Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 12 de junho de 2013

Homem que recebeu primeiro transplante duplo de pernas teve que ser amputado

O médico Pedro Cavadas, responsável por realizar, em 2011, o primeiro transplante de duas pernas no mundo: paciente operado precisou ter os membros amputados
(Jose Jordan/AFP)
O médico Pedro Cavadas, responsável por realizar, em 2011,
o primeiro transplante de duas pernas no mundo                   
O primeiro homem a ter duas pernas transplantadas precisou ser amputado "devido a complicações de uma doença que não está relacionada com o transplante", anunciou nesta terça-feira o hospital espanhol onde ele foi submetido a operação, em julho de 2011.
 
"O paciente transplantado no Hospital La Fe em 2011 precisou ser submetido a uma cirurgia para amputar as duas extremidades enxertadas (...), porque sofria de complicações por uma doença que não está relacionada com o transplante", indicou o hospital público, localizado em Valência, na costa leste da Espanha, em um comunicado.
 
"Para receber o tratamento adequado para a doença, ele precisou parar de tomar o medicamento imunossupressor que precisava após o transplante, já que essas drogas dificultam o processo de recuperação", explicou a instituição.
 
"Nesses casos, o protocolo estabelece que, se o órgão transplantado não é um órgão vital, deve ser removido do paciente, de modo que ele possa receber um tratamento para a doença que parece ser mais grave e urgente", afirma o hospital, que explicou não ter sido autorizado pelo paciente a dar mais informações sobre o seu estado de saúde.
 
O transplante foi realizado em julho de 2011 pelo cirurgião espanhol Pedro Cavadas em um jovem biamputado. Em 2008, Cavadas realizou o primeiro transplante duplo de braço e, em 2009, o primeiro transplante de rosto, todos na Espanha.
O transplantado, cuja identidade não foi revelada, tinha perdido as duas pernas em um acidente de carro e teve de ser amputado acima do joelho.
 
A Espanha manteve-se em 2011 como o primeiro país no mundo em transplantes de órgãos, apesar da crise, de acordo com dados da Organização Nacional de Transplantes (ONT), com mais de 4.200 transplantes realizados e uma taxa de 35,3 de doadores por milhão de habitantes, contra 28,1 em Portugal, 26 nos Estados Unidos e 25 na França.
 
Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário