Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Conheça 10 mitos e verdades sobre hemorroidas

Conheça 10 mitos e verdades sobre hemorroidas Rômulo AS/Divulgação
Foto: Rômulo AS / Divulgação
Ingestão de condimentos picantes não causa hemorroida
Constrangimento em falar no assunto colabora para a falta de informação
 
Apesar de ser um problema bastante comum, as hemorroidas ainda são tabu para muitas pessoas. O médico Silvio Gabor esclarece os principais mitos e ou verdades em relação ao surgimento e ao tratamento desse incômodo.
 
Confira:
 
01) Ficar sentado muito tempo no vaso sanitário favorece o aparecimento de hemorroidas: MITO
Não é o ato de ficar sentado que causa o problema, e sim o hábito que as pessoas constipadas têm de permanecer muito tempo no banheiro fazendo grande esforço para evacuar. Dessa forma, elas aumentam pressão sobre as veias hemorroidárias. Se a pessoa apresenta um bom funcionamento intestinal, nada acontecerá se passar horas nesta posição. O problema é imprimir força excessiva.
 
02) Hemorroida causa câncer: MITO
Hemorroida nunca vira câncer. Alguns sintomas da doença, no entanto, são parecidos com os apresentados quando se tem câncer do reto e ânus, como sangramento. Por isso, é importante ir atrás do diagnóstico correto, especialmente quem tem mais de 50 anos.
 
03) Alimentos picantes aumentam o risco das hemorroidas aparecerem: MITO
A ingestão de condimentos não causa hemorroida. Porém, pessoas que já desenvolveram a doença não devem consumir esses alimentos por serem irritantes em tecidos inflamados, piorando os sintomas. A orientação para os pacientes é evitar itens cáusticos, que vão agredir as veias na saída das fezes. E priorizar uma dieta rica em fibras e abundante em líquidos.
 
04) Prisão de ventre causa hemorroida: VERDADE
A constipação intestinal é caracterizada pela dificuldade eventual ou constante de evacuar, tornando as fezes ressecadas. É uma alteração normalmente relacionada à má alimentação e a pouca ingestão de água. Se a pessoa já tem o problema, o esforço repetitivo, durante as evacuações, levará ao crescimento das veias, fazendo com que as hemorroidas internas se prolapsem e se exteriorizem. Por isso, a mudança de hábitos à mesa é fundamental tanto para a prevenção, quanto para o sucesso do tratamento das hemorroidas.
 
05) Andar de cavalo ou de bicicleta contribui com o aparecimento das hemorroidas: MITO
Isso só acontece se o indivíduo passar boa parte do seu dia em cima da cela ou do selim. Para quem já tem o problema, recomenda-se evitar esses meios de transporte. Atividades físicas como ciclismo e equitação também devem ser evitadas porque exercem pressão sobre a região anal. Em termos de atividades físicas, a ginástica favorece o bom funcionamento intestinal. A caminhada e a natação são indicadas e auxiliam, inclusive, no alívio dos sintomas do problema. O exercício melhora a circulação sanguínea, que, por sua vez, minimiza a inflamação associada à hemorroida. Também ajuda a manter o peso corporal saudável, reduzindo a pressão sobre as pequenas veias do ânus.
 
06) A gestação favorece a dilatação dos vasos do ânus e favorece o surgimento de hemorroidas: VERDADE
A maioria das grávidas têm hemorroidas, mas os sintomas geralmente são discretos e não necessitam de tratamento medicamentoso, apenas orientações de dieta. Os casos intensos requerem remédios. A cirurgia nesse período deve ser evitada sempre que possível. Muitas mulheres nunca sofreram com o problema, que só aparece na gestação, em razão do aumento de peso e da pressão exercida na região pélvica. É possível também que a dilatação da veia surja durante o segundo estágio do trabalho de parto. É preciso estar atento também ao período de amamentação, quando a mãe perde muita água para fabricar o leite materno.
 
07) Hemorroidas sempre causam dor na região anal: MITO
A dor não é um sintoma obrigatório. Sua ocorrência depende do tipo de hemorroida, sendo mais comum nas externas do que nas internas, e nas que têm saliências grandes. As hemorroidas incomodam quando se encontram exteriorizadas, inflamadas ou quando se complicam devido à trombose. As internas tendem a ser menos sintomáticas: o único sinal indicativo pode ser a presença de sangue na evacuação. As externas, por sua vez, são em geral sintomáticas, associadas a sangramentos e dor ao evacuar e sentar.
 
08) Uma das melhores formas de prevenir as hemorroidas é beber muita água: VERDADE
É obrigatório manter o processo digestivo em movimento. Para isso, vale beber pelo menos oito copos de água ou de qualquer bebida descafeinada por dia. Frutas, vegetais e grãos integrais importantes fontes de fibras, contêm água e ajudam na hidratação. Em quase metade dos casos de constipação intestinal, causa comum de aparecimento das hemorroidas, o consumo de alimentos com essas características é o melhor tratamento.
 
09) Sangramento na região anal, principalmente ao evacuar, é sempre causado pelas hemorroidas: MITO
Podem ocorrer disfunções como fissuras anais, fístulas, inflamações e tumores, que, como a hemorroida, provocam sangramento. "O sintoma pode aparecer em decorrência de doenças do esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, reto e canal anal. As mais frequentes, e benignas, são as hemangiomas do intestino fino, males inflamatórios e infecciosos do cólon e fissura anal. Já a maligna é o câncer do cólon e reto, cada vez mais comum, cujo atraso no diagnóstico piora as chances de cura. Por isso, é fundamental procurar um médico.
 
10) Sexo anal pode provocar o aparecimento de hemorroidas: MITO
Não há relatos de que a prática é um fator desencadeante. O ato sexual pode causar microtraumas e fissuras na região, mas não chega a ser a causa do problema.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário