Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Primeira vez no ginecologista? Saiba o que acontece dentro do consultório



Passar da infância para a adolescência gera crises e dúvidas em muitas meninas. Uma das questões que mais gera conflito e medo é a primeira consulta ao ginecologista. Por
falta de informação ou timidez, muitas jovens evitam essa situação.

 
Para a ginecologista Graciela Morgado,
membro da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e
Obstetrícia), o momento ideal para a primeira visita ao ginecologista é entre
11 e 15 anos de idade.

 

— Geralmente, nessa idade acontece a
menarca, a primeira menstruação. Assim é importante a jovem começar o
acompanhamento ginecológico e receber todas as orientações. E caso a menarca
seja precoce, hoje em dia, temos recursos para bloquear o ciclo menstrual e
então a jovem terá chance de crescer um pouco mais
Foto: Fotomontagem R7
Exames dolorosos e acompanhamento dos pais são questões levantadas por adolescentes
 
Passar da infância para a adolescência gera crises e dúvidas em muitas meninas. Uma das questões que mais gera conflito e medo é a primeira consulta ao ginecologista. Por falta de informação ou timidez, muitas jovens evitam essa situação.  

Para a ginecologista Graciela Morgado, membro da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), o momento ideal para a primeira visita ao ginecologista é entre 11 e 15 anos de idade.  

— Geralmente, nessa idade acontece a menarca, a primeira menstruação. Assim é importante a jovem começar o acompanhamento ginecológico e receber todas as orientações. E caso a menarca seja precoce, hoje em dia, temos recursos para bloquear o ciclo menstrual e então a jovem terá chance de crescer um pouco mais.
 
Como é a primeira consulta? 
Segundo a ginecologista, a primeira consulta costuma ser uma conversa informal, principalmente se a paciente estiver nervosa ou tímida demais. O ginecologista vai fazer perguntas sobre doenças da infância, hábitos, ciclo menstrual, doenças na família e histórico de câncer de mama. Dependendo da idade ou se a adolescente não for mais virgem, o médico também dará orientações sobre sexo, gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.

Os pais têm o direito de saber o que conversei com o médico?                  
As conversas entre médico e paciente são sigilosas, e a adolescente deve ter a segurança de que o ginecologista não vai repetir a consulta para os pais. Porém, se a paciente relatar abusos ou seja diagnosticada doença que a coloque em risco de vida, o médico sem dúvida procurará os pais.
 
A mãe deve entrar junto na consulta? 
A vontade da paciente deve ser respeitada. No entanto, no caso de uma mãe autoritária, as perguntas mais íntimas serão feitas no momento do exame.
 
Vou ter que fazer algum exame doloroso?
Se a paciente for virgem, o ginecologista examina apenas os seios, a região abdominal e a parte externa da região genital.
 
O exame físico é obrigatório? 
Não. A primeira consulta pode ser apenas para conversar, tirar dúvidas e conhecer o (a) médico (a). E, com toda a privacidade, expor queixas, conflitos e até as dúvidas mais banais.
 
A jovem virgem pode ser examinada sem risco? 
Sim. O exame ginecológico da menina será diferente do realizado em mulheres com vida sexual.
 
Como é o exame da adolescente virgem? 
Geralmente o exame começa pelas mamas, depois o profissional examina o abdômen, e por fim os órgãos genitais externos.
 
Este exame é doloroso? 
Absolutamente não. No caso de ser necessária a coleta de material para exame, ela será feita com cotonete e também não dói.
 
Quando é realizado o toque vaginal? 
Apenas nas meninas que já iniciaram vida sexual. Além do toque, podemos examinar a vagina por dentro e o colo uterino com um aparelhinho chamado espéculo. O toque serve para avaliarmos o tamanho do útero e ovários.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário