Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 4 de abril de 2014

Gripe mal tratada pode evoluir para doenças graves

Thinkstock
Escolha da medicação é importante para o controle da gripe
Uso indiscriminado de remédios pode “abrir portas” para infecções perigosas
 
Bom dia! Você acordou com aquele mal-estar de gripe ou resfriado? O quadro pode parecer simples e corriqueiro, mas, você sabia que se não tratado corretamente, pode evoluir para doenças graves?
 
Antes de usar qualquer analgésico, o otorrinolaringologista Levon Mekhitarian Neto, avisa que a escolha adequada da medicação é importante para o controle da gripe.
 
— O uso indiscriminado de remédios pode potencializar os sintomas, mascarar a doença ou ainda interagir com outras medicações já em utilização pelo paciente.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de duas mil pessoas morrem ao ano em consequência de complicações causadas pela gripe sazonal no Brasil. Esse número pode ser ainda maior, uma vez que a notificação dos casos não acontece como a frequência que deveria.

O especialista explica que, a depender do tempo de evolução da gripe, a pessoa pode estar ‘tratando’, na realidade, uma complicação mais séria como otite, sinusite aguda, laringite e até mesmo uma pneumonia. As pessoas se preocupam com as doenças decorrentes da gripe, sem saber que a causa foi justamente a falta de tratamento adequado.
 
— Os sintomas são muito parecidos nas patologias que envolvem infecções respiratórias.
 
Gripe em idosos e crianças
No idoso, que tem a defesa do organismo mais debilitada, e na criança, com o sistema de defesa ainda em formação, os casos de gripe podem ser fatais.
 
— Os medicamentos homeopáticos são muito recomendados para esses casos, pois são auxiliares também na prevenção de quadros repetidos de infecção das vias aéreas superiores e no tratamento dos estados gripais.
 
Esse tipo de remédio, segundo o especialista, também não interage com outras medicações e não apresenta efeitos colaterais adversos, podendo ser utilizados mesmo em crianças pequenas.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário