Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Celular vira ferramenta para monitorar saúde

De futsal a judô, o professor de educação física Wesley Amorim sempre praticou algum esporte, mas nunca foi muito fã de corrida. Isso mudou há um ano, quando por recomendação médica começou a fazer caminhadas diárias usando um aplicativo no celular que monitora o progresso da atividade e registra dados como distância percorrida, ritmo e calorias consumidas.

Em poucos meses, a caminhada evoluiu para ao menos oito quilômetros de corrida por dia, seis vezes na semana. "Meus amigos até brincam comigo, porque quando acabo de correr o aplicativo compartilha no Facebook o meu desempenho e só tem isso na minha página", diz.

O aplicativo Nike+ Running, usado por Amorim - uma espécie de WhatsApp dos apps de fitness em termos de popularidade -, foi um dos responsáveis por trazer e impulsionar o mercado de sistemas de saúde e bem-estar para dispositivos móveis no Brasil, que nos próximos quatro anos deve crescer a uma taxa anual de 61% em todo o mundo e movimentar US$ 26 bilhões em 2017, segundo relatório da Research and Markets.

Fazem parte desse mercado aplicativos e dispositivos vestíveis capazes de tarefas como avaliar a qualidade do sono e indicar o melhor horário para dormir (ou acordar), contadores de calorias e monitores do progresso de atividades físicas como a corrida. Há ainda alguns mais complexos, como medidores de batimentos cardíacos, e outros mais simples, como um app que envia lembretes para o usuário beber a quantidade diária recomendada de água.

"É o que chamamos de mobile driven life, quando as pessoas veem cada vez mais benefícios em ter pedaços da sua vida controlados por apps", diz Terence Reis, sócio da desenvolvedora de apps Pontomobi.

Essa conveniência já criou grupos como o Quantified Self, formado por pessoas que coletam dados sobre suas vidas diariamente por meio de apps em busca de mais produtividade e qualidade de vida. Com representações em todo o mundo, o grupo tem 46 membros cadastrados no Brasil.

Todas as manhãs ao acordar, o carioca Fábio Ricardo Santos, coordenador do Quantified Self no País, registra o seu humor no aplicativo Moodscope. Durante o dia, utiliza o rastreador Fitbit, que pode ser colocado no bolso, para medir dados como quantidade de passos dados e calorias consumidas. "Nos dias em que fico muito tempo no computador, ele me conscientiza da necessidade de não ser sedentário", diz Santos.

Antes de dormir, conecta uma pulseira chamada Lark ao seu iPhone Com ela, consegue medir o padrão de sono e saber, por exemplo, quantas vezes acordou durante a noite.

Com o acompanhamento, Santos diz ter feito descobertas como o seu tempo ideal de sono (6 horas e 45 minutos), quais alimentos melhoram sua performance no trabalho ou o deixam depressivo, e que tomar um banho gelado o ajuda a dormir com mais facilidade.

"Os aplicativos facilitam a colaboração entre paciente e profissionais da área de saúde. Eles tornam mais fácil responder a pergunta de como você está se sentindo hoje ou se sentiu na última semana", diz Santos. Ele ressalta, porém, que os dados não podem ser assimilados como verdade absoluta. "É importante manter uma postura crítica e não aceitar como autoridade os dados numéricos em todas as circunstâncias."

Alguns aplicativos de saúde e bem-estar:

MediSafe
Aplicativo é ideal para todos que precisam tomar algum remédio com a hora controlada, pois ele avisa o usuário sempre que necessário. Funciona da seguinte maneira: o usuário deve cadastrar o remédio usado e a hora específica. Desta maneira, o aplicativo soará um alarme no momento exato de tomar a medicação.

TecnoNutri
O programa funciona como um assistente para você que está de dieta. Com ele, você define a sua dieta de maneira prática e intuitiva e é avisado quando e o que comer para a sua saúde. Você também pode montar o seu perfil e descobrir o seu Índice de Massa Corporal e quantas calorias você deve consumir diariamente. Você registrará o seu consumo diário e acompanhará a meta de cada nutriente. O aplicativo conta com um banco de dados de mais de 2000 alimentos.

Calendário Menstrual
Ótimo aplicativo para todas as mulheres. O Calendário Menstrual marca todas as datas e calcula a média dos ciclos menstruais nos últimos 3 meses e informa a data da próxima menstruação. A usuária pode ver as datas de menstruação presentes e futuras, dias de ovulação e fertilidade. Você ainda pode exportar os dados por e-mail para backup ou consultas médicas.

Accupedo
O Accupedo é uma pequena ferramenta que pode ser usada como um widget no Android. Ele monitora a sua caminhada diária, informando ao final do dia qual foi a distância percorrida, os passos dados e também as calorias gastas. O programa funciona independentemente de onde você colocar o seu telefone: bolso, cinto ou bolsa.

Nike + Running
O aplicativo utiliza o GPS e o acelerômetro do seu Android para registrar a distâncias percorridas, velocidade e o tempo do seu trajeto. Além disso, você recebe feedbacks em áudio durante a corrida e conhece a distância a cada quilômetro percorrido. O Nike + Running funciona tanto na esteira, quanto ao ar livre. Ao final, você pode postar o caminho percorrido no Facebook.

Run Keeper
Talvez seja o aplicativo para monitoramento de atividades físicas mais completo do mercado. Assim como as ferramentas da Adidas e Nike, o Run Keeper também monitora a corrida, com a diferença de oferecer a mesma função para outros esportes como: trilhas, ciclismo, mountain biking, ski, snowboarding, patinação, natação, canoagem e cadeira de rodas.

JEFIT
O JEFIT é um aplicativo para Android que foi projetado com a ajuda de fisiculturistas para o auxilio das pessoas no treinamento na academia.
Bem Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário