Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Pele demanda cuidados especiais com a alimentação no verão

Cuide de sua pele no ver%C3%A3o Pele demanda cuidados especiais com a alimentação no verãoDurante o verão, a exposição quase inevitável ao sol requer cuidados especiais com a pele e com a alimentação. É o que aconselham a dermatologista Dra. Fabiane Brenner e a nutricionista Danielle Real, chefe do serviço de Nutrição, ambas do Hospital VITA.
 
“No verão, são comuns problemas de saúde relacionados com a alimentação inadequada, como aumento de peso, desidratação e diarreia”, afirma Danielle. Quanto à pele, Fabiane explica que alguns cuidados podem ser tomados para prevenir manchas, envelhecimento precoce e câncer. Segundo a dermatologista, é preciso aplicar filtro solar em todo o corpo, 30 minutos antes de se expor ao sol. É recomendável o uso de filtro com fator de proteção solar de no mínimo 15 e que proteja também contra raios UVA.
 
“Pessoas de pele muito clara, ruivas, com olhos claros ou sardas são mais propensas ao câncer de pele e devem usar FPS mais altos para garantir uma melhor proteção”, completa Fabiane. A médica explica ainda que é necessário renovar a aplicação do produto a cada duas horas.
 
O período tende a ser menor se houver transpiração excessiva, permanência na água ou prática de esportes. Cobrir o corpo com roupas também é uma saída para não sentir na pele os efeitos dos raios solares. Ainda de acordo com Fabiane, o período entre 10 e 16h é a faixa horária na qual os raios UVB têm maior incidência, por isso, é recomendável procurar abrigo.
 
“Ficar muito tempo no sol em um único dia não acelera o bronzeamento e pode causar queimaduras”, adverte. Mas isso, segundo a médica, não é motivo para se esconder.
 
“Expor a pele ao sol duas vezes por semana por 15 minutos ajuda na produção de vitamina D, responsável pela saúde dos ossos”, esclarece a dermatologista. Uma exposição leve, sem exageros, também beneficia quem sofre de acne, pois tem efeito antinflamatório.
 
Câncer de pele
A médica cita que o câncer de pele, tipo mais frequente no Brasil, deve afetar 130 mil pessoas no próximo ano, no país, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). “Feridas na pele que demoram a cicatrizar, especialmente as localizadas nas áreas mais expostas ao sol, são suspeitas e devem ser examinadas por um dermatologista”, recomenda.
 
Esse tipo de lesão tem tratamento simples, ou seja, não necessita de quimioterapia se detectado precocemente. Segundo ela, cremes, principalmente os que são à base de ácido, além de tratamentos, como peeling e laser, podem reverter o envelhecimento e também o risco de câncer de pele.
 
Corpo Saun

Nenhum comentário:

Postar um comentário