Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Varizes

Foto: ADAM
Varizes
Definição
As varizes (veias varicosas) são veias inchadas, torcidas e, às vezes, doloridas, que foram preenchidas com um acúmulo irregular de sangue.
 
Elas normalmente ocorrem nas veias das pernas, embora possam ocorrem em outros lugares. É uma condição comum que afeta principalmente mulheres.
 
Nomes alternativos
Varicosidade, varicose
 
Causas, incidência e fatores de risco
Normalmente, as válvulas na veia mantêm o sangue se movimentando em direção ao coração. Nas veias varicosas, as válvulas não funcionam adequadamente, permitindo que o sangue fique retido na veia. O acúmulo de sangue na veia causa um alargamento.
 
Esse processo geralmente acontece nas veias das pernas, mas também pode ocorrer em qualquer outra parte do corpo. As varizes são comuns e afetam, na maior parte das vezes, as mulheres.
 
As causas são:

- Válvulas defeituosas desde o nascimento (válvulas defeituosas congênitas)

- Gravidez

- Tromboflebite
Ficar longo tempo de pé ou ter um aumento de pressão no abdome podem elevar o risco de surgimento de varizes ou agravar a doença.
 
As varizes primárias surgem devido às válvulas defeituosas congênitas ou sem causa aparente. As varizes secundárias surgem devido a outras condições, como nos casos em que mulheres grávidas desenvolvem varizes
 
Sintomas

- Inchaço, peso e dor nas pernas

- Veias visíveis e aumentadas

- Tornozelos levemente inchados

- Descoloração marrom nos tornozelos

- Úlceras de pele próximas ao tornozelo (frequentemente visto em casos mais graves)
 
Exames e testes
O diagnóstico é essencialmente baseado na aparência das veias da perna quando se está de pé ou sentado com as pernas suspensas.
 
Às vezes, o médico pode solicitar um exame de ultrassom das extremidades para observar o fluxo sanguíneo nas veias e para descartar outros problemas (coágulos sanguíneos, por exemplo).
 
Raramente, um angiograma das pernas pode ser realizado para desconsiderar outros distúrbios.
 
Foto: ADAM
O sangue usado pelo corpo é levado de volta ao coração
e pulmões pelas veias
Tratamento
O tratamento é geralmente conservativo. Solicita-se evitar ficar de pé por longos períodos, deixar as pernas erguidas ao se deitar e usar meias-calças elásticas.

Pode-se necessitar cirurgia ou tratamento não cirúrgico para:

- Dores nas pernas, frequentemente descritas como pesadas ou cansadas

- Úlceras ou lesões de pele causadas por fluxo precário de sangue nas veias

- Melhora na aparência das pernas

- Lipodermatosclerose -- um tecido de gordura sob a pele que endurece com o tempo, decorrente de pressão sanguínea elevada em uma veia

A cirurgia vascular é uma cirurgia para remover as varizes nas pernas. Geralmente, é reservada para pacientes que sentem muita dor ou que possuam úlceras de pele.
 
Os tratamentos não invasivos para varizes não envolvem cirurgia. Exemplos:

- Escleroterapia

- Ablação a laser

- Ablação por radiofrequência

Evolução (prognóstico)
As varizes tendem a piorar com o tempo. É possível aliviar o desconforto e minimizar a progressão desta condição cuidando de si.

Complicações

- Flebite (inflamação crônica da veia)

- Formação de úlceras nas pernas

- Rompimento das varizes

Ligando para o médico
 
Marque uma consulta com seu médico se:

- As varizes estiverem doloridas

- As varizes piorarem ou não aliviarem com o auto tratamento, como manter as pernas elevadas ou não ficar de pé por longos períodos

- Ocorrerem complicações, inclusive um aumento súbito na dor ou no inchaço, febre, vermelhidão na perna ou úlceras na perna

Prevenção
Evite ficar longos períodos de pé caso haja histórico familiar que indique o risco de desenvolver varizes.

Referências
Freischlag JA, Heller JA. Venous disease. In: Townsend CM, Beauchamp RD, Evers BM, Mattox KL, eds. Sabiston Textbook of Surgery. 18th ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2008:chap 68.
 
Nijsten T, van den Bos RR, Goldman MP, et al. Minimally invasive techniques in the treatment of saphenous varicose veins. J Am Acad Dermatol. 2009;60:110-119.
 
Bergen JJ, Shmidt-Shonbein GW, Smith PD, et al. Chronic venous disease. N Engl J Med. 2006;355:488-498.
 
Atualizado em 15/5/2010, por: Benjamin W. Van Voorhees, MD, MPH, Assistant Professor of Medicine, Pediatrics and Psychiatry, The University of Chicago, Chicago, IL. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.
 
iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário