveremos na área da saúde da Prefeitura de Angra — enfatizou Dr. Carlos.
 
Processo Simplificado para ESF's
Também foi prorrogado até o dia 3 de maio o Processo Simplificado de Contratação, para profissionais que trabalharão nos Estratégia de Saúde do Município - ESF's. A carga horária de trabalho é de 40 horas semanais.
 
São 16 vagas para enfermeiros gerentes de ESF's, com remuneração que pode chegar a R$ 6.677,66 (incluindo ticket alimentação); duas vagas para dentista, com remuneração podendo chegar a R$ 6.677,66 (incluindo ticket alimentação); 19 vagas para auxiliar de enfermagem, sendo dois para a Ilha Grande, com remuneração que pode chegar a R$ 2.638,87 (incluindo ticket alimentação) e 15 vagas para auxiliar de consultório dentário com a remuneração podendo chegar a R$ 1.568,46 (incluindo ticket alimentação).
 
Enfermeiros e dentistas devem possuir o ensino superior completo e os auxiliares de enfermagem e consultório dentário devem ter concluído o ensino médio e possuir especialização na área.
 
Fonte: Site Oficial da prefeitura de Angra dos Reis

Prefeitura de Sinop - MT abre vaga de estágio

A Prefeitura de Sinop, estado de Mato Grosso, através do CIEE - Centro de Integração Empresa Escola, lançou o edital N° 02/2013 de processo seletivo para seleção de estagiário do curso de Educação Física. O certame abre 01 vaga mais cadastro de reserva para estudante de nível superior incompleto.

A carga horária do estágio será de acordo com o previsto no Plano de Trabalho, não podendo ultrapassar 30 horas semanais. A remuneração da bolsa de estágio é de R$ 500,00, mais R$ 40,00 de auxílio transporte.

As inscrições estarão abertas até o dia 10 de maio de 2013, das 09h às 11h30 e das 13h30 às 17h. O estudante interessado deverá acessar o portal da Prefeitura de Sinop (www.sinop.mt.gov.br) e preencher a ficha de inscrição que deverá ser impressa, assinada e entregue, juntamente com os documentos exigidos, na Escola Municipal de Governo localizada na Avenida das Embaúbas Nº 1.288 - Centro, Sinop - MT.

O processo de seleção será feito em duas etapas:

I - Por meio de avaliação curricular através do CIEE, adotando-se o critério de maior média aritmética das notas obtidas para organização da lista de classificação, que será feita em ordem decrescente;

II - Por meio de entrevista que ficará sob responsabilidade do Supervisor de Estágio de cada órgão;

III - O estudante não aproveitado na entrevista permanecerá na lista de classificação aguardando uma nova oportunidade.

O período de estágio é de até 02 anos, podendo ser rescindido antecipadamente a qualquer momento por ambas as partes.

Prefeitura de Montes Claros (MG) abre processo seletivo

A Prefeitura de Montes Claros, estado de Minas Gerais, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, publicou edital de processo seletivo nº. 01/2013. O certame tem como objetivo o preenchimento de 68 vagas de nível superior, com remuneração de R$ 1.685,83, por jornada de trabalho de 30 horas semanais.
 
Cargos
Assistente Social e Psicólogo.
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas do dia 06 a 10 de maio de 2013, das 14 às 17 horas, no Núcleo Administrativo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Montes Claros, situado na Av. Cula Mangabeira, nº. 555, bairro Vila Guilermina (próximo ao hospital universitário). No ato da inscrição deverão ser entregues as fotocópias dos seguintes documentos: RG; CPF; Título de eleitor com comprovante da última votação; Comprovante de residência atualizado (água, luz ou telefone); Currículum com telefone de contato e endereço eletrônico, acompanhado dos documentos comprobatórios de titulação e 01 foto 3x4 recente.
 
Seleção
A seleção será composta de análise de currículo e entrevista.
 
Será divulgada até às 18 horas do dia 15 de maio de 2013 a lista com os nomes dos candidatos selecionados na análise curricular, por meio dos quadros de avisos da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, bem como no site www.montesclaros.mg.gov.br.
 
A entrevista está prevista para ser realizada do dia 21 a 23 de maio de 2013, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, situada na Av. Cula Mangabeira, nº. 555, bairro Vila Guilermina, Montes Claros/MG.
 
Validade
O certame será válido por 12 meses, a contar da data de homologação do resultado, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.

Concurso Universidade Federal de Goiás

A Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgou o edital de seleção nº 033/2013 para servidores técnico-administrativos em educação. No total, estão sendo oferecidas vagas para Goiânia, Jataí e a cidade de Goiás, distribuídas tanto para cargos de nível médio quanto superior.
 
O concurso público será realizado pela própria UFG, auxiliada pelos seus Departamentos competentes, e as inscrições poderão ser realizadas até 9 de maio de 2013. O endereço eletrônico de inscrição é www.cs.ufg.br e o valor taxa é de R$ 70,00, R$ 90,00 ou R$ 150,00.
 
As oportunidades são para Auxiliar em Assuntos Educacionais, Operador de Luz, Assistente em Administração, Técnico de Laboratório/Área: Solos, Técnico de Laboratório/Área: Informática, Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em Audiovisual, Técnico em Arquivo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Mineração, Técnico em Mineração, Enfermeiro, Enfermeiro do Trabalho, Engenheiro / Área:Químico, Físico, Geógrafo, Médico / Área: Ortopedista Traumatologista - Ortopedia Pediátrica, Médico / Área: Ortopedista Traumatologista- Quadril, Nutricionista, Restaurador/Área: Conservação de Bens Culturais, Técnico de Tecnologia da Informação e Assistente Social.
 
Todos os inscritos no concurso serão avaliados por meio de Prova Objetiva, Prova Teórico-Prática e Prova de Títulos.
 
O edital completo e todas publicações deste certame podem ser consultadas a partir do link: http://www.vestibular.ufg.br/2013/concursoufg/index.php/editais

Prefeitura de Petrolândia (SC) abre processo seletivo

Anunciada a realização dos processos seletivos 01 e 02/2013 com o objetivo de contratar temporariamente profissionais para o quadro da Prefeitura de Petrolândia, cidade localizada a 180 km de Florianópolis, em Santa Catarina. São ofertadas 16 vagas de níveis fundamental e superior, com salário de até R$ 2.252,28 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Cargos
Agente Comunitário de Saúde (15) e Enfermeiro (1). São reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais, 5% das vagas, por cargo oferecido, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras.
 
Inscrição
Interessados devem efetuar a inscrição do dia 06 a 21 de maio de 2013, somente via internet, no site www.clicksolucoesinteligentes.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 20,00 (nível fundamental) e R$ 30,00 (nível superior).
 
Prova
Os candidatos serão avaliados através de prova escrita e títulos.
 
A prova escrita será realizada provavelmente no dia 02 de junho de 2013, das 09h às 12h, no Centro Educacional Perimbó, situado na Rua Ricardo Tharun, s/n – Centro – Petrolândia/SC.
 
Os gabaritos serão disponibilizados no mural interno da Prefeitura Municipal e nos seguintes sites www.petrolandia.sc.gov.br e www.clicksolucoesinteligentes.com.br, a partir do dia 03 de junho de 2013.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 1 ano, podendo prorrogar por igual período.

Concurso Prefeitura de Sanclerlândia - GO

A Prefeitura de Sanclerlândia, estado do Goiás, reabriu o concurso público nº. 01/2012 por meio da publicação do edital 04/2013, que também retifica o regulamento anterior. A meta é preencher 191 vagas, sendo 59 imediatas e 132 para cadastro reserva de nível fundamental, médio e superior. 
 
Cargos
Gari, Trabalhador Braçal, Cozinheiro-Copeiro, Operador de Máquina Pesada, Recepcionista, Técnico em Radiologia, Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico/Bioquímico, Fonoaudiólogo, Médico, Odontólogo e Psicólogo. A remuneração varia entre R$ 622,00 e R$ 2.500,00.
 
Inscrição
As inscrições foram reabertas e serão realizadas exclusivamente pela internet no site www.consultarconcursos.com.br, no período de 27 de maio a 21 de junho de 2013, mediante o pagamento de uma das seguintes taxas:
 
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 90,00.
 
Prova
As provas objetivas e práticas serão realizadas na data provável 17 de agosto de 2013, em horários e locais previamente divulgados pela comissão organizadora do concurso público.
 
O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado provavelmente no dia 19 de agosto de 2013.
 
Os títulos deverão ser protocolados na comissão organizadora do concurso público até o dia 06 de setembro de 2013, em horário de expediente e na sede da Prefeitura Municipal, através de requerimento em duas vias para conferência e avaliação que será feita pela comissão organizadora do concurso público com suporte técnico da organizadora do concurso.
 
Os documentos deste concurso estão disponíveis no site www.consultarconcursos.com.br

CREFITO 2ª Região abre processo seletivo

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª. Região abriu os editais nº. 03 e 04/CREFITO-2/NM /de 29 de abril de 2013, para realização de processo seletivo com o objetivo de prover cargos do seu quadro de pessoal efetivo.
 
A seleção visa preencher 16 vagas de níveis médio e superior. A jornada de trabalho é de 44 horas semanais com remuneração de até R$ 3.038,03. 
 
Cargos: Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Auxiliar de Serviços Gerais, Assistente Administrativo I, Auxiliar de Manutenção e Motorista I. Será reservado aos candidatos com deficiência o percentual de 5% das vagas oferecidas, desde que as atribuições do cargo sejam compatíveis com a sua deficiência.
 
As inscrições poderão ser feitas no endereço eletrônico www.cepuerj.uerj.br até às 23:59 do dia 29 de maio de 2013. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 (nível médio) e R$ 100,00 (nível superior).
 
O processo seletivo será constituído de avaliação de conhecimentos específicos, aferidos por meio da aplicação de prova objetiva, redação, prova prática (para o cargo de Motorista I) de caráter eliminatório e classificatório, e de exame médico admissional, de caráter eliminatório.
 
As provas objetivas e de redação estão previstas para serem realizadas no dia 07 de julho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro, ou em outros municípios se necessários, em locais e horários a serem definidos e divulgados no Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI).
 
O gabarito será divulgado provavelmente no dia 08 de julho de 2013, a partir das 14 horas, no site www.cepuerj.uerj.br.
 
A prova prática para o cargo de motorista I está prevista para ser realizada no dia 04 de agosto de 2013, em horário e local a ser divulgado oportunamente.
 
A partir das 14 horas do dia 05 de agosto de 2013, será divulgado o resultado da prova de redação, no endereço eletrônico de inscrição.
 
Será publicada, no Diário Oficial da União (DOU), a relação dos candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas do processo seletivo, que serão convocados pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região - CREFITO-2, através de telegrama, para submeter-se ao exame médico e apresentar a documentação exigida, no prazo definido.
 
O processo seletivo terá validade de 2 anos a partir da data de publicação no Diário Oficial da União (DOU) do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do  Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região - CREFITO-2.

Nanoesponjas podem tratar envenenamentos

Pesquisadores desenvolveram uma nova forma de lidar com intoxicações no sangue.

Uma nanoesponja camuflada como célula sanguínea poderia absorver substâncias como veneno de cobra e antrax.
 
A invenção também pode combater infecções e superbactérias.

As nanoesponjas funcionam como distrações que atraem os compostos nocivos e os desativam.
 
A pesquisa foi feita apenas com animais e é necessário realizar testes em humanos. Mas caso a técnica seja aprovada ela pode se tornar uma plataforma universal de tratamento para diversas toxinas.
 
A pesquisa foi publicada no periódico Nature Nanotechnology.
 

Anormalidades na placenta podem indicar diagnóstico de autismo

O autismo ainda é uma condição misteriosa e pouco se sabe sobre quais questões levam ao seu desenvolvimento. Pesquisadores podem ter descoberto um possível fator de risco para a doença: má formação na placenta da mãe.
 
Como esse problema pode ser detectado no momento do nascimento, intervenções comportamentais de habilidades motoras e sociais poderiam ser aplicadas imediatamente. A literatura médica mostra que intervenções como essas são mais eficientes quando aplicadas mais cedo em crianças com autismo.
 
Os transtornos de espectro autista são diagnosticados normalmente a partir do terceiro ano da criança.
 
Os pesquisadores deste estudo, desenvolvido na Universidade Yale (EUA), afirmam que ainda é cedo para determinar se o exame da placenta seria suficiente para identificar a presença do autismo no recém nascido.
 
Os resultados encontrados defendem a aplicação imediata das intervenções porque, se a criança for autista, ela se beneficiará muito do tratamento e, caso ela não sofra de autismo, é improvável que ocorram danos.
 
A pesquisa foi publicada no periódico Biological Psyquiatry.
 
Fonte: Live Science

O tratamento da osteoporose atualmente e no futuro

A osteoporose é uma condição metabólica que compromete os ossos por causar a diminuição da densidade óssea. O problema traz problemas como fraturas, fragilidade, perda de mobilidade e dor crônica.
 
Apesar de homens e mulheres poderem desenvolver a condição, as mulheres são mais suscetíveis ao problema devido à menopausa, já que o estrógeno é um grande protetor dos ossos.
 
O diagnóstico é frequentemente realizado após os primeiros problemas surgirem, mas existem possibilidades e técnicas modernas de a doença ser identificada mais cedo. O tratamento envolve diversas abordagens. Além da complementação de vitamina D e de cálcio, é importante que o paciente receba aconselhamento quanto ao seu estilo de vida. O tratamento traz ainda a opção de uso de biofosfonatos, mas a aderência a longo prazo dessa terapia é baixa e o uso prolongado pode trazer complicações.
 
De acordo com um novo estudo alemão, desenvolvido na Dresden Technical University mostra que apesar de a litereatura médica publicada na última década ter evoluído, a abordagem do problema pode ser melhorada. Foram descobertas possibilidades de novas terapias que estão em estágios avançados de estudo e também surgiram novidades na forma que a doença se desenvolve.
 
Assim, a conclusão do estudo alemão, apresentado no 15º European Congress of Endocrinology, mostra que maior conscientização da população, melhores modelos de predição de diagnóstico e o surgimento de novas terapias podem mudar a forma como a osteoporose é tratada atualmente e trazer diversas vantagens para os pacientes.
 
O congresso aconteceu entre os dias 27 de abril e 1 de maio em Copenhagen, na Dinamarca.

Fonte: 15º European Congress of Endocrinology, 27 de abril a 1 de maio de 2013, Compenhagen/Dinamarca, abstract S8.2
 
Por Boa Saúde

Exercícios físicos reduzem o risco de câncer de fígado

A prática regular de atividade física ajuda a reduzir o risco de desenvolvimento de câncer no fígado. A conclusão é de pesquisadores da Universidade de Berna, na Suíça.
 
O estudo foi realizado com ratos que foram divididos em dois grupos que receberam uma alimentação controle e uma rica em gordura. Os animais foram redivididos em grupos: um que realizou atividades físicas (60 minutos de caminhada em esteira por dia, cinco vezes por semana) e outro sedentário.
 
Após 32 semanas de exercício regular, 71% dos ratos na dieta controlada desenvolveram tumores maiores que 10 milímetros contra 100% no grupo sedentário. A média do número e volume de tumores de carcinoma hepatocelular (tipo mais comum de câncer de fígado) por fígado também foi reduzida no grupo de exercício em comparação com o grupo sedentário.
 
De acordo com os pesquisadores, os dados mostram a vantagem significativa de exercício regular sobre o desenvolvimento de carcinoma hepatocelular. Portanto, a prática de atividades físicas regularmente pode ajuda na prevenção dos tumores no órgão.
 
A pesquisa foi apresentada no International Liver Congress, em Amsterdã.
 
Fonte: UPI

Exame: Eritropoetina

O que é o exame: coleta de sangue venoso para dosagem da concentração de eritropoetina, hormônio que estimula a síntese de hemácias (glóbulos vermelhos) para o sangue.
 

Para que serve: auxilia na monitorização dos níveis de eritropoetina combinante em pacientes em tratamento de aplasia de medula óssea e em pacientes com anemias crônicas, como na insuficiência renal crônica, AIDS e após quimioterapia, em que os níveis de eritropoetina se encontram reduzidos. Ainda é útil na diferenciação de quadros de policitemia (excesso de hemácias no sangue) primária e secundária.
 
- A dosagem de eritropoetina no sangue, caso apresente valores aumentados, pode indicar tumores renais benignos ou malignos e uma variedade de outros cânceres que causam policitemia. Esta condição pode aumentar o volume sanguíneo e causar elevação da viscosidade e hipertensão.
 

Valor de referência: 2,6 a 34,0 mU/mL
 

Fonte:
- Manual de Exames e Serviços 2006/2007 – Instituto Hermes Pardini
 
- Medline Plus – US National Library of Medicine and National Institutes of Health.
 
- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.

Por Boa Saúde

Insatisfação com PEP deve-se à falta de treinamento, diz desenvolvedor

Mudança cultural e investimento em treinamentos é a única forma de mostrar aos profissionais os benefícios que a ferramenta pode trazer
 
O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) pode ir muito mais longe se ele realmente for aceito, é o que afirma Marcos Roberto Morais, desenvolvedor de PEP na Wareline. O software que hoje já é desenvolvido por muitas empresas ainda não é plenamente utilizado pelos profissionais da saúde. E a palavra de ordem, segundo o profissional, é treinamento.
 
1) Qual a aceitação do Prontuário Eletrônico entre os profissionais da área?
Roberto Morais: Ela está em crescimento mas ainda está longe do objetivo.
 
2) Quais são as falhas mais recorrentes na utilização do prontuário eletrônico?
Roberto Morais:
Falta de envolvimento com o treinamento, provavelmente é a maior causa com a insatisfação com o sistema. Isso vai fazer com que as funcionalidades oferecidas pela ferramenta tornem-se demasiadamente complexas e a interpretação dos resultados oferecidos podem não alcançar os objetivos desejados.
 
3) Se a aceitação não for boa, o que, na sua opinião o que falta para ser?
Roberto Morais:
Ainda insisto que o problema é a falta de envolvimento com o treinamento. Caso o sistema não possua algo que seja uma necessidade somente com os profissionais participando é possível aprimorar a ferramenta para torná-la útil no dia-a-dia destes profissionais. Alterações na ferramenta e no processo de trabalho podem alcançar vantagens que serão refletidas financeiramente para a instituição.
 
Um exemplo seria a assinatura eletrônica, que após o investimento inicial proporcionará economia de papel, impressora, espaço para armazenamento, e, os funcionários antes utilizados para este fim poderão ser direcionados para outra área
 
4) É comum o treinamento e atualização dos profissionais que atualizam o prontuário dos pacientes?
Roberto Morais:
Infelizmente poucos hospitais investem em treinamentos dos profissionais que utilizam essa ferramenta. Quando não conhecemos bem uma ferramenta ela deixa de ser uma vantagem e passamos enxergá-la como um problema.
 
Prova disso é que os médicos são capazes de operar sistemas extremamente complexos em máquinas de ultrassom e reclamam que os prontuários eletrônicos do paciente são difíceis e consumem muito tempo que poderiam estar dedicando a outras tarefas.
 
Mudança cultural e investimento em treinamentos é a única forma de mostrar aos profissionais os benefícios que a ferramenta pode trazer.
 
Fonte Saudeweb

Certificado de qualidade para OPMEs é aprovado

Material deve conter os documentos emitidos pelo fabricante ou pelo importador, com especificações técnicas, número de série e lote. Informações devem ser fornecidas ao usuário juntamente com o laudo
 
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou, na quarta-feira (24), proposta que cria certificado de qualidade e de garantia para próteses, órteses e outros materiais implantáveis de uso médico. Segundo o texto, o material deverá ser acompanhado de documentos emitidos pelo fabricante ou pelo importador contendo especificações técnicas do produto, número de série e lote e nome do fabricante.
 
Essas informações deverão ser fornecidas ao usuário juntamente com o laudo do procedimento, e os serviços de saúde deverão manter cópia desses documentos.
 
A proposta foi aprovada na forma do substitutivo do deputado Ubiali (PSB-SP) ao Projeto de Lei 116/11, do deputado Beto Albuquerque (PSB-RS).
 
Segurança ao profissional
Os serviços de saúde também deverão oferecer aos usuários, após receberem as órteses ou próteses, laudo do procedimento realizado com o nome do paciente, número de seu prontuário, data da cirurgia, nome e assinatura do cirurgião responsável, nome do produto, número de série e lote do produto e nome do fabricante. “A criação de um certificado de qualidade é uma medida essencial para a proteção à saúde do usuário desses materiais, assim como para dar segurança ao profissional de saúde sobre a procedência e a adequação do material que utiliza”, argumentou Ubiali.
 
A proposta original atribui ao fabricante ou importador a responsabilidade pelas informações relativas à especificação do material, nome do paciente, número de seu prontuário, data da cirurgia, nome e assinatura do cirurgião responsável.
 
Isso, explicou Ubiali, motivou a apresentação de um substitutivo, pois a obrigação seria “inaplicável”. “Parte dessas informações não é de responsabilidade do fabricante ou importador, mas sim do médico. Assim, nome do paciente, número de seu prontuário, data da cirurgia, nome e assinatura do cirurgião responsável somente poderão ser colhidas de laudos médicos e fornecidos pelos prestadores de serviços hospitalares”, destacou o deputado.
 
Combate a fraudes
O Departamento Nacional de Auditorias do SUS (Denasus) aponta distorções que impactam o orçamento da saúde pública na recomendação desse tipo de material. Em março deste ano, o Ministério da Saúde (MS) anunciou que fará auditoria com foco em 20 grandes hospitais para apurar a suspeita de fraudes e superfaturamento na implantação de próteses e órteses em pacientes.
 
A estimativa é de que, conforme a unidade, de 54% a 99% das cirurgias são múltiplas ou sequenciais, ou seja, para aplicar mais de um item no corpo do paciente. É um percentual muito acima do parâmetro de 20%, conforme determinado em câmara técnica e publicado em portaria da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde. Além disso, tratam-se hospitais gerais, onde ocorrem procedimentos de diversas áreas, não só de cardiologia.
 
A implantação de órteses e próteses, somadas às despesas com material, internação e cirurgia, custaram aos planos de saúde nada menos que R$ 36 bilhões em 2012, conforme a ANS. O montante é bem inferior no SUS, apesar da clientela imensamente maior. Segundo Padilha, o ministério gastou R$ 1,059 bilhão no ano passado, sendo 88% do valor (R$ 941,3 milhões) referente a procedimentos ortopédicos e cardíacos.
 
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e já havia sido aprovada pela Comissão de Seguridade Social e Família. Agora, segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
As próteses são aparelhos que substituem membros ou órgãos do corpo humano, como marca-passos, aparelhos auditivos, próteses articulares e dentárias. Já as órteses são aparelhos ou peças que apenas corrigem ou complementam a função de membros ou órgãos, como talas, palmilhas ortopédicas, joelheiras e munhequeiras.
 
Fonte Saudeweb