Melhora a circulação sanguínea
Além de fazer bem ao sistema cardíaco, o fato de o fluxo sanguíneo ser maior durante a caminhada permite também melhora às veias e artérias que transportam o sangue e oxigênio para regiões fundamentais do corpo, fazendo bem ainda também, ao pulmão ajudando a eliminar impurezas como catarros, poeiras, prevenindo por consequência eventuais infecções ou complicações do trato respiratório.
Ajuda no fortalecimento dos ossos
Um dos maiores benefícios da prática de exercícios físicos, e dentre eles em especial a da caminhada, é a produção acelerada de endorfina que é um dos agentes responsáveis pela sensação de contentamento e relaxamento. A tendência é que à medida que a caminhada vai se tornando uma rotina, a sensibilidade aos benefícios oriundos da endorfina passe a ser menos presente carecendo, portanto, de maior período de caminhada para que sejam observados.
Melhora a saúde do cérebro
Além dos benefícios já citados a caminhada pode ainda ajudar no desempenho do cérebro, ao menos é o que afirma um estudo realizado mais recentemente nos Estados Unidos. O experimento da conta de que devido à quantidade de estímulos recebidos pelo corpo durante o ato da caminhada, o cérebro passe a ter aptidão maior para processar um número maior de tais estímulos que podem ser relacionados à visão, audição, tato ou mesmo sonoridades.
Ajuda na qualidade do sono
Muito se diz a respeito da perca de peso através do exercício da caminhada, entretanto, tal resultado só é observado diante da combinação com uma dieta equilibrada.
O raciocínio embora seja simples, é bastante lógico, o corpo recebe e gasta diariamente uma determinada quantia de calorias, entretanto, com o exercício físico a tendência é que o gasto de calorias seja maior e, portanto, leva à perda de peso, desde que o indivíduo não aumente também o volume de calorias ingeridas em sua dieta.
Reduz o desejo de comer de maneira excessiva
Se por um lado o corpo consome mais caloria, por outro a tendência é que a prática da caminhada seja benéfica para reduzir a vontade excessiva de comer, devido ao fato de proporcionar distração durante a atividade ao passo que também ajuda na redução das cargas de estresse, que é um dos responsáveis por disfunções alimentares somados a doses de ansiedade.
Reduz os riscos decorrentes do alto nível de colesterol
O exercício da caminhada é capaz de atuar em duas vertentes benéficas contra o excesso de colesterol, a primeira delas é a que ajuda a reduzir os níveis das gorduras que se acumulam nas paredes dos vasos e são nocivas à saúde do corpo, e em outra vertente a caminhada estimula e acelera a produção das gorduras essenciais ao organismo conhecido como bom colesterol.
Reduz os riscos de diabetes
Além de todos os benefícios já citados, a caminhada é também responsável pela aceleração no processo de produção de insulina pelo corpo, uma substância essencial à saúde devido à sua função de absorver glicose através das células, além disso, o corpo durante a caminhada é capaz de reduzir a resistência do mesmo à insulina, auxiliando assim na prevenção de doenças como a diabetes.
Fonte clickgratis
Nenhum comentário:
Postar um comentário