Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 4 de abril de 2014

Pessoas abaixo do peso têm mais chance de morte que obesos

Pessoas abaixo do peso têm mais chance de morte que obesos Miro de Souza/Agencia RBS
Foto: Miro de Souza / Agencia RBS
Causas mais comuns para o baixo peso incluem desnutrição,
consumo de álcool ou drogas e tabagismo
Análise mostrou que indivíduos magros demais são mais propensos ao óbito precoce
 
Estar abaixo do peso coloca as pessoas em maior risco de morrer do que a obesidade, relatou uma nova pesquisa.
 
A ligação entre baixo peso e maior risco de morte está confirmada tanto para adultos como para fetos. A relação permanece mesmo quando fatores como tabagismo, consumo de álcool ou doença pulmonar são considerados.
 
O estudo foi liderado pelo médico-pesquisador do Hospital St. Michael, Joel Ray, o qual observou 51 relatórios sobre a relação entre o IMC e as mortes por qualquer causa, além de dados sobre o peso de recém-nascidos e natimortos em Ontário, no Canadá.
 
Ele descobriu que adultos que estão abaixo do peso - ou seja, com um IMC abaixo de 18,5 - tem 1,8 vez mais risco de morrer do que aqueles com um IMC adequado, entre 18,5-24,9. A chance de morte é 1,2 vez maior para as pessoas que são obesas - IMC de 30-34,9 - e 1,3 vez maior para aqueles que estão com obesidade grave - IMC de 35 ou superior.
 
Os cientistas acompanharam os participantes, em média, por cinco anos, para eliminar do estudo aqueles que estavam abaixo do peso em decorrência de cânceres ou doenças pulmonares crônicas como insuficiência cardíaca. As causas mais comuns para estar abaixo do peso incluem desnutrição, consumo de álcool ou drogas, tabagismo, baixa renda ou saúde mental debilitada.
 
— O IMC reflete não apenas a gordura corporal, mas também a massa muscular. Se quisermos continuar a usar o índice em cuidados e iniciativas de saúde pública, temos de perceber que um indivíduo robusto e saudável é alguém que tem uma quantidade razoável de gordura corporal e também óssea e muscular suficiente. Se o nosso foco for os males do excesso de gordura corporal, então precisamos substituir o IMC por uma medida mais adequada, como a circunferência da cintura— explica Ray.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário