Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Todas as bebidas hidratam e são aliadas no verão, diz especialista

Beber água ajuda a quebra de gordura corporal
Se a pessoa não se hidratar, a tarefa fica mais trabalhosa, alerta especialista
 
Assim como o oxigênio, a água desempenha papel vital no organismo, e não se deve esperar para sentir sede para beber e manter o organismo hidratado, alerta o professor-titular de Nutrição da USP (Universidade de São Paulo) Antonio Herbert Lancha Junior.
 
— Hidratação é muito mais do que simplesmente tomar um copo d'água. A reposição deve ser permanente.
 
O especialista ressaltou a importância de todas as bebidas para a hidratação do organismo, especialmente no verão e inclusive as que contêm açúcar e/ou carboidrato.
 
— Quando consumimos um suco ou um refrigerante, por exemplo, também estamos hidratando o corpo. A glicose presente nessas bebidas vai ser incorporada ao tecido muscular e ajudará a potencializar a hidratação.
 
Segundo o especialista, em lactentes e crianças, a água como percentagem do peso corporal é ainda mais elevada do que no restante da população.
 
— Nesses casos, é necessário atenção redobrada com a ingestão de líquidos.
 
No caso dos lactentes, conforme orientação da OMS, a bebida é exclusivamente o leite. Para quem quer emagrecer, a ingestão de líquido é muito importante, porque a quebra da gordura no organismo é feita por um processo chamado hidrólise (lise=quebra; hidro=água), que depende diretamente da água.
 
— As pessoas querem emagrecer, perder aquela gordurinha para o verão, mas não dão importância à hidratação. Ao não consumir líquido, o indivíduo limita a quebra de gordura corporal.
 
De acordo com Lancha Junior, a hidratação do organismo não significa que haverá quebra de "mais gordura do que sua capacidade", mas o limite de competência.
 
— Por não se hidratar, a quebra ocorre abaixo do seu potencial.
 
No caso da desidratação, há influência no raciocínio, por isso a ingestão de líquido é essencial para quem desempenha atividades intelectuais em sua rotina, e não só para aqueles cujas atividades exigem esforço físico.
 
— Se a pessoa não se hidratar ao longo do dia, aquela tarefa que era realizada com facilidade de manhã fica mais trabalhosa, ou seja, se cansa mais para fazer a mesma coisa.

EFE/R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário