Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Pesquisa desenvolve composto de ouro e cafeína que pode combater o câncer

Foto: Reprodução
Combinação mata as células da doença sem prejudicar as saudáveis
 
Os efeitos colaterais desagradáveis da ingestão excessiva de cafeína — inquietação, aumento da frequência cardíaca, problemas para dormir — já são bem conhecidos. Mas uma recente pesquisa mostrou que esse estimulante também pode ter um lado muito positivo: a cafeína pode matar células cancerosas.

Pesquisadores anunciaram no ACS journal Inorganic Chemistry que a combinação de um composto à base de cafeína com uma pequena quantidade de ouro poderia ser usado como um agente anti-cancerígeno.
 
Os pesquisadores Angela Casini, Michel Picquet observam que a cafeína tem sido frequentemente apontada como possível tratamento anticancerígeno. Mas beber litros de café, refrigerantes e bebidas energéticas não é a solução. A cafeína nessas bebidas iria ter efeitos negativos sobre as células saudáveis, quando consumida nos níveis necessários para matar as cancerosas.
 
O ouro também pode acabar com as células doentes, mas, assim como a cafeína em excesso, pode prejudicar as células saudáveis. Assim, a equipe de pesquisa resolveu colocar os dois juntos em determinadas configurações para ver se os novos compostos à base de cafeína e ouro poderiam parar o crescimento das células cancerosas sem ferir outras células.
 
Eles fizeram uma série de sete novos compostos no laboratório e passaram a estudá-los. Os cientistas descobriram que, em determinadas concentrações, um dos compostos da série mataram selectivamente as células cancerosas do ovário humano, sem prejudicar as células saudáveis.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário