Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 12 de junho de 2013

Mitos e verdades sobre os alimentos afrodisíacos

Mitos e verdades sobre os alimentos afrodisíacos Rômulo AS/Divulgação
Foto: Rômulo AS / Divulgação
Efeito está ligado aos estímulos sensoriais
Segundo a sabedoria popular, alguns alimentos teriam o poder de aumentar a libido. Será?
 
Em tempos de Dia dos Namorados, fala-se muito em alimentos afrodisíacos — para dar aquela turbinada na relação, o senso comum recomenda comidas "milagrosas", como ovo de codorna, gengibre, pimenta, canela, chocolate. Mas será que é verdade?
 
— A ciência diz que o que tem impacto direto na vida é a alimentação equilibrada, variada. Há mais de 24.000 substâncias nos alimentos que, combinadas no corpo, causam os mais variados efeitos: não é uma questão assim tão pontual. A boa disposição sexual passa pela boa saúde, que vem da boa alimentação — explica o nutrólogo Paulo Henkin.
 
O mito do ovo de codorna, por exemplo, é uma construção sem nenhum pé na ciência:
 
— Ele é um ovo como qualquer outro, tem tanta ligação com a libido quanto qualquer outra proteína.
 
Já outros alimentos ditos afrodisíacos podem fazer algum efeito, mesmo que por outras razões. A pimenta, por exemplo, causa uma certa vasodilatção, que provoca sensações diferentes no corpo, podendo até fazer a pessoa suar — estimula o organismo, mas sem nenhuma ligação com a questão sexual.
 
Da mesma forma, o gengibre, o cravo, o chocolate e a canela possuem aromas e sabores naturais agradáveis, que mexem com a sensorialidade, podendo fazer com que a pessoa preste mais atenção aos sentidos e ao corpo — e, assim, talvez incrementando o contato sexual, se inseridos em um contexto propício.
 
O nutrólogo ressalta que esse efeito está ligado ao conjunto — com o corpo em ordem e com disposição, esses estímulos podem propiciar o clima romântico:
 
— Não comer muito, não beber muito, comer coisas leves e estimular os sentidos (com um bom banho, um perfume, alimentos de aroma e paladar interessantes) com certeza funcionam melhor que ingerir os ditos afrodisíacos.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário