Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Beber leite depois de comer alimentos açucarados pode reduzir o risco de cáries

Beber leite depois de comer alimentos açucarados pode reduzir o risco de cáries stock.xchng/Divulgação
Foto: stock.xchng / Divulgação
Bebida pode ajudar a diminuir os níveis de placa e evitar danos ao esmalte dos dentes
 
Tomar leite logo em seguida à ingestão de um cereal com açúcar no café da manhã, por exemplo, pode ajudar a diminuir as cáries nos dentes, indica um recente e pequeno estudo.
 
Beber leite depois de comer cereais com adição de açúcar pode reduzir os níveis de placa e evitar danos ao esmalte dos dentes, que leva a cáries, disseram pesquisadores da Universidade de Illinois, da Faculdade de Odontologia de Chicago.
 
Depois de comer amido, cereais açucarados, as bactérias da placa na superfície do dente produzem ácidos, de acordo com a pesquisadora Christine Wu, professora de odontopediatria e diretora de cariologia. Relatórios mostram que a ingestão de carboidratos quatro vezes ao dia, ou em quantidades superiores a 60 gramas por pessoa por dia, aumenta o risco de cáries.
 
Christine e sua equipe de pesquisadores recrutaram 20 adultos, que consumiram 20 gramas, ou cerca de um copo, de um cereal açucarado e depois ingeriram diferentes bebidas: leite integral, suco 100% de maçã ou água de torneira.
 
O PH da placa, ou acidez, foi medido com um microeletrodo colocado entre os dentes pré-molares antes de eles comerem, aos dois e aos cinco minutos depois de comerem, e depois de dois a 30 minutos após beberem um líquido. O pH caiu rapidamente nas placas após o consumo apenas de cereais, e se manteve ácida com pH 5,83 a 30 minutos. Um pH abaixo de 7 é ácido, um pH maior do que 7 é básico. A água pura tem um pH próximo de 7.
 
Os indivíduos que beberam leite depois de comer os cereais apresentaram a maior elevação do pH, 5,75-6,48 aos 30 minutos. Aqueles que beberam suco de maçã se mantiveram no pH 5,84 aos 30 minutos, enquanto a água elevou o pH para 6,02.
 
Sucos de frutas são considerados escolhas alimentares saudáveis, mas a adição de açúcar pode ser um risco para a saúde dental, de acordo com Christine.
 
Estudos anteriores mostraram que a ingestão de queijo após a refeição açucarada reduz a produção de ácido, disseram os pesquisadores, e que os consumidores podem modificar sua dieta, para evitar os efeitos de alimentos açucarados causadores das cáries nos dentes.
 
A pesquisa, anunciada dia 31 de julho, está publicada no Journal of the American Dental Association.

Fonte AFP/Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário