Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Saiba como livrar sua casa dos ácaros

como-livrar-casa-de-acaros
A poeira é o local onde se concentra uma enorme quantidade de ácaro
Os ácaros são criaturas microscópicas pertencentes à classe dos aracnídeos  que aproveitando-se da impossibilidade de serem vistos a olho nu, acabam passando despercebidos em inúmeros lares e ambientes. 
 
Apesar de possuir tamanho muitas vezes inferior a um milímetro, os ácaros são, em parte, responsáveis por inúmeras das doenças a que uma pessoa está sujeita, destacando-se dentre elas aquelas ligadas ao trato respiratório, como por exemplo, a rinite alérgica, e a asma.
 
Além dos problemas de saúde já mencionados, os minúsculos seres também são responsáveis pelas alergias comumente observadas  em indivíduos de todas as idades e regiões, e a somatória desses fatores de risco, acaba demonstrando que o melhor caminho para uma saúde livre desses males é o de evitar a proliferação e sobrevivência desse tipo desses seres, por isso, traremos na sequência algumas dicas para amenizar os problemas relacionados aos ácaros em casa.
 
Cuidados com a poeira
A poeira é o local onde se concentra uma enorme quantidade de ácaro, por isso, quem deseja amenizar a presença desses seres e consequentemente as chances de contrair algum tipo de doença a eles relacionadas, deve considerar redobrar a atenção para com a  limpeza, eliminando tudo que possa acumulá-la. Os cuidados com a poeira precisam ir além dos que se tem com móveis e eletrodomésticos, sendo para todos os efeitos de grande importância que se tenha um bom aspirador em casa.
 
Os benefícios do sol
Além da poeira, outros dos ambientes preferidos pelos ácaros são aqueles em que pairam a umidade e a ausência de luz, pelo que, para combatê-los, é importante manter sempre a casa bem arejada e iluminada preferencialmente com a luz solar. Uma outra dica muito válida em relação ao que tem sido dito, é deixar sempre que possível as almofadas e travesseiros expostos ao sol, uma vez que essas peças tendem a acumular umidade e poeira com maior facilidade.
 
Cuidados com roupas de cama
Infelizmente, em se tratando de cama, não são apenas nos travesseiros que se concentram as grandes quantidades de ácaros, esses seres também costumam habitar massivamente sobre as demais roupas de cama, algo que ocorre tanto pela facilidade que esse tipo de roupa tem em comportar poeira, quanto pelo fato dos ácaros se alimentarem das escamas que se soltam da pele em período de renovação e geralmente ficam em maior quantidade sobre a cama.
 
Para evitar a ocorrência de ácaros em um ambiente tão íntimo e pessoal como a cama, o ideal é trocar semanalmente lençóis, fronhas e cobertores, além, é claro, de realizar uma completa higienização periódica em camas e colchões.
 
Refeições no lugar certo
Nem só das escamas mortas da pele humana sobrevivem os ácaros, esses seres microscópicos também se alimentam de restos de comida que eventualmente são desperdiçados durante as refeições, pelo que é sempre importante realizá-las na mesa, destinando ainda atenção especial para a limpeza do ambiente.
 
Atenção aos animais de estimação
Animais de estimação sem dúvida são belíssimas companhias além de extremamente fofos, entretanto, para que nada fuja ao controle é necessário que estes bichinhos estejam também sempre bem higienizados e com os pelos bem cuidados.
 
Produtos adequados
Quem deseja investir um pouco mais a fim de evitar com mais veemência o surgimento dos ácaros, pode optar pela aquisição de produtos especificamente orientados a esse efeito, na atualidade já é possível encontrar colchões, lenções, travesseiros, roupas, almofadas e inúmeros outros produtos com efeito anti-ácaro.
 
Equipamentos aliados
Além do previamente mencionado aspirador de pó, outros equipamentos podem também ser aliados de quem deseja amenizar a presença dos ácaros, famílias que residem em ambientes que permitem pouca exposição solar podem optar pela compra de desumidificadores de ar, que além de combater os ácaros ajudará também no combate a fungos, mofos e oxidação.

Clickgratis

Nenhum comentário:

Postar um comentário