Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Estudo descarta vínculo entre cansaço e horas de sono

Dormir mais não significa que a pessoa fique menos cansada
Duração normal de sono é de seis horas e 55 minutos durante a semana, diz pesquisa
 
Dormir mais não significa que a pessoa fique menos cansada, assegurou esta quinta-feira (1) o pesquisador em neurologia da universidade de Estocolmo, especializado em estresse, Torbjörn Aakerstedtque, que coordena um estudo sobre a relação entre o sono e o cansaço.
 
— A duração do sono não é uma boa referência para analisar se o sono é suficiente ou não. Isto está condicionado pelos genes e depende da idade e da saúde da pessoa.
 
Sua equipe chegou a esta conclusão ao final de três estudos. Um deles examinou os hábitos de sono de cerca de 6.000 pessoas.
 
— Se você se sente bem e dinâmico durante o dia, é porque provavelmente dormiu o suficiente.
 
Segundo o estudo, que será publicado antes do fim do ano a duração normal de sono é de seis horas e 55 minutos durante a semana e uma hora a mais no dia seguinte quando não há nenhum compromisso.
 
De acordo com os cientistas, os jovens precisam de oito horas de sono em média, enquanto no caso dos maiores de sessenta anos este período cai para seis horas.
 
— No entanto não há uma média global. As pessoas de 20 anos podem inclusive dormir mais e se sentir mais cansadas durante o dia [porque seu cérebro continua em desenvolvimento].
 
Embora dormir mais que o necessário não produza mais energia, dormir menos pode trazer consequências para a saúde, como um enfraquecimento do sistema imunológico, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, engordar e sofrer acidentes de trânsito ou no trabalho.
 
Fonte AFP/R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário