Norma será avaliada pela Anvisa ainda em 2013 e garantirá o financiamento e a estrutura para o funcionamento integral da rede
O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano, anunciou nesta terça-feira (8), durante a abertura do 14º Encontro Nacional da Rede Sentinela, em Florianópolis (SC), que a Rede Sentinela será instituída como ferramenta permanente. A proposta é que a rede tenha mecanismos claros que garantam a sua continuidade e sustentabilidade.
Segundo Barbano, a norma será submetida à avaliação dos diretores da Anvisa ainda este ano e garantirá o financiamento e a estrutura para a rede. Disse também que a iniciativa é um dos pilares do Programa Nacional de Segurança do Paciente.
Para o diretor, a estratégia desenvolvida nos últimos anos entre a Anvisa, as vigilâncias sanitárias e os serviços de saúde tem se mostrado como uma forma eficiente de ensinar sobre eventos adversos e adotar políticas de combate.
A Rede Sentinela surgiu em 2002 e reúne atualmente 195 serviços de saúde que monitoram relatos de problemas adversos relacionados a produtos, equipamentos e procedimentos. A rede serviu como referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente, lançado este ano pelo Ministério da Saúde.
SaudeWeb
Nenhum comentário:
Postar um comentário