Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Diabéticos podem melhorar a circulação com simples cuidados

 Diabéticos podem melhorar a circulação com simples cuidadosNo dia-a–dia, alguns simples cuidados com os pés podem auxiliar os diabéticos a prevenirem lesões, já que as extremidades do corpo ficam mais sensíveis por conta da má circulação causada pelo alto índice de açúcar no sangue.
 
Assim como em outras partes do corpo, os pés precisam receber uma grande quantidade de sangue e de oxigênio apropriada para evitar infecções e doenças vasculares, decorrentes da falta de circulação.
 
“Os diabéticos podem sofrer lesões graves, como queimaduras e feridas, sem perceber”, alerta Tânia Fleig, fisioterapeuta pertencente ao Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur. “Por isso é importante que saibam que o uso de água quente, o famoso ‘escalda-pés’, manta térmica ou práticas similares são desaconselháveis em qualquer época do ano”, explica.

Segundo a fisioterapeuta, o ideal para manter pés aquecidos é exercitar os dedos e os tornozelos, na intenção de aumentar a circulação sanguínea. Além do uso de cobertores, meias e mantas, é importante prestar atenção se há mudanças na temperatura e coloração da pele, pois isso pode indicar problemas circulatórios. E, quando os dias estiverem muito quentes, é recomendado o uso de protetor solar no dorso e na sola dos pés para evitar queimaduras.
 
Outras dicas importantes para os diabéticos, de acordo com a fisioterapeuta são:
  • Procure caminhar com um calçado adequado e confortável e em superfície plana, na tentativa de manter a boa circulação.
  • Evite cruzar as pernas quando estiver sentado, pois isso dificulta a circulação do sangue nos pés;
  • Se for viajar, evite ficar sentado por muito tempo para que o sangue circule com mais facilidade.
  • Se possível, mantenha um bom controle glicêmico, que se dá com uma boa dieta alimentar e a medicação adequada.
Sobre Diabetes:
Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. 
 
A glicose é a principal fonte de energia do organismo porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde como por exemplo o excesso de sono no estágio inicial, problemas de cansaço e problemas físicos-táticos em efetuar as tarefas desejadas.
 
Quando não tratada adequadamente, podem ocorrem complicações como Ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, amputação do pé e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações.

Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário