Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 4 de abril de 2014

Descubra como controlar a caspa, dermatite que afeta homens e mulheres

Descubra como controlar a caspa, dermatite que afeta homens e mulheres Júlio Crespaldi/Morguefile
Foto: Júlio Crespaldi / Morguefile
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia,
problema atinge de 2% a 5% da população
Funcionamento inadequado das glândulas sebáceas faz com que a pele se renove em poucos dias
 
Quando o assunto é saúde capilar, a caspa é, sem dúvida, umas das maiores preocupações entre homens e mulheres. Esse problema atinge de 2% a 5% da população, segundo estudos da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Trata-se de uma dermatite seborreica que é causada por uma inflamação no couro cabeludo e é decorrente do excesso de produção de glândulas sebáceas.
 
Essa afecção dermatológica se manifesta com descamações semelhantes a flocos esbranquiçados com tamanhos diferentes no couro cabeludo. A caspa pode ser leve e apresentar-se somente após a lavagem dos fios. Se for moderada, aparece em maior quantidade e fica em diferentes áreas da pele. Já a grave consiste numa descamação mais intensa e costuma envolver todo o couro cabeludo.
 
— A caspa normalmente aumenta durante o inverno. Isto ocorre como forma de compensar o ressecamento da pele, o que é muito comum na estação. Desta forma, as glândulas sebáceas produzem uma quantidade maior de secreção oleosa, resultando na formação de partículas brancas que se juntam ao cabelo. Assim, o excesso desse sebo no couro cabeludo é um dos fatores que facilitam o surgimento de inflamação e erupções cutâneas— descreve a dermatologista Helua Mussa Gazi.
 
A especialista explica que o funcionamento inadequado das glândulas sebáceas faz com que a pele se renove em dias, sendo que o ideal seria a renovação uma vez por mês. Com isso, provoca a descamação por meio de pontinhos esbranquiçados ou escamas que são notórias tanto nos cabelos como nas roupas.
 
— Embora não exista uma causa específica para o surgimento de caspas, os distúrbios hormonais, a alimentação inadequada, mudanças bruscas no clima, o estresse e a aquisição de alguns tratamentos químicos para os fios contribuem para o agravamento das mesmas— informa ela.
 
A caspa pode variar desde fina até grandes crostas no couro cabeludo, sendo que a coceira também é um sintoma muito frequente. Segundo Helua, não existe cura definitiva para o problema, porém alguns medicamentos controlam efetivamente a dermatite seborreica.
 
— É recomendado o uso de xampus à base de enxofre, ácido salicílico, piritionato de zinco, cetoconazol, ciclopirox olamina e sulfacetamida sódica. Mas, dependendo do caso, o médico poderá solicitar o uso de medicações de aplicação local associada a medicação via oral— esclarece a médica.
 
Veja algumas recomendações da Dra. Helua para prevenir ou controlar as caspas:
 
- No surgimento de caspas, procure um dermatologista para que as mesmas não se agravem;
 
- Evite alimentos ricos em gorduras saturadas, açúcares e lipídeos que aumentam as chances de inflamações;
 
- Opte por banhos com a água em temperatura ambiente ou fria, pois a água quente acelera a produção de óleo que se acumula no couro cabeludo;
 
- Se possível, lave os fios todos os dias para retirar os resíduos e a sujeira;
 
- Lave bem os fios e retire completamente o xampu e o condicionador para evitar a produção de glândulas sebáceas;
 
- Evite a ingestão de bebidas alcoólicas, pois elas inibem a atividade de algumas vitaminas do complexo B que atuam na raiz dos cabelos.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário