Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Compras causam maior impacto na sustentabilidade dos hospitais

Ian Iannuzzi, head global da Johnson & Johnson, elenca primeiros passos para um hospital tornar-se sustentável
 
O diretor-sênior global de sustentabilidade da Johnson & Johnson, Ian Iannuzzi, falou ao Saúde Web sobre as práticas sustentáveis da companhia e de outras empresas do setor.
 
O executivo possui 30 anos de experiência na área e dois livros publicados sobre sustentabilidade em corporações. O mais recente deles, Greener Products: The Making and Marketing of Sustainable Brands, aborda os benefícios dos recursos sustentáveis – da embalagem à eficiência no consumo de energia, passando pela reciclagem e pelo descarte de produtos – por meio da experiência de companhias como GE (Ecomagination™), Philips, Apple Inc., Seventh Generation, Procter & Gamble, BASF e outras.
 
Perfil da J&J
-Mais de 275 empresas operando-128.000 funcionários ao redor do mundo-Vende produtos em mais de 175 países-Três Segmentos: Farmacêutico, Dispositivos e Diagnósticos Médicos e de Consumo-Vendas de 67,2 bilhões de dólares em 2012
 
Saúde Web: as empresas com foco no cuidado têm uma lógica paradoxal, porque apesar de seu objetivo ser o tratamento, prevenção e a cura das doenças, ao mesmo tempo, também são responsáveis por sérios danos sociais e ambientais – por estarem lidando com grande quantidade de lixo tóxico, químico, alta energia, consumo de água, etc. Qual a sua opinião a respeito desses desafios? No geral acredita que eles devem mudar a visão e comportamento nos negócios?
Iannuzzi: as empresas de saúde tais como indústrias e até mesmo hospitais têm uma maior preocupação acerca do impacto de sua sustentabilidade. Já vimos empresas tanto globais quando locais liderando discussões e trazendo iniciativas inovadoras para mudar esse cenário e avançar nos programas de sustentabilidade. Claro que essa é uma discussão de modelo de negócios e há um enorme impacto financeiro para convencer as empresas a implementarem programas que reduzam o impacto gerado.
 
Saúde Web: a sustentabilidade no segmento de saúde brasileiro está crescendo e esse conceito envolve diferentes práticas. Quais são os primeiros passos que uma empresa de cuidados deve seguir para introduzir a sustentabilidade em seu negócio, considerando as especificidades desse setor.
Iannuzzi: um hospital pode iniciar sua jornada de sustentabilidade ao se inscrever em uma free resource, como a Health Care Without Harm. Trata-se de uma coligação internacional de hospitais e sistemas de saúde, profissionais médicos, comunidades, constituintes afetados pela saúde (health-affected constituencies), união de laboratórios, organizações ambientais e grupos religiosos.
 
A entidade fornece inúmeros recursos e databases para ajudar com a implementação de práticas de sustentabilidade. Em cada faceta do hospital pode ser implementada a prática de sustentabilidade, desde a redução de agentes químicos com produtos até a comida que é servida na lanchonete.
 
Há inúmeras áreas nas quais o hospital pode começar a aumentar seus esforços de sustentabilidade e ter um impacto positivo frente aos funcionários, comunidade e pacientes: compras mais inteligentes, liderança engajada, comida mais saudável, energia mais enxuta, menos resíduos e agentes químicos mais seguros.
 
As compras representam a maior influência em impacto que um hospital pode ter em sua sustentabilidade. O desejo de ter mais produtos sustentáveis não apenas afeta o hospital, mas também leva os fabricantes a inovarem e produzirem mais produtos sustentáveis.
 
-compras de scorecards

-adquirir produtos que tiveram os materiais que causam preocupação removidos

 - comprar de fornecedores transparentes
 
Os hospitais têm a oportunidade de melhorar a saúde de seus pacientes e funcionários ao oferecer opções de alimentos mais saudáveis:
 
-Eliminar bebidas com adição de açúcar

 - Comprar frutas e vegetais frescos

-Aumentar as opções de escolha saudável em máquinas de vendas no local

- Aumentar as informações de como escolher de forma saudável os alimentos
 
Energia mais enxuta
-Oportunidades para receber prêmios do Energy & Environmental Design (LEED)

-Redução de quantidade geral de energia consumida

- Aumento da quantidade de uso de energia renovável

 -Sistemas mais eficientes de aquecimento e resfriamento

- Utilização de dispositivos médicos com eficiência energética
 
Menos resíduos

 Redução de resíduos hospitalares representa uma oportunidade substancial não apenas para o impacto ambiental, mas também na redução de custos:
 
- Ensinar os funcionários sobre o que deve e o que não deve ser colocado nas sacolas vermelhas (85% dos resíduos hospitalares não são resíduos hospitalares)

-Realizar parceria com serviços de gestão de resíduos para implementar práticas de reciclagem mais eficientes

- Substituir água de garrafa por filtros

Agentes químicos mais seguros

 
É importante desenvolver um plano para reduzir e eliminar a presença de agentes químicos:
 
-Eliminar a halogenação retardante de chamas de mobiliário médico

 -Minimizar a exposição a substâncias químicas como o DEHP

-Eliminar o mercúrio dos hospitais

-Comprar produtos isentos de materiais tóxicos ou suspeitos em sua composição
 
Saúde Web: você poderia explicar como a Kaiser Permanente e outras empresas (GE Ecomagination™) lidam com a sustentabilidade em seus negócios e os resultados já obtidos?
Iannuzzi: em 2010 a Kaiser Permanente revelou o primeiro scorecard de sustentabilidade para fornecedores.
 
O Sustainability Scorecard é um processo que leva em consideração os impactos ambientais de produção, obtenção, uso e disposição de produtos médicos como parte integrante da decisão de compra, tal como o desempenho, efetividade e custo do produto.
Kaiser Permanente Roseville (Calif.) Medical Center:

• Usa uma usina de cogeração e iluminação exterior para reduzir as emissões de gases que causam o efeito estufa em 30% até 2010

• Kaiser Permanente Roseville Medical Center também estabeleceu metas para redução de consumo de água em mais de 15 milhões de galões por ano, reprocessando toneladas de equipamentos de salas de operações e aumentando seus gastos em alimentação sustentável em 18% de seu orçamento até 2015.
 
Saúde Web: qual a importância da Johnson & Johnson Medical para a companhia e poderia dar exemplos de soluções sustentáveis?
Iannuzzi: recentemente materiais que causam preocupação estão sendo excluídos de muitos produtos da J&J Medical. O PVC foi retirado do Enseal® G2. Além disso, processos químicos ecologicamente corretos estão sendo usados para reduzir o impacto ambiental do Zytiga®.
 
A empresa da Johnson & Johnson Sterilmed® produz dispositivos médicos que podem ajudam hospitais a realizarem compras mais inteligentes.
 
O equipamento de esterilização ASP® revolucionou a maneira com a qual fazemos esterilização e o tempo necessário para isso. Esse equipamento conseguiu reprodutibilidade em processos de esterilização e fez isso em tempos que variam de 28 a 72 minutos, dependendo do tipo de esterilização de equipamento escolhido.
 
O equipamento usa baixa temperatura do gás plasma de peróxido de hidrogênio, que não utiliza componentes químicos poluentes ou resultam em subprodutos tóxicos, o que também ajuda a preservar o meio-ambiente.
 
A vertical Johnson & Johnson Family of Companies realizou sérios compromissos para deixar a energia mais enxuta e reduzir sua emissão de carbono.
 
- Maior frota corporativa de Veículos Híbridos dos Estados Unidos

-45.5 MW de capacidade de energia renovável/ clean*

-Redução de emissão de CO2 até 145.887 toneladas por ano

-16 edifícios com certificado LEED
 
Redução de Resíduos
Por meio do processo EARTHWARDS® , a J&J também reduziu o impacto de resíduos de seus produtos, onde 27% de seus produtos tiveram uma melhora significativa na produção de resíduos.
 
-9.2% de redução de resíduos desde 2010

- 2% de redução de uso de água desde 2010
 
Em 2012, 41% dos fornecedores da J&J tinham, pelo menos, duas metas de sustentabilidade publicamente relatadas.
 
-J&J compra produtos que não contêm ou usam em sua produção produtos químicos listados na Johnson & Johnson Watch List ou da conhecida lista de agentes cancerígenos suspeitos.

-São escolhidos produtos que são energicamente suficientes

-Foco em materiais reciclados com ênfase em conteúdo reciclável pós-consumo.
 
Saúde Web: a Johnson &  Johnson Medical trabalha de alguma forma para ajudar seus clientes a se tornarem sustentáveis?
Iannuzzi: como uma grande fornecedora hospitalar, a Johnson & Johnson está comprometida com as melhorias de sustentabilidade por meio do processo EARTHWARDS® e realizando parcerias com hospitais para aumentar a sustentabilidade.
 
EARTHWARDS® é um processo de quatro etapas para o desenvolvimento e marketing de produtos mais sustentáveis: Assess compliance and risks (Avaliação de conformidade e riscos); Life Cycling Screening (Blindagem de ciclo de vida); Identify significant sustainability improvements (identificação de melhorias significativas de sustentabilidade); Submit for review (submissão para avaliação).
 
SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário