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sexta-feira, 4 de abril de 2014

Hospital Balbino celebra aniversário comemorando resultados e com novos planos para 2014

Exibindo Hospital Balbino_fachada horizontal.jpg
Foto: Divulgação
Hospital Balbino: Fachada horizontal
O Hospital Balbino (RJ) acaba de completar 39 anos. Com quase quatro décadas de história, tornou-se referência na Região da Leopoldina e, nos últimos anos, tem passado por reformulação em sua estrutura, com o objetivo de se adaptar ao atual  mercado da saúde.
 
As mudanças começaram com a troca na Direção Médica. Claudia Bichara Vieira,  cardiologista com formação executiva, assumiu o cargo há um ano. Como primeiras medidas, reorganizou o fluxo da emergência e criou o Serviço de Pronto Atendimento (SPA). Com isso, o hospital ganhou em eficiência no atendimento de urgência e evoluiu na captação de novos clientes.
 
Além disso, o Serviço de Urologia da unidade foi ampliado e deu origem ao Centro de Tratamento do Cálculo Renal, que funciona 24 horas e conta com toda a estrutura necessária, desde o primeiro atendimento até a cirurgia, incluindo o acompanhamento ambulatorial.
 
Outra grande conquista da nova gestão médica é a Unidade Coronariana, composta por seis leitos destinados a pacientes portadores de doenças cardiovasculares. Inaugurado há apenas 4 meses, o novo serviço já atingiu a sua meta de taxa de ocupação (85%) e ainda aumentou em 32% o volume de atendimentos do setor de hemodinâmica, através da realização de procedimentos diagnósticos.
 
Para 2014, os serviços que estão em foco são: o centro cirúrgico de alta complexidade, o ambulatório e o centro de diagnóstico por imagem. Nesse sentido, o Hospital Balbino pretende ampliar as especialidades cirúrgicas atendidas na unidade, através da captação de equipes médicas externas, que poderão utilizar a estrutura do Centro Cirúrgico. Além disso, há uma meta de crescimento para as
internações cirúrgicas, estimada em 20%.
 
Em relação ao ambulatório, a diretora médica, revela que o serviço possui capacidade para atender até o dobro do volume de atendimentos feitos atualmente, e que esse crescimento será alcançado com a vinda de novas equipes médicas.
 
Já para o centro de diagnóstico por imagem, a proposta dela é investir no arsenal tecnológico, modernizando equipamentos e, principalmente, ampliando a capacidade do tomógrafo.
 
Atendimento diferenciado
Tornar o hospital mais acolhedor. Esta também é uma das principais metas da direção médica para o futuro do Hospital Balbino. Segundo Cláudia Bichara, é preciso humanizar cada vez mais a relação do profissional de saúde com o paciente. “Queremos cultivar essa filosofia entre os médicos e os enfermeiros, pois se o cliente se sentir bem recebido e atendido naquilo que precisa, estaremos
agregando valor ao atendimento e, hoje, isso é um diferencial no mercado”, comenta.
 
Investimento em acreditação
Em junho de 2012, o Hospital Balbino conquistou o certificado de acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), em nível 1 (segurança do paciente). Com isso, os protocolos assistenciais da unidade foram formalizados e os indicadores de qualidade passaram a ser aferidos e monitorados com maior precisão. Agora, a instituição pretende subir mais um degrau na escala de acreditação da ONA. Para agosto deste ano, já está programada uma nova visita do institutocertificador para avaliação do nível 2, que diz respeito à gestão dos processos. Segundo diretora médica, esta nova etapa visa a manutenção da segurança do paciente através da continuidade das ações que se iniciaram no nível 1. “Resumidamente, o que o hospital precisa mostrar é que garante a qualidade através da consolidação dos processos, assegurando que tudo o que está sendo feito terá continuidade”, disse.
 
Incentivo ao colaborador
O futuro do Hospital Balbino também passa por seus colaboradores. Claudia Bichara ressalta que, ainda este ano, o Departamento de Recursos Humanos irá investir na saúde dos seus colaboradores, através de projetos de qualidade de vida, com foco no combate à obesidade e à hipertensão arterial. Na área profissional, estão sendo previstos novos treinamentos e a adoção de políticas de fidelização do colaborador. “A proposta é que o colaborador faça carreira aqui. Para isso, nós precisamos oferecer a ele a garantia de trabalhar com dignidade e com possibilidade de crescimento, inclusive com investimento em seus estudos”, afirmou.

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