Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 4 de abril de 2014

Consumir dois refrigerantes diet por dia aumenta risco de problemas cardiovasculares em mulheres, revela estudo

Consumir dois refrigerantes diet por dia aumenta risco de problemas cardiovasculares em mulheres, revela estudo Júlio Cordeiro/Agencia RBS
Foto: Júlio Cordeiro / Agencia RBS
Desenvolvimento de várias doenças atingiu de 6% a 8%
das participantes
Pesquisa analisou dados de quatro grupos definidos pela ingestão das bebidas
 
Mulheres saudáveis no período pós-menopausa que bebem dois ou mais refrigerantes diet por dia podem ser mais propensas a ter um ataque cardíaco, AVC ou outros problemas cardiovasculares, segundo um estudo apresentado no American College.
 
Em comparação com mulheres que nunca ou raramente as consomem, aqueles que ingeriam duas ou mais bebidas por dia tinham 30% mais chance de sofrer um evento cardiovascular e 50% mais probabilidade de morrer de doenças relacionadas. Pesquisadores analisaram a relação entre o consumo de refrigerantes dietéticos e os fatores de risco cardiovascular de 59.614 participantes.
 
— Nossos resultados mostram a existência de uma associação entre bebidas dietéticas e síndrome metabólica. Estávamos interessados no tema porque havia uma relativa falta de dados sobre o assunto — afirma o cientista Ankur Vyas da Universidade de Iowa.
 
As informações sobre o consumo feminino de refrigerantes dietéticos foram obtidas através de questionários que perguntavam a respeito dos hábitos alimentares e da ingestão desse tipo de bebida no último trimestre. A equipe dividiu as mulheres em quatro grupos baseados na quantidade ingerida: dois ou mais refrigerantes diet por dia, de 5 a 7 bebidas dietéticas por semana, de uma a 4 por semana, e zero a três bebidas dietéticas por mês.
 
Após oito anos de acompanhamento, o desenvolvimento primário de uma série de patologias — doença incidente coronária, insuficiência cardíaca congestiva, ataque cardíaco, procedimento de revascularização coronária, acidente vascular cerebral isquêmico, doença arterial periférica e morte cardiovascular — ocorreu em 8,5% das mulheres que consumiam dois ou mais refrigerantes diet por dia, em comparação com 6,9% naquelas que ingeriam cinco a sete bebidas por semana, 6,8% para as que ingeriam de uma a quatro bebidas por semana, e 7,2% no grupo classificado entre zero a três refrigerantes por mês.
 
A associação persistiu mesmo depois que os pesquisadores ajustaram os dados para explicar as características demográficas e outros fatores de risco cardiovasculares, incluindo índice de massa corporal, tabagismo, uso de terapia hormonal, atividade física, consumo de sal, diabetes, hipertensão, colesterol elevado e ingestão de bebidas adoçadas. As mulheres que consumiam dois ou mais refrigerantes diet por dia eram mais jovens, mais propensas a ser fumantes e tiveram uma maior prevalência de diabetes, hipertensão arterial e índice de massa corporal.
 
— Com base nesse estudo, ainda é muito cedo para incentivar as pessoas a mudar seu comportamento. No entanto, temos a responsabilidade de fazer mais pesquisas para ver o que está acontecendo e ainda definir a relação existente entre os fatores, se é que ela realmente existe. Isso pode ter grandes implicações para a saúde pública — enfatiza Vyas.
 
Vyas adverte que este estudo em particular só se aplica às mulheres na pós-menopausa. A idade média analisada durante a pesquisa foi de 62,8 anos. Para serem incluídas como voluntários, as mulheres não deveriam ter histórico de doença cardiovascular na família e permanecer vivas durante 60 ou mais dias após a de coleta dos dados.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário